Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inep divulga melhores escolas do Enem 2015 em 14 contextos

Inep divulga melhores escolas do Enem 2015 em 14 contextos

Órgão é contra a formação de rankings que não consideram as características das escolas

Publicado por Silvia Tancredi
04/10/2016 17h24 , atualizado em 04/10/2016 17h25

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, apresentou na manhã desta terça-feira, 4 de outubro, o resultado do Enem por Escolas 2015. Os números mostram o desempenho dos alunos e dos colégios no exame educacional que ano passado ocorreu nos dias 24 e 25 de outubro. 

Os dados divulgados pelo instituto permitem que a imprensa crie os já conhecidos rankings do Enem por Escolas, que mostra as notas das escolas em cada área de avaliação e a média geral. Essa média pode envolver ou não a nota da redação. 

Contudo, de acordo com o MEC, os dados mostram um ranking geral que não reflete a realidade das escolas, uma vez que não são levados em consideração os seguintes fatores: nível socioeconômico dos alunos, porte da escola e indicador de permanência do aluno na escola. 

“A seleção é fator preocupante. (...) Poderia ter outros critérios que não fossem apenas por desempenho acadêmico, para tentar equilibrar”, afirmou Maria Inês Fini, presidente do Inep. Ela disse ainda que as notas do Enem não devem ser usadas para fazer rankings gerais. 

Contextos

Os três fatores mencionados acima são usados pelo MEC para estabelecer os 14 contextos para montar o Enem por Escolas. O primeiro contexto, por exemplo, indica escolas com grande porte e com nível socioeconômico muito alto, com 91 ou mais alunos matriculados no 3o ano do ensino médio. Desse total, 80% participaram do Enem 2015. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por outro lado, o contexto 6 mostra escolas de grande porte, também com mais de 91 ou mais alunos e 80% de participantes, mas com nível socioeconômico baixo. Já o último contexto detalha escolas de pequeno porte, com um a 30 alunos matriculados no 3o ano do ensino médio, sendo 80% participantes do Enem, porém com o indicador de nível socioeconômico muito baixo. 

Veja a apresentação dos 14 contextos divulgado pelo Inep

De acordo com Maria Inês, qualquer comparação entre escolas com contextos diferentes (...) é extremamente indevida (…) Ranking é inapropriado para indicar aos pais a qualidade da escola.”

Números 

Dos mais de 2 milhões de estudantes que estavam matriculados em colégios no ano passado, apenas 1.385.394 se inscreveram no exame educacional. Desse total, 1.212.908 tiveram nota acima de zero nas provas objetivas (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática). 

No total, 25.777 escolas com alunos no 3o ano do ensino médio foram incluídas no Enem por Escolas 2015. Porém somente foram divulgados os dados de 14.998 que tiveram, pelo menos, dez alunos no Enem e 50% de participantes. Confira mais números do Enem por Escolas 2015.

Veja também

FPS, no Pernambuco, está com inscrições abertas para Vestibular 2022/1
Há vagas para Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia

Cederj divulga resultado dos pedidos de isenção de taxa e cotas do Vestibular 2022/1
Agora, a revisão da documentação que comprove o direito aos benefícios pode ser feita até amanhã, 19 de outubro. 

UFT divulga resultado dos pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2022/1
Puderam participar candidatos de baixa renda e estudantes da rede pública de ensino

UFRGS libera resultado do Vestibular 2021/2
Candidatos às mais de 1,4 mil vagas foram avaliados pelas notas de vestibulares anteriores ou do Enem

Pará: Cesupa recebe inscrições para Vestibular 2022
Processo seletivo oferece mais de 1,7 mil vagas. Para carreira de Medicina, são 160 oportunidades.

UEMS inscreve para o Vestibular 2022
Estudantes de escolas públicas terão o prazo até 29 de outubro para solicitarem isenção da taxa de inscrição. O resultado das solicitações está previsto de ser liberado em 18 de novembro.

UFSC está com inscrições abertas para o Vestibular 2022
Será a retomada das provas presenciais da Universidade. Estão sendo oferecidas pela UFSC 4.521 vagas distribuídas em 102 cursos de graduação.

Inscrições do Pism 2022 da UFJF são finalizadas
O Pism é o vestibular seriado da instituição mineira. Os candidatos fazem provas ao final de todos os anos do ensino médio, mas somente podem concorrer às vagas no terceiro e último ano.

Após prazo prorrogado, inscrições do PAES 2020 da Unimontes são finalizadas
A Unimontes está oferecendo 720 vagas para os aprovados na 3ª etapa do PES 2020. É reservado, pelo menos, 50% das oportunidades para as cotas.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022 de Medicina da Unitau (SP) é finalizado
Para efetivar a inscrição, é necessário realizar o pagamento do boleto, gerado a partir do preenchimento dos dados no site. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 31 de outubro.

Provas da 1ª fase de Medicina da UVV do Vestibular 2022/1 são realizadas
A UVV oferece 85 vagas para o curso de Medicina. As oportunidades são para Vila Velha/ES.

PUCPR: provas on-line do Vestibular de Verão 2022 dos demais cursos são realizadas hoje (17)
As provas on-line ocorrem em dois blocos de duas horas e um intervalo de 10 minutos.