O Inep divulgou na tarde de hoje, 5 de novembro, que o tema da redação do Enem 2023 é: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".
Os estudantes precisavam produzir uma redação dissertativo-argumentativa sobre o assunto, desenvolvendo uma proposta de intervenção para a questão-problema.
No Enem 2022, o tema da aplicação regular foi: "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil" e da reaplicação: "Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar".
A redação do Enem 2023 deve ser corrigida por dois avaliadores, mas, caso haja divergência entre as notas, entra mais um corretor. O texto pode ter nota de zero a 1.000.
Confira como é corrigida a redação do Enem!
Os inscritos também responderam 90 questões objetivas, sendo 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas tecnologia (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).
Segundo dia do Enem 2023
As provas do segundo dia do Enem 2023 serão aplicadas no próximo domingo, 12 de novembro, nos mesmos locais de prova. Nesse dia, as provas vão começar às 13h30 e terminar mais cedo, às 18h30.
Na ocasião, os estudantes deverão responder mais 90 questões objetivas; desta vez 45 de matemática e 45 de ciências da natureza (Química, Física e Biologia).
Leia também: como controlar a ansiedade às vésperas das provas
Correção comentada
O Mundo Educação, em parceria com o colégio e curso Oficina do Estudante, fará a correção comentada do Enem 2023 gratuita na noite de hoje.
Ao ler a correção comentada do Enem 2023, o estudante poderá ter ideia de quantas questões acertou no exame. Vale destacar que o gabarito oficial do Inep somente será divulgado no dia 24 de novembro.
O resultado do Enem 2023 deve sair no dia 16 de janeiro de 2024. Com as notas em mãos, os estudantes podem ingressar em programas de acesso ao ensino superior como SiSU, ProUni e Fies; fazer vestibulares; estudar em Portugal, entre outros.