O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), divulgou o resultado dos novos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2023.
As novas solicitações foram recebidas entre os dias 19 e 27 deste mês.
O prazo de inscrições foi reaberto para incluir a participação de pessoas com deficiência (PcD) no processo seletivo do ITA.
Inclusão das PcD
De forma pioneira, a Força Aérea Brasileira (FAB) vai oferecer a oportunidade dos jovens brasileiros, notáveis na esfera do conhecimento científico e que poderiam ser eliminados do certame devido às condições de saúde, de terem acesso à formação única e de alto nível proporcionada pelo ITA, por meio da reabertura das inscrições ao Concurso desse ano.
De acordo com o ITA, a mudança visa possibilitar ao candidato não optante à carreira militar, que for reprovado na fase de Inspeção de Saúde do Concurso, solicitar ao Comandante da Aeronáutica, isenção para ingressar no Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR).
Os requerentes deverão, obrigatoriamente, ser avaliados por uma Equipe Multidisciplinar, que analisará se o projeto pedagógico do ITA tem condições de atender às necessidades educacionais especiais do candidato reprovado, de forma individualizada, de maneira que não decorra incompatibilidade para o desempenho das atividades escolares do ITA.
Para participar, o candidato deverá cumprir os requisitos previstos no item 3.1 do Edital.
Seleção
O Vestibular 2023 do ITA conta com três fases: Exame de Escolaridade e Inspeção de Saúde, além do Exame Intelectual, formado por duas etapas de provas.
A primeira etapa será realizada no dia 16 de outubro. Os candidatos passarão por um exame de escolaridade com 70 questões objetivas distribuídas entre as disciplinas de Física , Matemática, Química, Inglês e Português.
Confira abaixo as obras literárias que vão cair na prova de português:
-
Os Ratos - Dyonelio Machado
-
Antologia Poética - Carlos Drummond de Andrade
-
Contos novos - Mário de Andrade
Os aprovados na primeira fase farão a segunda etapa, que será composta por um exame de escolaridade aplicado nos dias 08 e 09 de novembro. A prova contará com uma redação e 30 questões discursivas das disciplinas de Matemática, Física e Química.
A terceira etapa será uma inspeção de saúde composta por uma avaliação psicofísica. No edital do processo estão disponíveis mais informações sobre como será feito o teste e os critérios avaliados.
Saiba 10 dicas de estudos para o Vestibular do ITA
Oportunidades
O ITA oferece 150 vagas para ingresso no ano de 2023.
Destas oportunidades, 114 são destinadas para os que desejarem cursar a graduação como civis (reserva) e 36 para os estudantes que optarem por realizar o curso seguindo a carreira militar (ativa) no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng).
Nas duas formas de graduação, o instituto reserva 20% das vagas para candidatos negros. Para concorrer como cotista, o candidato deve autodeclarar negro ou pardo no ato de inscrição.
Os cursos de Engenharias oferecidos pelos ITA são das seguintes especialidades:
- Aeroespacial
- Aeronáutica
- Civil-Aeronáutica
- Computação
- Eletrônica
- Mecânica-Aeronáutica
Outros detalhes podem ser vistos neste novo Edital ou na página do vestibular.