O Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou hoje, 10 de fevereiro, os gabaritos oficiais do Enem Digital 2020. As provas foram aplicadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Assim como no Enem Impresso, o Inep não aceitará recursos contra os gabaritos. Na última segunda-feira (8), o órgão informou que anulou uma questão da prova de matemática, mas ressaltou que a nota dos participantes não será prejudicada.
A previsão é que o resultado do Enem 2020 saia no dia 29 de março. Com a nota em mãos, os estudantes poderão participar de programas de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que ocorrerá em abril, o Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies),
Provas
As provas do primeiro dia do Enem Digital 2020 foram formadas por 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 sobre Ciências da Natureza. Os estudantes também elaboraram uma redação, cujo tema foi "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil".
No segundo dia, foi a vez de 45 questões objetivas de Ciências da Natureza, que abrangem as disciplinas de biologia, química e física, e por 45 de matemática.
Confira os cadernos de prova do Enem Digital 2020
No primeiro dia, dos mais de 93 mil participantes inscritos e esperados para as provas, somente 29.703 compareceram, registrando abstenção de 68,1%. Para o Inep, o alto índice de ausentes se deve a pandemia de Covid-19. No segundo dia, a quantidade de faltosos foi maior: ao todo, 71,3% não compareceram às provas.
Reaplicação
Pedidos de reaplicação do Enem Digital 2020 podem ser feitos até a próxima sexta-feira, 12 de fevereiro. Podem participar estudantes que manifestaram sintomas do coronavírus ou outra doença infectocontagiosa ou se sentiram prejudicados por incidentes logísticos, tais como desastres naturais, falta de energia elétrica e falha no sistema das provas.
Para mais informações, acesse o Edital do Enem Digital 2020.
Enem 2021
Estudantes que pretendem fazer o Enem 2021 já podem anotar na agenda: as provas devem ser aplicadas nos meses de novembro e dezembro. A informação foi dada pelo Inep.