Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. IFPE realiza Avaliação Específica em Música do Vestibular 2015

IFPE realiza Avaliação Específica em Música do Vestibular 2015

Os candidatos farão provas de percepção e teoria musical. O resultado sai amanhã (10).

Publicado por Silvia Tancredi
09/11/2014 06h00

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) aplica neste domingo, 09 de novembro, a primeira fase da Avaliação Específica em Música (AEM) do Vestibular 2015. Os exames serão realizados no Campus Belo Jardim entre as 8h e as 12h.

A primeira etapa será dividida em duas provas: Percepção Musical (PM) e Teoria Musical TM, sendo ambas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira será constituída por ditado rítmico e melódico e a segunda por 20 questões de múltipla escolha. O resultado está previsto para sair amanhã (10).

Na quarta-feira 12, também das 8h às 12h, ocorrerá a segunda etapa, na qual os candidatos farão prova de Performance Instrumental / Vocal (PIV) e, em seguida, uma entrevista. Para a realização do exame, a instituição não disponibilizará instrumentos musicais, exceto Bateria/Percussão (Triângulo, Pandeiro e Zabumba). 

Os candidatos devem comparecer ao local das provas com o cartão de inscrição, com a carteira de identidade e com caneta de tinta na cor preta ou azul. O resultado final da AEM deve ser liberado no dia seguinte, a partir das 17h. Haverá possibilidade de interpor recursos até um dia depois. 

Vestibular 

As provas gerais serão aplicadas no dia 23 de novembro, das 09h às 13h. O cartão de informação, com os locais de aplicação dos testes, foi liberado no último dia 04. Na ocasião, os candidatos terão que confeccionar uma redação e responder 50 questões, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. 

Para este certame, são ofertadas 5.247 vagas, distribuídas em 21 cidades, onde estão localizados os 15 campi do Instituto, além dos polos de Educação a Distância (EaD). Do total de oportunidades, metade destinam-se ao Sistema de Cotas e reservadas para candidatos oriundos da rede pública de ensino. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A primeira é destinada a quem tem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Esse público terá direito 50% de todas as vagas destinadas às cotas. A segunda opção é voltada para negros, pardos e índios. Ainda há cotas para moradores da zona rural ou filhos de agricultores que optem por cursos com vocação agrícola. Nesse caso, a reserva é de 25% das vagas de ampla concorrência (não cotista).

A oferta para o próximo ano também ocorrerá por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que levam em conta a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Pelos dois sistemas, serão disponibilizadas todas as vagas referentes à segunda entrada dos cursos superiores e dos técnicos na modalidade Subsequente, aquela que exige Ensino Médio completo do candidato. Serão 2.160 vagas destinadas ao Sisutec e outras 382 pelo SiSU.

Neste ano, os manuais dos candidatos e o site onde é realizada a inscrição também estão disponíveis na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Como nos anos anteriores, as pessoas com necessidades especiais deverão indicar suas limitações no momento da inscrição para que a prova seja aplicada em regime especial. Outros detalhes podem ser obtidos por meio do site do IFPE ou no Manual do Candidato.

Veja também

É hoje o 2º dia de provas da reaplicação do Enem 2021
Neste domingo os participantes deverão responder a prova de Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Provas da 2ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest começam amanhã (16)
Elas continuam sendo aplicadas na segunda-feira, 17 de janeiro. Passam por esta etapa os candidatos aprovados na 1ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest.

IFSP divulga resultado do Vestibular 2022/1 para cursos técnicos
Agora, os candidatos serão matriculados entre os dias 17 e 20 de janeiro, via internet.

UFGD encerra inscrições para Vestibular 2022
Processo seletivo oferece 962 vagas em 33 cursos de graduação. Provas serão aplicadas em março.

Cursinhos populares 2022 em Ribeirão Preto (SP) inscrevem para novas turmas
Aulas são preparatórias para processos seletivos como o vestibular da Fuvest e para Enem 2022

Unicamp 2022: respostas esperadas da 2ª fase do Vestibular 2022 estão disponíveis
Candidatos passaram pelas provas discursivas nos dias 09 e 10 de janeiro. Resultado está previsto de ser divulgado em 14 de fevereiro.

UEG encerra prazo de inscrições do Vestibular 2022/1
Ao se inscrever, o candidato deverá indicar no formulário de inscrição a primeira opção de curso, cidade e turno e a segunda opção de graduação que deseja cursar.

IFFar, no Rio Grande do Sul, inscreve para Vestibular 2022/1 via Enem
Somente podem concorrer às 1,7 mil vagas candidatos que fizeram exame educacional a partir de 2009

Fatecs (SP) liberam resultado do Vestibular 2022/1
Convocados para as mais de 17 mil vagas devem fazer matrículas amanhã e depois, 13 e 14, apenas pela internet

IFPR está com inscrições abertas para Vestibular 2022
Interessados nas 2.637 vagas farão provas no dia 6 de março em Curitiba e outras cidades do interior do Paraná

Chega ao fim o prazo de inscrições do Vestibular 2022 da UERJ
Estudantes interessados em concorrer às vagas pelo sistema de cotas também precisam fazer o cadastro até hoje. A documentação deve ser enviada até amanhã, 13 de janeiro.

PUC-SP libera 2ª chamada do Vestibular de Verão 2022
Convocados devem fazer as matrículas amanhã e depois, 12 e 13, apenas pela internet