O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou hoje, 22 de outubro, o acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2018. No documento, consta o local onde os mais de 5,5 milhões de participantes vão fazer as provas.
Acesse aqui o cartão do Enem 2018
O cartão pode ser consultado na Página do Participante do Enem ou nos aplicativos para dispositivos Android e iOS. Para entrar, você deve inserir o número do seu CPF e a sua senha. Caso tenha esquecido, veja como recuperar a sua senha.
Não é obrigatório imprimir o documento, mas é interessante levá-lo no dia das provas, pois estão detalhados o número, prédio e endereço do local de prova. Desse modo, o acesso às salas será mais rápido.
Outra recomendação da organização do exame educacional é que os participantes vejam, antecipadamente, como vão chegar ao local de prova, seja de carro particular, seja de transporte público, e qual caminho é o mais adequeado.
Assim que acessarem o cartão, os estudantes devem conferir se estão corretas as informações pessoais e a opção de língua estrangeira.
Declaração de Comparecimento
Antes de acessar o Cartão, os participantes deverão ler um aviso sobre a Declaração de Comparecimento. O participante que precisar comprovar sua presença na prova deverá imprimir e levar a declaração personalizada. A declaração serve, por exemplo, para abonar falta no trabalho.
Horário
As provas do Enem 2018 serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro, às 13h, em mais de 1,7 mil municípios brasileiros.
Os portões dos locais de prova do Enem 2018 serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). As provas vão começar 30 minutos depois e, neste intervalo, os estudantes ficarão nas salas de aula e o tempo poderá ser utilizado para verificação de dados e medidas de segurança.
O horário de verão vai começar no primeiro dia do Enem 2018, então é aconselhado aos jovens que saiam de casa com bastante tempo de antecedência, para evitar contratempos, que podem ser causados por trânsito, chuvas, etc.
Veja o horário local de fechamento dos portões do Enem 2018:
Provas
O Enem 2018 será formado por 180 questões objetivas e uma redação. Confira abaixo a distribuição dos itens:
04/11, das 13h30 às 19h
- Redação
- 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos
- 45 questões de Ciências Humanas
11/11, das 13h30 às 18h30
- 45 questões de Matemática
- 45 questões de Ciências da Natureza
Veja 7 possíveis temas para redação do Enem 2018
Na Cartilha da Redação do Enem 2018, constam as instruções para a prova de redação, as competências avaliadas e exemplos de redações nota máxima no Enem 2017.
A principal novidade em relação à redação do Enem é que o item que zerava os textos desrespeitando direitos humanos foi retirado da cartilha.
Leia também: Exemplos de redações nota mil do Enem 2017
O que levar e o que não levar para o Enem
A organização do Enem é clara sobre o que você deve apresentar no dia das provas e sobre o que não pode levar de modo algum.
O que levar
Documento oficial de identidade, caneta esferográfica de tinta preta e alimentos para aguentar a maratona de provas.
Não é obrigatório levar o cartão de confirmação de inscrição, mas é interessante carregá-lo para encontrar a sala de prova mais rapidamente.
Você pode levar seu celular; porém, ele deve ser desligado antes de entrar na sala de aula e guardado na embalagem que o fiscal de prova vai entregar para você.
O que não levar
Em hipótese alguma você deve levar canetas de outras cores, lápis, borracha, livros, material de estudo, calculadoras, notebooks, entre outros. Você também não pode usar bonés, óculos escuros, relógios e similares durante as provas.
Dica: como controlar a ansiedade às vésperas do Enem
Faça sua revisão para o Enem 2018 no Super Vestibular
Aqui no Super Vestibular você se prepara de graça para o Enem 2018! Acesse dicas para mandar bem no Enem, confira provas anteriores e treine seus conhecimentos, participe do simulado e veja comentários sobre as edições passadas.