As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) 2016/1 serão iniciadas na próxima semana, 19 de janeiro, sendo recebidas até o dia 22 do mesmo mês. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira, dia 11, por meio desta publicação no Diário Oficial da União (D.O.U).
Confira o Edital ProUni 2016/1
Para participar, é necessário que os candidatos tenham feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e alcançado, no mínimo, 450 pontos na média dos cinco testes, sem zerar a redação. As notas foram liberadas na última sexta-feira (8). Outra exigência é que eles comprovem que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou na condição de bolsistas na rede privada.
Também é necessário não ter diploma do ensino superior e renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos, ou seja, R$ 2.640. Professores da rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrantes do quadro de pessoal permanente da escola, normal superior ou pedagogia podem concorrer a bolsas em cursos de licenciatura. O critério de renda não se aplica a estes últimos.
Cronograma
A primeira chamada do ProUni é esperada para o dia 25 de janeiro e a segunda para 12 de fevereiro. Após estas, o aluno é que deverá procurar a respectiva instituição de ensino para comprovar as informações fornecidas durante o processo.
Aqueles que não forem selecionados poderão ainda se inscrever na lista de espera, entre os dias 26 e 29 de fevereiro. A listagem será repassada para as instituições participantes que poderão fazer chamadas, em seus sites. Elas também poderão realizar outras convocações posteriormente, caso existam bolsas remanescentes.
O ProUni oferta bolsas de estudos parciais e integrais em instituições particulares de ensino superior, utilizando o desempenho do candidato no Enem. No ano passado, o MEC determinou que alunos de cursos ou de instituições superiores diferentes não poderão mais ser beneficiados simultaneamente pelo ProUni e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Com isso, o estudante somente poderá utilizar ambos os benefícios se tiver bolsa parcial do ProUni e o complemento do Fies para o mesmo curso ministrado na mesma instituição de ensino. Saiba mais!