O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta sexta-feira, 21 de junho, as inscrições para a edição de segundo semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas serão aceitas até às 23h59 (horário de Brasília) da próxima terça-feira, dia 25.
O ProUni 2013/2 está ofertando 90.010 bolsas. Foram confirmadas até o momento 55.658 integrais e outras 34.352 parciais, ou seja, de 50% do valor da mensalidade. Instituições de ensino superior que estiverem irregulares não terão direito de participar do ProUni. Leia mais.
Os candidatos podem escolher até duas opções de curso, desde que deixem claro sua preferência. Os cursos não precisam ser os mesmos, assim como o turno e as instituições de ensino.
Podem participar do ProUni 2013/2 somente estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 e que obtiveram, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas, sem zerar a redação. A média exigida até ano passado era de 400 pontos. O candidato que deseja concorrer a bolsas precisa também, além de ter feito o Enem, ter estudado todo o Ensino Médio na rede pública de ensino ou em instituições particulares, através de bolsa de estudo integral.
Pessoas deficientes e professores da rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrantes do quadro de pessoal permanente da escola, que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia também podem se inscrever no programa.
Estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um e meio salário mínimo (R$ 1.017) terão bolsas integrais concedidas. Já aqueles candidatos com renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 2.034) terão o benefício de bolsas parciais de 50%. Professores de escolas públicas são os únicos que não precisam comprovar renda.
Resultado
A primeira chamada do ProUni 2013/2 será divulgada em 28 de junho, com prazo de 28 deste mês a 05 de julho para o candidato selecionado se apresentar à instituição de ensino e comprovar as informações preenchidas na inscrição. A segunda convocação acontece em 13 de julho, com confirmação dos dados de 15 de julho a 19 de julho.
Os estudantes que não forem selecionados na primeira e segunda chamada podem se inscrever na lista de espera do programa entre os dias 26 e 29 de julho. A lista também terá duas convocações, sendo a primeira delas no dia 02 de agosto e a outra no dia 12 seguinte. As instituições poderão realizar outras convocações posteriormente, caso existam bolsas remanescentes.