O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), divulgou nesta sexta-feira (7) a relação dos locais de provas do seu Vestibular 2023. Confira:
A primeira fase da seleçãos será aplicada no dia 16 de outubro, das 13h às 18h. O ITA recebeu 9.364 inscrições, sendo 2.218 de mulheres.
É necessário levar caneta esferográfrica de corpo transparente de tinta preta e documento com foto.
As provas serão realizadas nas cidades de Belém-PA, Belo Horizonte-MG, BrasíliaDF, Campinas-SP, Campo Grande-MS, Cuiabá-MT, Curitiba-PR, Fortaleza-CE, Goiânia-GO, Juiz de Fora-MG, Londrina-PR, Manaus-AM, Natal-RN, Porto Alegre-RS, Recife-PE, Ribeirão Preto-SP, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA, São José dos Campos-SP, São José do Rio Preto-SP, São Luís-MA, São Paulo-SP, Teresina-PI e Vitória-ES.
A divulgação dos candidatos classificados para a 2ª fase será feita no dia 4 de novembro.
Seleção do ITA
O Vestibular 2023 do ITA conta com três fases: Exame de Escolaridade e Inspeção de Saúde, além do Exame Intelectual, formado por duas etapas de provas.
Na primeira etapa do exame de escolaridade, os participantes responderão a 70 questões objetivas distribuídas entre as disciplinas de Física , Matemática, Química, Inglês e Português.
Confira abaixo as obras literárias que vão cair na prova de português:
-
Os Ratos - Dyonelio Machado
-
Antologia Poética - Carlos Drummond de Andrade
-
Contos novos - Mário de Andrade
Os aprovados na primeira fase farão a segunda etapa, que será composta por um exame de escolaridade aplicado nos dias 8 e 9 de novembro. A prova contará com uma redação e 30 questões discursivas das disciplinas de Matemática, Física e Química.
A terceira etapa será uma inspeção de saúde composta por uma avaliação psicofísica. No edital do processo estão disponíveis mais informações sobre como será feito o teste e os critérios avaliados.
Saiba 10 dicas de estudos para o Vestibular do ITA
Vagas
O ITA oferece 150 vagas para ingresso no ano de 2023.
Destas oportunidades, 114 são destinadas para os que desejarem cursar a graduação como civis (reserva) e 36 para os estudantes que optarem por realizar o curso seguindo a carreira militar (ativa) no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng).
Nas duas formas de graduação, o instituto reserva 20% das vagas para candidatos negros. Para concorrer como cotista, o candidato deve autodeclarar negro ou pardo no ato de inscrição.
Os cursos de Engenharias oferecidos pelos ITA são das seguintes especialidades:
- Aeroespacial
- Aeronáutica
- Civil-Aeronáutica
- Computação
- Eletrônica
- Mecânica-Aeronáutica
Outros detalhes podem ser vistos neste novo Edital ou na página do vestibular.