Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inep encerra nesta quarta-feira aplicação do Enem 2013 para privados de liberdade

Inep encerra nesta quarta-feira aplicação do Enem 2013 para privados de liberdade

Exame está sendo aplicado desde ontem em estabelecimentos prisionais e unidades socioeducativas. Cerca de 30 mil privados de liberdade passam pelas provas.

Publicado por Wanja Borges
04/12/2013 04h00

Chega ao fim nesta quarta-feira, 04 de dezembro, a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 em estabelecimentos prisionais e unidades socioeducativas. No total, 30.341 candidatos se inscreveram para os testes, que estão sendo aplicados desde ontem. O número é 30% maior do que 2012. 

Diferentemente do Exame tradicional, as provas estão sendo aplicadas em dias úteis nos presídios, já que as visitas ocorrem nos finais de semana. Hoje, os participantes terão 5 horas e 30 minutos para responderem as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática, além da redação. Ontem, eles foram condicionados às provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. Cada uma das provas é constituída por 45 questões objetivas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dos candidatos inscritos, estima-se que a maioria se inscreveu com o objetivo de obter certificação do ensino médio. O Enem também pode ser usado pelos candidatos como forma de ingresso no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU); no particular, com as bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni); e no técnico, pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Os gabaritos devem ser disponibilizados até 09 de dezembro. Já o resultado será liberado para os responsáveis pedagógicos, que também ficarão responsáveis por pleitear sua certificação ou participação no SiSU, dentre outros. O Edital com as orientações e especificidades do Exame foi publicado na página 77, seção 3 do Diário Oficial da União de 23 de setembro. 

Veja também

Fies 2026.2: MEC recebe inscrição para financiamento estudantil
Estudantes podem utilizar notas do Enem desde 2010 para concorrer a financiamento de cursos de graduação em faculdades privadas.
ProUni 2026.2: inscrição para bolsas de ensino via Enem está aberta
O Ministério da Educação recebe inscrição de estudantes de faculdades privadas para bolsas de estudos utilizando as notas do Enem até 10 de julho.
Edital do Enem 2026 é divulgado: confira datas, regras e como funciona o exame
Notas do Enem 2026 poderão ser utilizadas para concorrer a vagas em cursos de graduação
Isenção Enem 2026: Inep divulga resultado dos pedidos para fazer provas de graça
Candidatos podem entrar com recurso até 19 de maio contra resultado preliminar da isenção da taxa de inscrição do Enem 2026
Encceja 2026: Inep recebe inscrição do exame
Participantes que queiram receber o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio farão o exame em 23 de agosto para atestar suas habilidades.
Enem 2026: pedidos de isenção da taxa de inscrição já podem ser feitos
Candidatos que atenderem determinados critérios poderão fazer o Enem 2026 de forma gratuita