Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inep divulga espelho da redação do Enem 2015

Inep divulga espelho da redação do Enem 2015

Consulta tem caráter apenas pedagógico e participantes não podem entrar com pedido de revisão da nota

Publicado por Érica Caetano
13/06/2016 11h42 , atualizado em 13/06/2016 11h50

Os participantes da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) agora podem acessar o espelho da correção das suas provas de redação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) acaba de liberar o acesso ao espelho. Confira:

Acesse o espelho da correção da redação do Enem 2015

Desde a edição de 2012 os participantes do Enem têm acesso ao espelho da correção da redação. A divulgação do espelho tem caráter apenas pedagógico, ou seja, não serão aceitos recursos contra a correção da redação do Enem 2015. Para visualizar o espelho, os participantes devem acessar a página on-line do Enem e informar número de inscrição e senha.

Todas as redações do Enem são avaliadas por dois corretores, que atribuem nota de zero a 200 pontos em cada uma das cinco competências avaliadas. Caso a diferença entre as notas dos dois seja maior que 100 pontos na soma total das competências ou maior do que 80 pontos em uma ou mais competências, um terceiro corretor fica encarregado de dar a nota. Persistindo a discrepância, a redação é encaminhada para uma banca especial, formada por três membros e presidida por um doutor, que atribui a nota final.

Entenda mais aqui!

O tema da redação do Enem 2015 foi "A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira ".  Mais de 5 milhões de candidatos de todo Brasil fizeram as provas em 24 e 25 de outubro. Ao todo, foram corrigidos  5.631.606  textos. Desses, 104 tiveram nota máxima (mil).  Outros 53.032 foram anulados e receberam nota zero. Fugir do tema, desrespeitar direitos humanos e escrever em uma tipologia diferente da solicitada estão entre os motivos que levaram à anulação. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Polêmicas com o espelho da redação

Em dezembro de 2015, a 3ª Turma do Tribunal Regional Federal decidiu que o Inep deveria disponibilizar o acesso ao espelho da redação junto com a nota individual de cada candidato participante. A decisão foi considerada válida para todo o território nacional e foi acolhida a partir de recurso do Ministério Público Federal (MPF). 

Contudo, em janeiro deste ano, de acordo com a assessoria de imprensa do TRF4, o processo em questão ainda não tinha sido concluído e ainda cabia recurso. O Inep teria sido notificado e teria até 15 de fevereiro para se manifestar. Como o resultado do Enem 2015 saiu em 08 de janeiro e, nesse dia, deveriam sair as notas das provas objetivas e da redação, o espelho da redação não foi divulgado. 

 

Veja também

Ceará: UVA altera data da prova do Vestibular 2022/1
Cronograma foi mudado em razão do aumento de casos da variante Ômicron do coronavírus

1ª reclassificação do Vestibular 2022/1 do Cederj está disponível
Ainda segundo o calendário, a segunda reclassificação sairá no dia 28 de janeiro e a terceira, no dia 02 de fevereiro.

Realização do PSC 2021 da UFAM está suspenso por 30 dias
Suspensão se deve por conta do surto epidemiológico confirmado, com o aumento explosivo de transmissibilidade da variante ômicron da Covid-19, tanto na capital quanto no interior do estado do Amazonas.  

UniCEUB realiza provas do seu Vestibular 2022/1 de Medicina amanhã (23)
A instituição avisa que, no dia das provas, deverão ser seguidos todos os protocolos e medidas sanitárias em decorrência da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Enem 2022 será realizado nos dias 13 e 20 de novembro
Além da publicação no Diário Oficial, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, também reforçou as datas de realização do Exame em sua conta no Twitter.

Unip aplica provas do Vestibular 2022/1 de Medicina neste final de semana
Provas serão realizadas no domingo, 23 de janeiro. Os exames terão início às 14h (horário de Brasília). Os editais contendo a localização das salas para as provas serão publicados no site da Unip amanhã, dia 22.

Hoje é último dia para se inscrever na seleção de vagas Olímpicas 2022 da Unicamp
Podem participar desta seletiva estudantes que receberam medalha ou tiveram um bom desempenho em competições de conhecimento do ensino médio realizadas em 2019, 2020 ou 2021.

Uespi terá mais de 2,5 mil vagas no SiSU 2022/1
Inscrições para o Sistema de Seleção Unificada poderão ser feitas de 15 a 18 de fevereiro

Paraná: UEM publica local de prova do Vestibular 2021
Candidatos às mais de 2,3 mil vagas farão provas no dia 20 de fevereiro, em Maringá e outras dez cidades do estado

Pré-vestibular gratuito da Unesp Araraquara 2022 está com inscrições abertas
No total, cursinho oferece 190 vagas, as quais estão divididas em três turmas ministradas de manhã e à noite

Cursinho gratuito 2022 no Distrito Federal recebe inscrições para 4 mil vagas
Pré-vestibular vai preparar estudantes para o Enem 2022 e para os vestibulares da UnB

Faculdade de Direito de Franca aplica provas do seu Vestibular 2022/1 neste domingo (23)
As provas acontecem das 14h às 18h, em Franca/SP. Locais de prova já estão disponíveis.