As inscrições para a edição do primeiro semestre de 2017 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2017/1 foram prorrogadas até domingo, 29 de janeiro. O prazo encerraria amanhã, dia 27.
Inscreva-se para o SiSU 2017/1
O Ministério da Educação (MEC) tomou essa decisão porque o sistema impedia incorretamente a inscrição de alguns participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 nos dois primeiros dias, 24 e 25.
Alguns estudantes, a maioria participantes da segunda aplicação do Enem, ao tentarem se inscrever se deparavam com a mensagem "login e senha inválidos". De acordo com o MEC, o problema foi solucionado. Quem ainda estiver com dificuldade de se inscrever deve entrar em contato com o órgão pelo telefone 0800 616161 ou e-mail ouvidoria@mec.gov.br.
SiSU
Nesta edição do SiSU são oferecidas 238.397 vagas em 131 instituições. Para concorrer é necessário ter realizado as provas do Enem 2016 e não ter zerado a redação. No entanto, algumas universidades exigem notas mínimas para concorrer em determinados cursos.
Até as 18h desta quinta-feira, foram registrados 2.090.451 inscritos e 4.033.178 inscrições no SiSU 2017/1. O número de inscrições é maior porque cada inscrito pode escolher até duas opções de cursos.
Aqueles que já efetuaram o registo podem alterar o cadastro quantas vezes quiser até o prazo final de inscrições. Apenas a última alteração realizada será válida para classificação.
Confira notas de corte de 15 cursos
De acordo com as informações do Edital do SiSU 2017/1, o resultado é esperado para o dia 30 de janeiro e as matrículas devem ser feitas nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro. Quem não for convocado na primeira relação poderá manifestar interesse pela lista espera entre os dias 30 de janeiro e 10 de fevereiro.
ProUni e FIES
O Programa Universidade para Todos (ProUni) teve seu edital publicado nesta quinta-feira, dia 26 de janeiro. Segundo o documento, as inscrições estarão abertas entre os dias 31 de janeiro e 6 de fevereiro e a primeira chamada deve sair no dia 7 seguinte.
O ProUni oferece bolsas de estudos, parciais e integrais, em instituições particulares. Podem participar aqueles que alcançaram média de 450 pontos no Enem, sem ter zerado a prova de redação.
Já os interessados em financiar as mensalidades do curso superior por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão se inscrever entre os dias 7 e 10 de fevereiro. O Fies exige média de 450 pontos nas provas objetivas do Enem e nota acima de zero na redação.
No caso do Fies, o edital deve ser publicado em breve.