Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidade para Todos
  3. Carreira Militar: Você sabe o que é?

Carreira Militar: Você sabe o que é?

Vamos entender melhor neste artigo como ocorre o ingresso na carreira militar e o decorrer desses estudos.

Publicado por Érica Caetano
Estudantes ITA
Estudantes de graduação do ITA, uma das opções para seguir a carreira militar
Crédito da Imagem: Divulgação ITA

Apesar de estarmos habituados a ouvir constantemente a expressão “carreira militar”, você sabe realmente como ela funciona e o que deve ser feito para ingressar nessa área de atuação? Vamos entender melhor como ocorre o ingresso e o decorrer da vida de estudos no militarismo.

Resumidamente, militar é um indivíduo pertencente a uma determinada organização que tem autoridade dentro das Forças Armadas, que são formadas pelo Exército, Marinha e Aeronáutica. Juntas, elas trabalham com o objetivo de manter a ordem, segurança e soberania do país. Essas organizações estão presentes em praticamente todos os países e podem atuar em situações consideradas de guerra ou, ainda, em missões especiais.

Portanto, chamamos de carreira militar todas as funções seguidas pelo indivíduo dentro das Forças Armadas. A carreira militar está englobada em três áreas, que são chamadas de “armas”, sendo elas as três citadas acima, além da carreira de policial militar. Para cada uma delas há determinados pré-requisitos para o ingresso, como idade mínima, conclusão do Ensino Médio ou até mesmo curso superior em determinada área (Engenharia, Administração, Medicina, Enfermagem, Contabilidade etc.).

A carreira militar é vista atualmente como uma área promissora, em razão da estabilidade que ela oferece e por ter remunerações salariais consideravelmente boas, com planos de carreira e possibilitando a ascensão profissional. De acordo com o crescimento na carreira, o profissional tem seus salários aumentados. Quando ele se aposenta, fato conhecido também como ir para a reserva, os valores de seus rendimentos são pagos de forma integral.

Mas engana-se quem vê somente pontos positivos na atuação militar. A rotina também é bastante puxada e cansativa, além de exigir muito respeito pela autoridade e comprometimento extremo com os princípios de ética, ordem e trabalhar em equipe.

Tópicos deste artigo

Como ingressar?

O ingresso na carreira militar ocorre, geralmente, por meio de colégios e academias específicas na formação de oficiais. Para entrar nessas escolas, é necessário preencher alguns pré-requisitos regulamentados em leis existentes nas três áreas: Aeronáutica, Marinha e Exército. 

Quando o estudante ingressa nessas instituições ainda no Ensino Médio, ele já tem a possibilidade de conviver com o cotidiano acadêmico militar, desde o vestuário específico (uniforme), dinâmicas e métodos disciplinares, além de atividades para melhorar seu condicionamento físico, outro requisito muito importante para quem pensa em dedicar-se à carreira militar. Tudo isso é casado com o estudo habitual de disciplinas vistas durante o Ensino Médio.

Com o fim dos estudos no Ensino Médio, dependendo de como for o desempenho do estudante, ele poderá ingressar em Academias de Formação de Oficiais, conhecidas também como Escolas Preparatórias. As principais instituições nesse segmento são as que estão ligadas pelas Forças Armadas, sendo, consequentemente, mantidas por elas também.

Essas escolas realizam processos seletivos para o ingresso de novos alunos, na maioria das vezes, anualmente. Os certames são constituídos por provas com questões objetivas, exame de saúde e teste de aptidão física. Algumas dessas academias oferecem ajuda de custo ao estudante e funcionam no sistema de internato, onde ele pode morar durante a realização do curso. 

As principais escolas ligadas às forças armadas são:

As vagas nesses centros são bastante disputadas por serem bem conceituados. Além de terem ensino reforçado e de qualidade, os alunos dessas escolas têm uma preparação mais assídua no que diz respeito à prática esportiva, já que a carreira militar exige boa educação e um corpo saudável para ser um bom profissional. Os cursos possuem, geralmente, duração de três anos, e caso o aluno tenha interesse em dar continuidade à carreira nessa área, poderá ingressar em alguma Academia Militar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Graduação

Assim como acontece nos certames de ingresso para o Ensino Médio em instituições especiais e nas Escolas Preparatórias, o ingresso na graduação de nível superior da carreira militar também é bastante concorrido. As provas são aplicadas em grande parte das vezes de forma anual e são formadas por questões objetivas, confecção de redação, além de exames médicos, de condicionamento e avaliação de saúde.

Os selecionados também ficam em regime de internato, com direito à remuneração que varia de acordo com a instituição, mas pode chegar a R$ 6,5 mil, além de outros benefícios, tais como assistência médica, alimentação e vestuário. 

Os estudantes recebem formação acadêmica e treinamento militar básico através de formação técnica. Ao formarem-se, ainda recebem a titulação de Oficial Militar. O curso dura em torno de quatro anos. Confira algumas academias militares brasileiras:

Há também outras instituições de ensino superior federais que são ligadas às Forças Armadas e, consequentemente, ofertam cursos superiores de graduação nessas áreas. Entre as mais concorridas, estão o Instituto Militar de Engenharia (IME) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Para esses institutos, são realizadas provas de Vestibular, no entanto, para participar, é preciso estar dentro de um limite de faixa etária. Além disso, também ofertam instrução militar básica para oficiais da reserva. Saiba mais sobre eles!

IME

O IME está ligado ao Exército Brasileiro e oferta cursos superiores na área de Engenharias, no Rio de Janeiro. Para participar do processo seletivo, conhecido como Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação (CA/CFG), o candidato precisa ter entre 16 e 21 anos e ter concluído o Ensino Médio.

O Vestibular do IME é constituído por três etapas de exames, sendo a primeira o Exame Intelectual (EI), formado por duas fases; Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF).

São disponibilizadas pelo Instituto especialidades nas seguintes áreas de Engenharia: Elétrica, Eletrônica, Química, Fortificação e Construção (Civil), Mecânica e de Armamento, Comunicações, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Cartografia e Computação. Eles possuem duração de cinco anos. 

Além dos cursos de graduação, o IME oferece cursos de pós-graduação e de extensão universitária tanto para militares quanto para civis. Também é oferecida instrução militar básica a oficiais da ativa ou da reserva. Estudantes da ativa têm alimentação, alojamento, ajuda de custo mensal e assistência médica e odontológica.

ITA

Já o ITA está ligado ao Comando da Aeronáutica e está situado na cidade de São José dos Campos, no estado de São Paulo. É considerado referência no que diz respeito ao ensino de engenharia no país.

O Vestibular do ITA também é conhecido como Concurso de Admissão. Ele é formado por Exame de Escolaridade, dividido em duas fases, e Inspeção de Saúde.

Os interessados em participar precisam ser brasileiros natos de ambos os sexos, com até 23 anos completos e que já tenham concluído o Ensino Médio.

Após aprovação no Vestibular, os selecionados são condicionados ainda ao exame médico obrigatório e de caráter eliminatório. No ato do registro acadêmico, aqueles candidatos considerados aptos que não são aspirantes a Oficial da Reserva das Forças Armadas serão inscritos no Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) da Aeronáutica.

O ITA oferta as seguintes especialidades de Engenharia: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica. Todas elas têm duração de cinco anos, sendo os dois primeiros comuns a todos os alunos e os três últimos específicos para cada carreira.

Carreira Militar para mulheres

Na carreira militar para mulheres há certas restrições em algumas áreas de formação, como idade, não estar em período gestacional e até a própria natureza de formação, já que a maioria das oportunidades é para Quadros Complementares de Oficiais, para as que já possuem alguma formação superior. 

Mas, na maioria das vezes, o ingresso pode acontecer na Marinha, Exército ou Aeronáutica. A Academia da Força Aérea, o Colégio da Aeronáutica e as Academias de Formação para Polícia Militar são algumas das academias que aceitam mulheres.

Veja também

Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)
Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho
Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep
Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep
Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame
Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho
Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)
Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul
Inscrições do Enem 2024 estão abertas
Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro
Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será liberado hoje (13)
Candidatos que desejarem entrar com recurso contra este resultado pode fazer o procedimento até o próximo dia 17
Inep anuncia datas do Enem 2024
Provas do Enem 2024 serão aplicadas em novembro. Notas do exame são porta de entrada para ensino superior.
Edital do Enem 2024 é divulgado
Documento apresenta datas e orientações sobre o maior exame educacional do Brasil
Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje
Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023
Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo