A segunda edição de 2015 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferecerá 61.500 novos financiamentos. O número foi divulgado na manhã desta sexta-feira, 26 de junho, pelo ministro da educação, Renato Janine Ribeiro, por meio da página dele nesta rede social.
De acordo com o ministro, para o meio do ano o Fies terá três prioridades: oferecer mais contratos de cursos com maior qualidade, com notas cinco e quatro, ampliar o acesso aos cursos de formação de professores da área de engenharia e da área de saúde e aumentar a oferta para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, à exceção do Distrito Federal.
Outra novidade anunciada por Janine é que, pela primeira vez, o MEC obteve desconto de 5% nas mensalidades que serão financiadas pelo Fies. Até a última edição do programa, os juros eram de 3,4% ao ano. Agora, serão de 6,5%, o que representa valor alinhado à inflação atual.
A segunda edição de 2015 do Fies já tinha sido confirmada em 8 de junho. Conforme o MEC, o edital com todas as informações sobre a segunda edição do Fies, entre as quais o cronograma, está previsto para sair no Diário Oficial da União na semana que vem, mais precisamente em 3 de julho.
Números
O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições.
Na primeira edição do Fies de 2015, foram recebidos aproximadamente 500 mil novos pedidos de contratos e pouco mais da metade (252.442) foram atendidos. Veja o balanço. Com a oferta dos mais de 61 mil novos financiamentos na edição de meio de ano, o número para 2015 chegará a 314 mil vagas.