O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), divulgou na final da tarde da última segunda-feira, dia 31 de outubro de 2016, os dados do Enem por escola 2015 para as escolas com ensino médio integrado à educação profissional. A lista traz as notas de 961 escolas que faze parte das diversas redes de ensino (privada, federal, estadual e municipal).
No dia 4 de outubro o MEC divulgou as notas, que leva em consideração o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio de 2015, mas admitiu ter errado ao não incluir os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). A falha causou indignação por parte do conselho da Rede Federal de Educação (Conif) e fez com o MEC publicasse as notas dos institutos.
Com essa nova publicação, 355 das escolas com notas publicadas tiveram, seus resultados modificados por causa da inclusão de novos estudantes. Outras 24 escolas deixaram de ter o resultado divulgado por não se encaixarem em um dos critérios de inclusão. Vale lembrar que, para ter seus resultados divulgados, as escolas precisam ter pelo menos dez alunos participantes do Enem 2015 e uma taxa de participação igual ou superior a 50%.
Informações
Além da média obtida na prova, o resultado traz o índice de participação na prova e os Indicadores de Nível Socioeconômico, de Formação Docente e de Permanência na Escola. É possível também consultar a média dos 30 melhores alunos da escola e o percentual de estudantes em cada nível de avaliação do Enem.
Mais de 2 milhões de estudantes estavam matriculados no terceiro ano do ensino médio em 2015, mas apenas 1.385.394 se inscreveram para o Enem. Foram consideradas neste resultado as notas de 1.212.908 alunos que fizeram todas as provas, sem ter zerado nenhuma delas.
No Censo Escolar de 2015, mais de 25,7 mil escolas em todo o país tinham alunos matriculados no último ano do ensino médio regular, mas se enquadraram nos critérios para avaliação no Enem por Escola apenas 14.998.
As escolas foram divididas 14 contextos diferentes, levando em consideração o índice de permanência, porte e indicador socioeconômico. Segundo o MEC, para levar em conta a nota da escola é imprescindível considerar também o contexto no qual a instituição está inserida.