O Ministério da Educação (MEC) através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), liberou nesta terça-feira, dia 4 de outubro, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 por escola. Cada escola foi avaliada com base nas notas obtidas pelos estudantes matriculados no ensino médio e que realizaram o exame em 2015.
Confira o resultado do Enem por Escola 2015
Foram analisados dentro dos critérios do Inep, os colégios que tiveram, pelo menos, dez estudantes que participaram do Enem 2015, dentro de um universo de 50% do total de alunos da instituição. Com base nesses resultados cada instituição pode adotar políticas para melhorar o desempenho no ranking.
Os estudantes que tiveram nota zero, faltaram a algum dia de prova ou por qualquer motivo foram eliminados do exame não tiveram suas notas consideradas. Vale lembrar que mais 7,7 milhões de estudantes se inscreveram para as provas do Enem 2015 e cerca de 2 milhões não realizaram as provas.
Informações
Além da média obtida na prova, o resultado traz o índice de participação na prova e os Indicadores de Nível Socioeconômico, de Formação Docente e de Permanência na Escola. É possível também consultar a média dos 30 melhores alunos da escola e o percentual de estudantes em cada nível de avaliação do Enem.
Mais de 2 milhões de estudantes estavam matriculados no terceiro ano do ensino médio em 2015, mas apenas 1.385.394 se inscreveram para o Enem. Foram consideradas neste resultado as notas de 1.212.908 alunos que fizeram todas as provas, sem ter zerado nenhuma delas.
No Censo Escolar de 2015, mais de 25,7 mil escolas em todo o país tinham alunos matriculados no último ano do ensino médio regular, mas se enquadraram nos critérios para avaliação no Enem por Escola apenas 14.998. As escolas foram divididas 14 contextos diferentes, levando em consideração o índice de permanência, porte e indicador socioeconômico.
Veja o ordenamento geral das escolas, sem contexto específico:
A divulgação desses dados tem como objetivo fornecer as informações necessárias para que professores e gestores tomem conhecimento das características da escola através do desempenho dos alunos. De acordo com o Inep, os dados só devem ser levados em conta se considerados também os contextos de cada escola.