Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. IFPE realiza Avaliação Específica em Música do Vestibular 2015

IFPE realiza Avaliação Específica em Música do Vestibular 2015

Os candidatos farão provas de percepção e teoria musical. O resultado sai amanhã (10).

Publicado por Silvia Tancredi
09/11/2014 06h00

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) aplica neste domingo, 09 de novembro, a primeira fase da Avaliação Específica em Música (AEM) do Vestibular 2015. Os exames serão realizados no Campus Belo Jardim entre as 8h e as 12h.

A primeira etapa será dividida em duas provas: Percepção Musical (PM) e Teoria Musical TM, sendo ambas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira será constituída por ditado rítmico e melódico e a segunda por 20 questões de múltipla escolha. O resultado está previsto para sair amanhã (10).

Na quarta-feira 12, também das 8h às 12h, ocorrerá a segunda etapa, na qual os candidatos farão prova de Performance Instrumental / Vocal (PIV) e, em seguida, uma entrevista. Para a realização do exame, a instituição não disponibilizará instrumentos musicais, exceto Bateria/Percussão (Triângulo, Pandeiro e Zabumba). 

Os candidatos devem comparecer ao local das provas com o cartão de inscrição, com a carteira de identidade e com caneta de tinta na cor preta ou azul. O resultado final da AEM deve ser liberado no dia seguinte, a partir das 17h. Haverá possibilidade de interpor recursos até um dia depois. 

Vestibular 

As provas gerais serão aplicadas no dia 23 de novembro, das 09h às 13h. O cartão de informação, com os locais de aplicação dos testes, foi liberado no último dia 04. Na ocasião, os candidatos terão que confeccionar uma redação e responder 50 questões, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. 

Para este certame, são ofertadas 5.247 vagas, distribuídas em 21 cidades, onde estão localizados os 15 campi do Instituto, além dos polos de Educação a Distância (EaD). Do total de oportunidades, metade destinam-se ao Sistema de Cotas e reservadas para candidatos oriundos da rede pública de ensino. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A primeira é destinada a quem tem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Esse público terá direito 50% de todas as vagas destinadas às cotas. A segunda opção é voltada para negros, pardos e índios. Ainda há cotas para moradores da zona rural ou filhos de agricultores que optem por cursos com vocação agrícola. Nesse caso, a reserva é de 25% das vagas de ampla concorrência (não cotista).

A oferta para o próximo ano também ocorrerá por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que levam em conta a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Pelos dois sistemas, serão disponibilizadas todas as vagas referentes à segunda entrada dos cursos superiores e dos técnicos na modalidade Subsequente, aquela que exige Ensino Médio completo do candidato. Serão 2.160 vagas destinadas ao Sisutec e outras 382 pelo SiSU.

Neste ano, os manuais dos candidatos e o site onde é realizada a inscrição também estão disponíveis na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Como nos anos anteriores, as pessoas com necessidades especiais deverão indicar suas limitações no momento da inscrição para que a prova seja aplicada em regime especial. Outros detalhes podem ser obtidos por meio do site do IFPE ou no Manual do Candidato.

Veja também

Isenção do Enem 2024: saiba quando sai resultado dos pedidos de gratuidade
Estudantes poderão entrar com recurso por meio da Página do Participante do Enem 2024
Provas da UECE 2024/2 serão aplicadas neste domingo (28)
Saiba o seu local de prova e mais informações sobre o Vestibular 2024/2 da UECE
Inscrições para o Encceja 2024 começam nesta segunda (29)!
Confira mais informações sobre o Encceja e as demais datas do certame
Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje
Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023
Enem 2024: pedidos de isenção encerram hoje (26)
Resultado preliminar dos pedidos deve sair no dia 13 de maio. Já o final no dia 24 do mesmo mês.
Olimpíada de História encerra inscrição amanhã (26)
Tenha mais informações sobre a inscrição, premiação e funcionamento da Olimpíada de História da Unicamp
Paraná: UEPG solta datas dos Vestibulares 2025
Universidade conta com vestibular tradicional e vestibular seriado
Isenção do Enem 2024: Inep encerra amanhã (26) prazo para solicitar benefício
Também termina amanhã período para justificar ausência no Enem 2023 e, com isso, tentar gratuidade
Dia do Profissional da Contabilidade: entenda a diferença entre contabilista e contador
Data comemorativa foi criada em 1926 pelo então senador pelo RN João de Lyra Tavares
Local de prova do CNU, o Enem dos Concursos, é publicado
Mais de 2,1 milhões de candidatos farão provas no próximo domingo, 5 de maio, em 220 cidades do Brasil
Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira