Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inscrições para o Enem 2021 abrem no final de junho

Inscrições para o Enem 2021 abrem no final de junho

As demais datas do Enem 2021, como provas e resultado, ainda não foram anunciadas. Porém, o Inep afirmou que as provas do Enem 2021 deverão ser realizadas entre os meses de novembro e dezembro.

Publicado por Érica Caetano
17/05/2021 09h28 , atualizado em 01/06/2021 12h15

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já definiu o prazo de inscrições da edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o órgão, elas serão recebidas de 28 de junho a 07 de julho.

ATUALIZAÇÃO: O Inep alterou o período de inscrições para 30 de junho a 14 de julho. Saiba mais!

Apesar de o Edital não ter sido divulgado até o momento, as datas são fornecidas ao participante ao finalizar sua solicitação de isenção de taxa de inscrição, iniciadas nesta segunda-feira (17), na Página do Participante.

Imagem da Página do Participante ao finalizar o
processo de solicitação de taxa do Enem 2021

Isenção

O prazo para as solicitações de isenção de taxa de inscrição do Enem 2021 segue aberto até o dia 28 deste mês, na  Página do Participante.

Confira o edital!

Também começam hoje o prazo para justificativas de ausência do Enem 2020 para quem quer fazer a edição de 2021 e deseja solicitar novamente a isenção. A documentação que justifique a falta será recebida até 28 de maio.

Quem pode pedir isenção?

Podem solicitar isenção de taxa de inscrição no Enem 2021

=>Estudantes que estão cursando o terceiro ano do ensino médio na rede pública de ensino

=>Pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e que têm renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio

=>Estudantes que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)

Veja como pedir isenção de taxa de inscrição do Enem

Quem pode fazer  justificativa?

Conforme o Edital, o participante que teve concedida a isenção da taxa de inscrição no Enem 2020 e que não compareceu nos dois dias de provas deverá justificar a ausência para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Enem 2021. Os motivos aceitos são:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Assalto ou furto;
  • Acidente de trânsito;
  • Casamento ou União Estável;
  • Morte na família;
  • Maternidade ou paternidade;
  • Acompanhamento de cônjuge ou companheiro;
  • Privação de liberdade;
  • Internação ou repouso médico ou odontológico;
  • Trabalho ou deslocamento a trabalho;
  • Intercâmbio acadêmico;
  • Atividade curricular.

Saiba como justificar ausência no Enem

Resultado

Os resultados dos pedidos de isenção e das justificativas serão liberados no dia 09 de junho. Recursos serão recebidos entre os dias 14 e 18 seguintes, com resposta no dia 25 de junho. Todos que tiverem seus pedidos aprovados - antes ou depois dos recursos -  terão que se inscrever normalmente no Enem 2021, nos prazos ainda a serem divulgados pelo Inep. 

Enem 2021

As demais datas do Enem 2021, como provas e resultado, ainda não foram anunciadas. Porém, o Inep afirmou, no início de fevereiro, que as provas do Enem 2021 deverão ser realizadas entre os meses de novembro e dezembro.

Na semana passada uma portaria publicada em 12 de maio com as metas globais do Instituto para 2021 deixou de fora a aplicação das provas, o que levantou questionamentos sobre a possibilidade do exame ser realizado somente em 2022.  

No dia seguinte, dia 13, o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro, divulgou que as provas do Enem 2021 somente seriam aplicadas em janeiro de 2022, por falta de orçamento.

À noite foi a vez do Inep informar, por meio de nota, que esava concluindo o processo de planejamento e elaboração do cronograma de aplicação do Exame Nacional do Enem 2021 e trabalhando para que as provas fossem realizadas ainda neste ano.

A nota também informou que o órgão busca excelência no que diz respeito a atender a todos os requisitos sanitários, por conta da pandemia de Covid-19, a fim de garantir uma aplicação segura, além de garantir que há orçamento suficiente para realizar o Enem 2021.

No ano passado, o Enem 2020 também sofreu adiamento e só foi acontecer no ano seguinte, 2021, devido a pandemia de Covid-19.

Outros detalhes podem ser obtidos no site do Inep e pelo 0800 616161. 

Veja também

Inscrição do Fies 2024/2 encerra hoje (27)
As inscrições do Fies 2024/2 estão abertas para os candidatos concorrerem a mais de 70 mil oportunidades de acesso ao ensino superior.
Inscrição do Fies 2024/2 está aberta
Podem participar do programa que oferece financiamentos estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010
MEC divulga resultado do ProUni do 2º semestre de 2024
Estudantes convocados devem comprovar os dados de hoje até 14 de agosto na universidade de oferta da bolsa de estudo
MEC encerra inscrição do ProUni do 2º semestre de 2024
Programa Universidade para Todos oferece mais de 240 mil bolsas de estudo em todo o Brasil
Inscrição para o ProUni do segundo semestre de 2024 está aberta
Há concessão de bolsas parciais (50%) e integrais (100%)
MEC libera edital e datas do ProUni do 2º semestre de 2024
Inscrição para Programa Universidade para Todos começa dia 23 de julho