Vestibular
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) tem o seu vestibular considerado como um dos mais difíceis do país e conta uma grande concorrência dos candidatos interessados em seguir na carreira militar.
O ITA é uma instituição pública de ensino fundada em 1954 e ligada ao Comando da Aeronáutica. O instituto é referência no ensino de Engenharia no Brasil e está localizado em São José dos Campos/SP.
Os cursos oferecidos pelo ITA são Engenharia Aeronáutica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.
Mais: Conheça os cursos de Engenharia
Inscrição e isenção
Só podem se inscrever no vestibular do ITA os candidatos brasileiros natos, que concluíram o Ensino Médio ou concluirão até o final do ano e que tenham, no máximo, 25 anos até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula.
As inscrições são feitas on-line no site do Vestibular do ITA. O período costuma ser aberto entre agosto e setembro e o vestibular do ITA é realizado uma vez ao ano.
A taxa de inscrição tem o valor aproximado de R$ 140. Os candidatos inscritos no CadÚnico do Governo Federal com Número de Inscrição (NIS) próprio e com renda de meio salário-mínimo por pessoa da família e doadores de medula óssea conseguem a isenção do valor.
A solicitação da isenção da taxa deve ser feita antes do período de inscrição, geralmente no mês de junho.
Provas
O Concurso de Admissão do ITA é composto por Exame de Escolaridade (duas fases), também conhecido como vestibular, e Inspeção de Saúde. Veja abaixo como funciona cada etapa:
Exame de Escolaridade
Primeira fase (objetiva)
Esta fase do vestibular é aplicada em um domingo e os candidatos tem das 9h às 14h para responder as questões. A fase costuma ser realizada em novembro.
São 70 questões objetivas de Física (15), Português (15), Inglês (10), Matemática (15) e Química (15). Os candidatos também precisam estar atentos à leitura das obras literárias exigidas pela seletiva.
Segunda fase (dissertativa)
São dois dias de provas para os aprovados na fase anterior. As provas são aplicadas em dezembro, durante a semana, na quinta e sexta-feira, e os candidatos devem responde-las no período das 9h às 13h.
Veja a divisão dos dias:
1º dia: 10 questões discursivas de Matemática e 10 de Química
2º dia: 10 questões discursivas de Física e uma Redação
Mais: Baixe as provas dos Vestibulares do ITA
Inspeção de Saúde
Os aprovados no Exame de Escolaridade devem se apresentar na sede do ITA, em janeiro, para a realização da Inspeção de Saúde. Nesta última etapa os candidatos passam por exames médicos para verificar a aptidão física.
Na inspeção o candidato é avaliado por exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológicos, definidos em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir patologia ou característica incapacitante para o Serviço Militar.
Mais: 10 dicas de estudo para o Vestibular do ITA
Locais das Provas
O Exame de Escolaridade do ITA é aplicado nacionalmente nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.
Já a fase da Inspeção de Saúde é realizada apenas na sede do ITA, em São José dos Campos/SP.
Vagas e Cotas
O ITA oferece em seu vestibular vagas para as Engenharias com a opção de Ativa e Reserva.
A Ativa é voltada para quem deseja ingressar na carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Ativa da Força Aérea Brasileira.
A Reserva é para os candidatos que não têm interesse em seguir a carreira militar. Nesse caso, os estudantes aprovados ingressam no Quadro de Engenheiros da Reserva da Aeronáutica.
No vestibular, o instituto reserva 20% das vagas da Ativa e da Reserva para os candidatos negros. O candidato deve fazer a autodeclaração como preto ou pardo e, caso seja selecionado, passará por uma Comissão de Heteroidentificação.