O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, apresentou na manhã desta terça-feira, 4 de outubro, o resultado do Enem por Escolas 2015. Os números mostram o desempenho dos alunos e dos colégios no exame educacional que ano passado ocorreu nos dias 24 e 25 de outubro.
Os dados divulgados pelo instituto permitem que a imprensa crie os já conhecidos rankings do Enem por Escolas, que mostra as notas das escolas em cada área de avaliação e a média geral. Essa média pode envolver ou não a nota da redação.
Contudo, de acordo com o MEC, os dados mostram um ranking geral que não reflete a realidade das escolas, uma vez que não são levados em consideração os seguintes fatores: nível socioeconômico dos alunos, porte da escola e indicador de permanência do aluno na escola.
“A seleção é fator preocupante. (...) Poderia ter outros critérios que não fossem apenas por desempenho acadêmico, para tentar equilibrar”, afirmou Maria Inês Fini, presidente do Inep. Ela disse ainda que as notas do Enem não devem ser usadas para fazer rankings gerais.
Contextos
Os três fatores mencionados acima são usados pelo MEC para estabelecer os 14 contextos para montar o Enem por Escolas. O primeiro contexto, por exemplo, indica escolas com grande porte e com nível socioeconômico muito alto, com 91 ou mais alunos matriculados no 3o ano do ensino médio. Desse total, 80% participaram do Enem 2015.
Por outro lado, o contexto 6 mostra escolas de grande porte, também com mais de 91 ou mais alunos e 80% de participantes, mas com nível socioeconômico baixo. Já o último contexto detalha escolas de pequeno porte, com um a 30 alunos matriculados no 3o ano do ensino médio, sendo 80% participantes do Enem, porém com o indicador de nível socioeconômico muito baixo.
Veja a apresentação dos 14 contextos divulgado pelo Inep
De acordo com Maria Inês, qualquer comparação entre escolas com contextos diferentes (...) é extremamente indevida (…) Ranking é inapropriado para indicar aos pais a qualidade da escola.”
Números
Dos mais de 2 milhões de estudantes que estavam matriculados em colégios no ano passado, apenas 1.385.394 se inscreveram no exame educacional. Desse total, 1.212.908 tiveram nota acima de zero nas provas objetivas (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática).
No total, 25.777 escolas com alunos no 3o ano do ensino médio foram incluídas no Enem por Escolas 2015. Porém somente foram divulgados os dados de 14.998 que tiveram, pelo menos, dez alunos no Enem e 50% de participantes. Confira mais números do Enem por Escolas 2015.