O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) admitiu nesta quinta-feira, 6 de outubro, por meio de nota, que errou ao deixar de contemplar os institutos federais no resultado do Enem por Escolas 2015. Os dados saíram na última terça-feira (4).
De acordo com o Inep, “um equívoco na interpretação da legislação por parte da equipe técnica que fez os cálculos para a divulgação dos resultados do Enem 2015 por Escola e por isso os Institutos Federais não foram incluídos”.
O episódio causou indignação por parte do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o qual informou que não sabia que os institutos não seriam incluídos no resultado. “Tínhamos uma expectativa diferente para a divulgação do resultado. Cabe-nos, agora, dialogar e tentar reverter esta situação”, afirma o presidente do Conselho, Marcelo Bender Machado.
Ainda por meio da nota, o Inep informou que decidiu processar os resultados dos Institutos Federais no Enem 2015 e divulgar até o dia 30 de outubro.