O Ministério da Educação (MEC) abre nesta segunda-feira, 29 de junho, as inscrições para a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec) de 2015. Estudantes que concluíram o ensino médio e que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com desempenho superior a zero na redação, têm até sexta-feira, dia 03, para se inscrever.
A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet, mediante número de inscrição e senha usados no último Enem. Além de escolher, por ordem de preferência, até duas opções de cursos, turnos e instituições, o candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas reservadas para oriundos da rede pública ou para negros, pardos e indígenas. Não há taxa para se inscrever.
A edição de 2015 do Sisutec oferece 83.641 vagas de 133 cursos distribuídos em 515 municípios de todos os estados e no Distrito Federal. O acesso ao site do Sistema deverá ser disponibilizados muito em breve. Minas Gerais e São Paulo são os estados com o maior número de oferta de vagas, com 18.357 e 14.991 oportunidades, respectivamente.
Os cursos com o maior número de vagas são: Técnico em Logística (13.316), Técnico em Informática (10.781), Técnico em Segurança do Trabalho (9.522), Técnico em Enfermagem (7.064) e Meio Ambiente (3.190). Do total de oportunidades, 85% serão reservadas para candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsistas integrais, independente da renda per capita familiar.
Confira mais sobre as vagas aqui!
Já nas Instituições Federais de Ensino (IFEs), são reservadas 50% das vagas para aqueles que sejam oriundos da rede pública de ensino ou da rede privada, como bolsista integral, de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita. Para negros, pardos e indígenas, o percentual depende dos dados populacionais da respectiva Unidade Federativa, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os cursos ofertados pelo Sisutec são totalmente gratuitos, inclusive os ofertados por instituições de ensino particulares. Os mesmos são oferecidos por institutos federais, instituições de educação profissional e tecnológica públicas, instituições do Sistema S, fundações públicas de educação profissional e tecnológica e instituições privadas habilitadas pelo MEC.
Cronograma
A primeira chamada do Sistema está prevista de ser liberada em 07 de julho e as matrículas poderão ser feitas de 08 a 10 do mesmo mês. A segunda lista sairá em 14 de julho, com registro acadêmico de 15 a 17 seguintes. Caso existam vagas remanescentes, as inscrições online poderão ser feitas de 20 de julho a 02 de agosto. As aulas devem começar no período de 03 a 31 de agosto.
O Sisutec foi criado em 2013 e tem o objetivo de selecionar para cursos técnicos estudantes que já concluíram o ensino médio. No caso do Sisutec 2015/2, o critério de seleção será o desempenho na edição de 2014 do Enem. O MEC já alterou o cronograma desta edição três vezes.
Veja mais detalhes sobre o Sisutec
Em 2014, o Sisutec ofereceu 289.341 vagas em instituições da rede pública, privada e do Sistema S. Ao todo, 527.730 candidatos se inscreveram, resultando em 1.016.211 inscrições. Outros detalhes podem ser obtidos por meio do e-mail sisutec@mec.gov.br ou através do telefone 0800-616161.