UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. ITA 2016: vestibular é aplicado para mais de 12 mil candidatos

ITA 2016: vestibular é aplicado para mais de 12 mil candidatos

Provas começam hoje e seguem até próxima sexta-feira (18), em 23 cidades

Publicado por Silvia Tancredi
15/12/2015 00h10 , atualizado em 15/12/2015 13h19

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), começa a aplicar nesta terça-feira, 15 de dezembro, das 8h às 12h, as provas do Concurso de Admissão 2016. A seleção segue até a próxima sexta-feira (18).

Veja locais de prova ITA 2016

O vestibular ocorre no Rio de Janeiro, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Salvador, São Paulo, Teresina, Vitória, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre e Recife.

Hoje, os candidatos respondem questões dissertativas de Física. O vestibular segue amanhã (16), com testes de Português e Inglês. No terceiro dia de exames (17), haverá questões de Matemática. Por fim, no último dia (18), será aplicada a prova de Química. 

Orientações

Recomenda-se a chegada ao local de prova com, no mínimo, uma hora de antecedência. Os inscritos deverão levar documento oficial de identidade, cartão de inscrição, lápis, borracha macia, régua simples e caneta esferográfica fabricada em material transparente e de tinta preta.

Não será permitido o ingresso dos candidatos que estejam vestindo bermuda, chinelos, camiseta regata, camiseta de clubes esportivos e outros. Os aparelhos celulares bem como calculadoras, relógios e demais equipamentos eletrônicos são terminantemente proibidos.

Oportunidades

Na edição deste ano, a oferta é de 140 vagas. Desse total, 30 são para candidatos interessados no serviço ativo. As demais (110) estão distribuídas nos seguintes cursos da área de Engenharia: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com este documento, foram recebidas 12.493 inscrições, sendo 6.024 para optantes pela carreira militar, 4.749 para não optantes e 1.720 para treineiros. Do total de candidatos, 3.010 são mulheres.

Carreira militar: você sabe o que é?

Estatísticas ITA 2016

A maioria dos concorrentes é de São Paulo (1.867), do Rio de Janeiro (1.174), de São José dos Campos-SP (993), de Fortaleza-CE (965), de Curitiba-PR (720) e de Belo Horizonte-MG (652). Há ainda inscritos de 17 cidades. 

Das seis especialidades oferecidas no concurso, Engenharia Aeronáutica é a mais procurada (2.958 inscritos). Depois, vêm Engenharia Mecânica-Aeronáutica (2.625) e Engenharia Aeroespacial (2.247).

Ainda conforme o documento liberado pelo ITA, 60% dos vestibulandos são oriundos de escolas particulares, 31% de estaduais, 8% de federais e 1% de municipais. Do total de inscritos, 24% fizeram cursinho.

Resultado 

A divulgação dos gabaritos deve sair no dia 22 deste mês. Já a relação dos classificados em 30 de dezembro. As notas finais poderão ser acessadas entre os dias 3 de janeiro e 2 de março de 2016. Que for selecionado passará, ainda, pela etapa do Exame Médico.

Todas as carreiras de Engenharia têm a duração de cinco anos. Nos dois primeiros, todos os alunos estudarão o curso fundamental e, nos três seguintes, serão ministrados cursos profissionais voltados a cada uma das especialidades mencionadas acima. 

Para mais informações sobre o Vestibular 2016 do ITA, acesse este site ou entre em contato pelo telefone (12) 3947- 5813 ou e-mail vestita@ita.br.

Veja também

Confira 10 cursos superiores com mais estudantes, segundo Censo da Educação Superior 2024
Dados do Censo da Educação Superior 2024 foram divulgados nesta segunda-feira, 22 de setembro, pelo Inep
IME libera gabarito da 1ª fase do Vestibular 2026: veja respostas da prova
Candidatos responderam a questões objetiva de Matemática, Física e Química no último domingo (21)
Primavera 2025: estação começa nesta segunda (22); saiba a previsão do tempo
Estação da primavera é marcada pelo aumento da umidade do ar, floração e temperaturas amenas
Cederj recebe inscrição para Vestibular 2026
O consórcio oferece mais de 7 mil vagas em cursos de graduação a distância ou semipresencial em universidades do Estado do Rio de Janeiro.
CNU 2025: local de prova da 1ª fase do Concurso Nacional Unificado está disponível
Provas da primeira fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) 2025 acontecerão em 5 de outubro
UEMS recebe inscrição do Vestibular 2026 para 800 vagas
Candidatos realizarão as provas no dia 23 de novembro para seleção de estudantes que ingressarão na universidade no próximo ano.
UFRGS 2026: inscrição encerra nesta segunda, 22
O vestibular seleciona estudantes para preencher a mais de 4 mil vagas em cursos de graduação.
IME aplica provas da 1ª fase do Vestibular 2026 neste domingo (21) para mais de 5 mil candidatos
Estudantes farão 1ª fase do Vestibular 2026 do Instituto Militar de Engenharia (IME) em 19 cidades brasileiras de diferentes estados
Unicamp divulga cursos mais concorridos do Vestibular 2026 com mais de 61 mil inscritos
Provas da primeira fase do Vestibular 2026 da Unicamp acontecerão em 26 de outubro
UEG divulga resultado da isenção de taxa do Vestibular 2026
As inscrições seguem abertas até o dia 6 de outubro. São oferecidas mais de 4,3 mil vagas.
Inteligência Artificial para Educadores da Educação Básica: conheça o curso gratuito da UFRN
A diretora do IMD explica a importância do curso, que será ministrado de forma on-line e terá a duração de 30 horas, divididas em quarto unidades.
50 dias para o Enem 2025: veja o que mais cai de cada matéria na prova
Levantamento aponta assuntos e temas mais cobrados no Enem de 2009 a 2024 por disciplina escolar