Os estudantes interessados em concorrer a uma das vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2017/1 devem se inscrever até este domingo, dia 29 de janeiro. Todo o procedimento precisa ser feito pela internet até as 23h59.
Inscreva-se para o SiSU 2017/1
O prazo terminaria na última sexta-feira, dia 29, mas foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC) por causa de algumas inconsistências no sistema de inscrições, verificadas nos primeiros dias. Muitos estudantes que fizeram as provas do Enem 2016 na segunda aplicação não conseguiam efetuar as inscrições.
De acordo com o próprio MEC, os problemas foram resolvidos. Quem ainda estiver com dificuldade de se inscrever deve entrar em contato com o órgão pelo telefone 0800 616161 ou e-mail ouvidoria@mec.gov.br, pois os problemas pode ser pontuais.
Vagas
Nesta edição a oferta é de 238.397 vagas em 131 instituições. Podem se inscrever estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e não ter zerado a redação. No entanto, algumas universidades exigem notas mínimas para concorrer em determinados cursos.
Aqueles que já efetuaram o registro podem alterar o cadastro quantas vezes quiser até o prazo final de inscrições. Apenas a última alteração realizada será válida para classificação.
Este sistema de oferta de vagas é hoje o único meio de ingresso em boa parte das vagas oferecidas pelas Instituições Federais de Educação Superior. Veja quais cursos não têm vagas oferecidas pelo SiSU e entenda o motivo.
De acordo com as informações do Edital do SiSU 2017/1, o resultado é esperado para o dia 30 de janeiro e as matrículas devem ser feitas nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro. Quem não for convocado na primeira relação poderá manifestar interesse pela lista espera entre os dias 30 de janeiro e 10 de fevereiro.
ProUni e FIES
O edital do Programa Universidade para Todos (ProUni) foi publicado na última quinta-feira, dia 16 de janeiro. Neste caso, as inscrições estarão abertas entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro e a primeira chamada deve sair no dia 6 seguinte.
O ProUni oferece bolsas de estudos, parciais e integrais, em instituições particulares. Para participar é necessário ter alcançado média de pelo menos 450 pontos no Enem, sem ter zerado a prova de redação. Veja o Edital do ProUni.
Já os interessados em financiar as mensalidades do curso superior por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão se inscrever entre os dias 6 e 9 de fevereiro. O Fies também exige média mínima de 450 pontos nas provas objetivas do Enem e nota acima de zero na redação.
No caso do Fies o edital deve ser publicado em breve.