UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Mais de 100 mil bolsas para o Ciência sem Fronteiras são anunciadas pelo Governo

Mais de 100 mil bolsas para o Ciência sem Fronteiras são anunciadas pelo Governo

Os números foram divulgados pela presidente da República Dilma Rousseff, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto ontem, dia 25.

Publicado por Érica Caetano
26/06/2014 12h23 , atualizado em 26/06/2014 12h30

O Ministério da Educação (MEC) anunciou no início da noite de ontem, 25 de junho, que a segunda etapa do programa Ciência sem Fronteiras terá mais de 100 mil bolsas a partir do ano que vem. Os números foram divulgados pela presidente da República Dilma Rousseff, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto.

Lançado em 2011, o programa tinha por meta a concessão de 101 mil bolsas - 75 mil bancadas pelo setor público e 26 mil por empresas privadas. Até o momento, foram efetivadas 83.184 bolsas. De acordo com a presidente, a meta será cumprida com as chamadas que serão lançadas em setembro deste ano. 

Entre as novidades nesta nova etapa estão a priorização de alocação dos bolsistas premiados nas olimpíadas de matemática, física e química das escolas públicas; a priorização de bolsa de pós-graduação para os ex-bolsistas de graduação que obtiverem o aceite de instituição de excelência para pesquisa nas áreas do programa; e o lançamento  de programas específicos que envolvam ex-bolsistas do programa.

O ministro da Educação, Henrique Paim, apresentou um balanço do programa, e disse que do total de bolsas ofertadas, 52% são nos diferentes ramos de engenharia. "É um avanço para o país, que muitas vezes não consegue avançar nessas áreas". O programa é desenvolvido pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O MEC distribui 65% das bolsas, via seleções da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ainda de acordo com o ministro, o Ciência sem Fronteiras também incentiva a vinda de pesquisadores e cientistas estrangeiros para o Brasil. Paim destacou que essa interação permite refletir sobre a necessidade de reforçar a parte prática da formação na graduação e na pós-graduação. “Precisamos rever a formação superior integrada com as empresas, por meio de estágios”, disse.

O objetivo do programa é promover a mobilidade internacional de estudantes e pesquisadores, e incentivar a visita de jovens pesquisadores altamente qualificados e professores seniores ao Brasil. O Ciência sem Fronteiras oferece bolsas, prioritariamente, nas áreas de ciências exatas, matemática, química e biologia, engenharias, áreas tecnológicas e da saúde. Os cinco países que mais receberam estudantes brasileiros foram os Estados Unidos da América (32%), Reino Unido (11%), Canadá (8%), França (8%) e Alemanha (7%).

A área de engenharias e demais áreas tecnológicas contam com o maior número de bolsistas no programa, 52%. Já as áreas que englobam a biologia, ciências biomédicas e saúde agregam 18% das concessões; ciências exatas e da terra somam 8%; computação e tecnologias da informação, 6%; produção agrícola sustentável, 4%; seguidas por fármacos e biotecnologia, com 2% cada. Biodiversidades, bioprospecção e energias renováveis participam com 1% das bolsas do Ciência sem Fronteiras.

A experiência da primeira fase gerou outras iniciativas, como o programa Inglês sem Fronteiras, que oferece cursos gratuitos online e presenciais para atender à necessidade de uma segunda língua.

*com informações da Agência Brasil e MEC

 

 

Veja também

Dia da Literatura Brasileira: confira 7 livros que caem no Enem e vestibulares
O Dia da Literatura Brasileira é celebrado nesta quinta-feira, 1º de maio. Professores listam obras que costumam cair no Enem e vestibulares
Inscrições do Encceja 2025 encerram amanhã (2)
As inscrições do Encceja 2025 encerram amanhã, descubra como é a prova e tenha mais informações sobre o exame.
OBA 2025: inscrições para Olimpíada Brasileira de Astronomia terminam nesta quinta (1)
Estudantes concorrerão a 80 mil medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) 2025
Cederj solta resultado da isenção da taxa do Vestibular 2025/2
Quase 7 mil vagas são oferecidas em 15 opções de cursos superiores no Vestibular 2025/2 do Cederj
Minas Gerais: UFVJM recebe pedidos de isenção da Sasi 2025
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri concede isenção total e parcial
Bett Brasil 2025: programação movimenta esta semana
O maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação da América Latina, que acontece em São Paulo até o dia 1º de maio, proporciona diálogo e fomenta novas ideias na área da educação.
Qual é a origem do Dia do trabalhador?
O Dia do trabalhador tem mais de cem anos de história, descubra como tudo começou.
Obmep Mirim 2025: inscrições para olimpíada de matemática estão abertas
Podem participar da Obmep Mirim 2025, estudantes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental
UFPR recebe isenção da taxa do Vestibular 2026: saiba quem pode fazer prova de graça
Inscrições para mais de 5,3 mil vagas do Vestibular 2026 da UFPR estão abertas até 6 de junho
Bett Brasil 2025: professor do Brasil Escola debate sobre lei do uso do celular nas escolas
Tema, considerado polêmico pelo profissional, rendeu conversa muito rica com dois outros palestrantes
Unesp solta resultado da isenção e redução do Vestibular de Meio de Ano 2025
Candidatos que não ganharam benefício podem entrar com recurso
Inscrições para o Encceja 2025 encerram na sexta (2)
O Encceja é aplicado anualmente e concede diplomas de ensino médio e fundamental para jovens e adultos.