O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira, 15 de fevereiro, o resultado dos pedidos de reaplicação do (Enem) 2020. O resultado pode ser consultado na Página do Participante.
Conforme o calendário, os inscritos que tiveram as solicitações aceitas farão as provas nos dias 23 e 24 de fevereiro. Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) também farão os testes nesses dias.
Puderam solicitar a reaplicação estudantes que foram diagnosticados com covid-19 ou outra doença infectocontagiosa antes, na véspera (após as 12h dos sábados anteriores ao exame) ou no dia da prova e que não compareceram ao Enem impresso ou digital.
Também puderam fazer a solicitação participantes que foram prejudicados por problemas logísticos. O Inep considera os seguintes casos como esses tipos de problemas:
- Falta de energia elétrica que tenham comprometido a visibilidade da prova;
- Desastres naturais que comprometeram a infraestrutura do local de prova;
- Falha no leitor de tela para quem solicitou;
- Erro de execução do aplicador de prova que tenham, comprovadamente, gerado prejuízo ao participante.
Outras situações
Alguns inscritos no Enem 2020 também farão as provas nos dias 23 e 24 de fevereiro. Entre eles, estão 111 participantes que fariam as provas digitais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), em Macapá (AP). Os testes foram adiados em razão de problemas estruturais nos blocos onde seria aplicado o exame.
Outra situação são 21 inscritos que realizariam prova digital no campus da Universidade Estácio de Sá, situado no município de Queimados, no Rio de Janeiro (RJ) que não puderam concluir o exame em virtude de um problema relacionado à conexão de internet no local.
Por fim, a previsão é que os inscritos no Enem 2020 do Amazonas e de algumas cidades de Rondônia também façam as provas nesse dia. O exame educacional não foi aplicado nas cidades amazonenses por causa da situação emergencial da pandemia do coronavírus.
Reaplicação
As provas do Enem impresso e digital serão reaplicadas nos dias 23 e 24 de fevereiro, com o mesmo formato e duração da aplicação regular. O Inep ainda não divulgou o número de participantes. Os gabaritos da reaplicação devem sair até o dia 1º de março.
Dia 23: Linguagens e Códigos; Redação; Ciências Humanas
Dia 24: Ciências da Natureza; Matemática
Enem 2020
As provas impressas do Enem 2020 foram aplicadas nos dias 7 e 24 de janeiro. Já as provas digitais, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Todos os inscritos precisaram elaborar uma redação e responder 180 questões objetivas de matemática, linguagens e códigos, ciências da natureza e ciências humanas.
O resultado do Enem 2020 deve sair no dia 29 de março.
Para mais detalhes, acesse o site do Inep.