Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inep recebe recursos daqueles que escolheram a opção de isenção errada no Enem 2017

Inep recebe recursos daqueles que escolheram a opção de isenção errada no Enem 2017

Recursos estão sendo recebidos desde ontem, 18 de dezembro. Prazo vai até o dia 22 seguinte.

Publicado por Érica Caetano
19/12/2017 09h10 , atualizado em 19/12/2017 09h24

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está recebendo desde ontem, 18 de dezembro, os recursos administrativos de participantes que tiveram a isenção de pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 indeferida, ou seja, efetuaram o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) e desejam o reembolso do valor. O prazo segue até dia 22.

Apenas têm direito a receber a quantia de volta aqueles participantes que solicitaram a isenção de pagamento da taxa de inscrição e escolheram, de forma errônea, a opção na qual se enquadram: se pela Lei 12.799 ou pelo Decreto 6.135. 

Aqueles que se enquadrem em uma das situações deverão enviar um e-mail para o seguinte endereço: recursoisencao@inep.gov.br com o nome completo, o número do CPF e a indicação correta de isenção que realmente se encaixa. 

É obrigatório anexar também os documentos que comprovem o direito à isenção, de acordo com a exigência contida no edital do Enem 2017m além do comprovante de pagamento da GRU do Exame. 

No e-mail é necessário estar sinalizado as seguintes opções abaixo:

Opção 1 – Isenção pela Lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013

- Necessário enviar documentação legível, em formato PDF ou JPG, que comprove renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
- Comprovante de ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública, ou como bolsista integral da rede privada;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Opção 2 – Isenção pelo Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007

- Necessário enviar documentação legível, em formato PDF ou JPG, que comprove renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos;

- Anexar documento completo com nome e CPF da mãe do participante.

Enem 2017

O Enem 2017 foi aplicado nos dias 05 e 12 de novembro. A redação este ano abordou a inclusão social com o tema Desafios para Formação Educacional de Surdos no Brasil. 

Por conta de uma decisão judicial, o Inep ficou proibido de zerar o texto de quem desrespeitar os Direitos Humanos. Apesar disso, o participante que fez apologia ao crime, demonstrou violência ou discurso de ódio e trouxe uma visão preconceituosa poderá perder até 200 pontos em uma das competências. 

As notas estão previstas para serem divulgadas em 19 de janeiro de 2018. Com a pontuação é possível entrar em instituições públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU); conseguir bolsa de estudos com o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e financiar as mensalidades pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Outros detalhes podem ser obtidos no site do Inep.

Veja também

Gabarito do Enem 2024 é divulgado
O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.
Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações
Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras
Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.
Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar
Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana
Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.