Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inep defende que discussão sobre adiamento do Enem 2020 é prematura

Inep defende que discussão sobre adiamento do Enem 2020 é prematura

Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do MPF afirma que a manutenção do Enem durante pandemia gera impactos desproporcionais e viola a Constituição.

Publicado por Adriano Lesme
18/05/2020 12h26 , atualizado em 18/05/2020 12h30

Em artigo publicado no jornal Folha de São Paulo no último sábado, 16 de maio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeria (Inep) voltou a defender que a discussão sobre o adiamento do Enem 2020 é prematura. No entanto, sinaliza que provas podem ser adiadas no futuro.

O Inep alega que, no momento, a prioridade é realizar todos os procedimentos necessários para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, como a inscrição, a distribuição dos locais de prova e a diagramação e distribuição dos cadernos de provas. Isso asseguraria a realização do Enem, seja em novembro ou outra data.

Caso o Enem fosse adiado agora, antes das inscrições terminarem, o Inep afirma que não haveria tempo hábil para que as notas fossem utilizadas para ingresso em 2021 nas instituições de ensino superior. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e o Programa Universidade para Todos (ProUni) costumam abrir inscrições em janeiro, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), em fevereiro.

O Inep defende que a discussão sobre o adiamento do Enem seja feita depois que o cenário se demonstrar mais definido. "Adiar a prova sem embasamento técnico pode ensejar a remarcação de datas por seguidas vezes, o que não é razoável e acarreta um cenário de insegurança aos participantes do Enem", completa o artigo.

Um outro ponto destacado pelo Inep é que a maior parte dos inscritos, cerca de 60%, já concluiu o ensino médio. Segundo Inep, secretários de Educação de alguns estados têm relatado que mesmo os estudantes que estão concluindo o ensino médio neste ano querem realizar o Enem. No entanto, esta afirmação vai contra a posição do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

MPF defende adiamento

Na última sexta-feira, 15, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (PFDC/MPF) enviou uma nota técnica ao Ministério da Educação (MEC), ao Inep e ao Conselho Nacional de Educação defendendo que a manutenção do Enem durante pandemia gera impactos desproporcionais e viola a Constituição.

Segundo a nota, "o fornecimento de conteúdo escolar em período de pandemia segue cercado de precariedade, diversidade de situações e, principalmente, desigualdade – contrariando o que estabelece a Constituição Federal de 1988 ao tratar dos objetivos fundamentais da República". 

No ambiente da pandemia, em que a desigualdade se acentua e a diversidade fica pouco visível, há tudo, menos educação minimamente digna. (PFDC/MPF)

A Procuradoria afirma que a falta de acesso à tecnologia ou a uma boa conexão de Internet é um obstáculo para a aprendizagem contínua, principalmente para os estudantes de famílias desfavorecidas. Ao mesmo tempo, o período de aulas a distância "não pode ser considerado nos dois letivos e tampouco um instrumento hábil à transmissão qualificada do conhecimento".

Enem 2020

As inscrições para o Enem 2020 seguem abertas até sexta-feira, 22 de maio. Segundo o Inep, 3.548.099 pessoas efetuaram suas inscrições até a manhã de hoje, 18, número superior para o mesmo período em 2019, quando havia 3.506.173 inscritos. Todas as 101.100 vagas para o Enem Digital esgotaram.

A taxa do Enem 2020 é de R$ 85 e pode ser paga até o dia 28 de maio, em bancos (presencialmente ou pela internet), casas lotérias e agências dos Correios. Quem conseguiu a isenção também precisa se inscrever até 22 de maio.

As provas impressas do Enem 2020 estão marcadas para os dias 1º e 8 de novembro. Já as digitais serão nos dias 22 e 29 de novembro.

Para mais informações, acesse o Edital do Enem Impresso e o Edital do Enem Digital

Veja também

Dia do diplomata: como é a graduação em Relações Internacionais?
Conversamos com professores referência na área de Relações Internacionais, veja o que descobrimos sobre o curso.
Dia do diplomata: como se tornar uma diplomata?
Conheça a história de Patrícia e João Pedro, jovens da Rondônia e de Niterói que conquistaram seus espaços na política internacional
Filme Guerra Civil com Wagner Moura. Veja temas para estudar que aparecem no longa-metragem
História dos Estados Unidos, invasão ao Capitólio e eleições presidenciais do país são assuntos para estudar
Encceja 2024: inscrição poderá ser feita daqui a dez dias, em 29 de abril
Encceja possibilita que estudantes que não terminaram Ensino Fundamental ou Médio em idade regular obtenham certificado de conclusão
UnB reabre inscrições do Vestibular 2024 via Enem
São mais de duas mil vagas disponíveis neste processo seletivo
Dia dos Povos Indígenas 2024: saiba importância da data e conheça desafios enfrentados pelas comunidades
Profissional indígena que ingressou na universidade por meio das cotas também conta sua experiência
Isenção do Enem 2024: participantes do Programa Pé-de-Meia têm direito à gratuidade
Estudantes também devem pedir gratuidade até dia 26 de abril por meio da página do Participante do Enem 2024
Vestibular 2024 para refugiados da UFSC abre inscrições hoje (18)
Veja o link de inscrição e mais informações sobre o Vestibular 2024 para refugiados da UFSC
UFSC abre inscrição para Vestibular Unificado 2024/2
Processo seletivo oferece mais de mil vagas em cursos da UFSC e do IFSC
Dia Nacional do Livro Infantil: professora explica importância da leitura desde cedo
Profissional defende incentivar a criança a ler desde cedo para que ela tome gosto pela leitura
Enem 2024: prazo para justificar ausência está aberto. Saiba quem pode fazer justificativa
Entre motivos aceitos pelo Inep, estão assalto, morte na família, privação de liberdade, casamento ou paternidade
Paraná: Unioeste divulga datas do Vestibular 2025
Provas da Unioeste serão aplicadas em Curitiba e outras sete cidades paranaenses. Também haverá testes no Mato Grosso do Sul.