Uma das dúvidas frequentes para os vestibulandos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é sobre a utilização das notas do exame nos processos seletivos nacionais.
Entre estes grandes processos, estão o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
O ProUni disponibiliza bolsas para a rede privada de ensino superior, enquanto o SiSU abre vagas para instituições públicas de ensino.
Leia mais: qual a diferença entre SiSU, Prouni e Fies?
Tópicos deste artigo
Posso usar ProUni e SiSU ao mesmo tempo?
Apesar de terem em comum o Enem como base de ingresso, não é permitido utilizar a bolsa de estudos disponibilizada em uma instituição privada e, ao mesmo tempo, estar matriculado em uma universidade pública.
O bolsista do ProUni pode se inscrever no SiSU. Porém, se aprovado e quiser se matricular, precisará escolher entre continuar com a bolsa do Prouni ou efetuar a matrícula na instituição pública para a qual for selecionado.
Caso o vestibulando tenha sido selecionado para o Prouni e já tenha efetuado sua matrícula em alguma instituição superior pública é recomendável solicitar o cancelamento do registro acadêmico nessa universidade somente depois da assinatura do Termo de Concessão de Bolsa do Prouni, para que não corra o risco de perder a vaga.
ProUni e SiSU
O estudante que se inscreve no ProUni concorre a bolsas de estudos, que podem ser integrais ou parciais, em instituições de ensino superiores particulares, para cursos de graduação ou sequenciais de formação específica.
Já o SiSU seleciona candidatos através do desempenho do Enem para vagas disponibilizadas por instituições públicas de ensino superior. Tanto o Prouni quanto o Sisu acontecem duas vezes ao ano, a cada semestre.
As inscrições podem ser feitas através do site de cada programa dentro dos prazos estabelecidos, obedecendo ao cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).