Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inscrições do ProUni 2016/1 já estão abertas

Inscrições do ProUni 2016/1 já estão abertas

Os interessados podem se inscrever até sexta-feira, dia 22, pela internet

Publicado por Érica Caetano
19/01/2016 00h00 , atualizado em 19/01/2016 09h10

O Ministério da Educação (MEC) recebe a partir de hoje, 19 de janeiro, as inscrições para a 1ª edição de 2016 do Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas serão recebidas até às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira, dia 22, por meio deste link.

Inscreva-se agora no ProUni 2016/1

São oferecidas nesta edição 203.602 vagas. Em relação a 2015, o número de cursos aumentou de 30.549 para 30.931. Ocorreu uma redução de 4% no total de vagas ofertadas no ano passado, que somaram 213.113.97. No total, 97 instituições de ensino superior que eram ofertantes do ProUni em 2015 também estão impedidas de participar do programa em 2016, por conta de terem obtido nota de avaliação institucional inferior a 3 e, estão sob supervisão do MEC.

Para participar do ProUni, é necessário que os candidatos tenham feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e alcançado, no mínimo, 450 pontos na média dos cinco testes, sem zerar a redação. Outra exigência é que eles comprovem que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou na condição de bolsistas na rede privada.

Também é necessário não ter diploma do ensino superior e renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos, ou seja, R$ 2.640. Professores da rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrantes do quadro de pessoal permanente da escola, normal superior ou pedagogia podem concorrer a bolsas em cursos de licenciatura. O critério de renda não se aplica a estes últimos casos.

Tire suas dúvidas sobre o ProUni!

No ato do cadastro, é necessário informar o número de inscrição e senha do Enem 2015, além de um endereço de e-mail e número de telefones válidos. Os estudantes podem escolher até duas opções de curso, desde que deixem claro sua preferência, instituição, local de oferta, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência. Os cursos não precisam ser os mesmos, assim como o turno e as instituições de ensino.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As bolsas integrais serão concedidas para estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um e meio salário mínimo. Já o benefício parcial será garantido para vestibulandos com renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos. 

Resultado

A primeira chamada do ProUni é esperada para o dia 25 de janeiro, com confirmação das informações até dia 1º de fevereiro. A segunda é esperada para 12 de fevereiro, com aferição dos dados até dia 18 do mesmo mês. Aqueles que não forem selecionados poderão ainda se inscrever na lista de espera, entre os dias 26 e 29 de fevereiro.

A listagem sairá em 03 de março e os selecionados deverão comparecer à respectiva instituição entre os dias 08 e 09 seguintes para entregar a documentação comprobatória. As instituições participantes poderão realizar outras convocações posteriormente, caso existam bolsas remanescentes.

O ProUni oferta bolsas de estudos parciais e integrais em instituições particulares de ensino superior, utilizando o desempenho do candidato no Enem. No ano passado, o MEC determinou que alunos de cursos ou de instituições superiores diferentes não poderão mais ser beneficiados simultaneamente pelo ProUni e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Com isso, o estudante somente poderá utilizar ambos os benefícios se tiver bolsa parcial do ProUni e o complemento do Fies para o mesmo curso ministrado na mesma instituição de ensino. Saiba mais! Outros detalhes podem ser obtidos no Edital do ProUni ou no site do Programa.

Veja também

Dia do diplomata: como se tornar uma diplomata?
Conheça a história de Patrícia e João Pedro, jovens da Rondônia e de Niterói que conquistaram seus espaços na política internacional
Filme Guerra Civil com Wagner Moura. Veja temas para estudar que aparecem no longa-metragem
História dos Estados Unidos, invasão ao Capitólio e eleições presidenciais do país são assuntos para estudar
Encceja 2024: inscrição poderá ser feita daqui a dez dias, em 29 de abril
Encceja possibilita que estudantes que não terminaram Ensino Fundamental ou Médio em idade regular obtenham certificado de conclusão
UnB reabre inscrições do Vestibular 2024 via Enem
São mais de duas mil vagas disponíveis neste processo seletivo
Dia dos Povos Indígenas 2024: saiba importância da data e conheça desafios enfrentados pelas comunidades
Profissional indígena que ingressou na universidade por meio das cotas também conta sua experiência
Isenção do Enem 2024: participantes do Programa Pé-de-Meia têm direito à gratuidade
Estudantes também devem pedir gratuidade até dia 26 de abril por meio da página do Participante do Enem 2024
Vestibular 2024 para refugiados da UFSC abre inscrições hoje (18)
Veja o link de inscrição e mais informações sobre o Vestibular 2024 para refugiados da UFSC
UFSC abre inscrição para Vestibular Unificado 2024/2
Processo seletivo oferece mais de mil vagas em cursos da UFSC e do IFSC
Dia Nacional do Livro Infantil: professora explica importância da leitura desde cedo
Profissional defende incentivar a criança a ler desde cedo para que ela tome gosto pela leitura
Enem 2024: prazo para justificar ausência está aberto. Saiba quem pode fazer justificativa
Entre motivos aceitos pelo Inep, estão assalto, morte na família, privação de liberdade, casamento ou paternidade
Paraná: Unioeste divulga datas do Vestibular 2025
Provas da Unioeste serão aplicadas em Curitiba e outras sete cidades paranaenses. Também haverá testes no Mato Grosso do Sul.
Como se preparar para a redação do Enem 2024?
Faltam alguns meses para o Enem 2024, saiba como usar esse tempo na sua preparação para a redação do exame