UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Manifestantes do Paraná pedem que provas do Enem 2016 sejam realocadas

Manifestantes do Paraná pedem que provas do Enem 2016 sejam realocadas

Caso os locais de prova não sejam liberados o MEC pode cancelar o exame nestes locais.

Publicado por Rafael Batista
27/10/2016 10h39 , atualizado em 27/10/2016 13h10

Na tarde da última quarta-feira, dia 26 de outubro, o Movimento Ocupa Paraná, responsável pela ocupação de boa parte das escolas no estado do Paraná, informou que a desocupação das instituições tomadas cabe a cada grupo manifestante.

Em um anúncio divulgado pelo Facebook, o movimento pede que o Governo Federal realoque os alunos que devem fazer provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 em escolas ocupadas. 

Recentemente, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) teve que alterar os locais de realização do Vestibular 2016/2017 por causa das ocupações. Também o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado promoveu alterações em algumas seções eleitorais para o pleito municipal.

Segundo informações do próprio Ministério da Educação (MEC), quase 100 mil participantes do Enem 2016 foram convocados para realizar as provas em escolas da rede pública que estão ocupadas por manifestantes. No Paraná, cerca de 800 escolas estão ocupadas, das quais 154 devem sediar as provas nos dias 5 e 6 de novembro.


Assembleia do movimento Ocupa Paraná foi realizada no dia 26 de outubro. Crédito: Ocupa Paraná

Outros estados também estão com escolas tomadas, como é o caso do Rio Grande do Norte, com 12 locais de provas com manifestantes, e Minas Gerais, com 6 colégios destinados ao Enem ocupados. Ao todo, pelo menos 11 estados brasileiros estão com instituições ocupadas por manifestantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As ocupações tem como objetivo protestar contra a nova reforma do ensino médio e à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que congela os investimentos na educação por 20 anos. 

Posicionamento do MEC

Por meio de nota, a Assessoria de Comunicação do MEC informou que reconhece a legitimidade do direito de protestar, mas conta com o bom senso dos manifestantes para que desocupem os locais até dia 31 de outubro.

Durante a coletiva de imprensa, por ocasião da liberação dos locais de prova no dia 19 de outubro, o ministro da educação, Mendonça Filho, informou que, se as escolas não forem desocupadas, as provas poderão ser canceladas nessas unidades e o órgão terá que reagendar o Enem. 

Já a Advocacia-Geral da União (AGU) defende que, em caso de cancelamento, o prejuízo, que pode chegar a R$ 8,5 milhões, seja cobrado dos participantes das ocupações. Para isso, é necessário saber os nomes dos ocupantes e o Institutos Federais alegam que há obstáculos para conseguir essas informações.

Com informações da Agência Brasil

Veja também

UEA divulga editais do Vestibular 2026 e SIS 2025 com oferta de curso em alta
Juntas, seleções oferecem mais de 3,7 mil vagas em Manaus, Parintins, Tefé e Itacoatiara
Inep abre inscrições para Encceja Exterior 2025
A prova é aplicada em 16 cidades em países pelo mundo todo, em parceria com o Ministério de Relações Exteriores.
UFSM, no RS, está com inscrição aberta do Vestibular 2026
Processo seletivo oferece 1.707 vagas em cursos ministrados em quatro campi
Filme sobre Ney Matogrosso estreia hoje (17). Veja 7 curiosidades sobre cantor brasileiro
Cinebiografia que relata vida e obra do artista de 83 anos tem sido elogiada. Produção está na Netflix.
Inep publica o edital da Prova Nacional Docente (PND) 2025
Veja as regras e datas definidas para a Prova Nacional Docente (PND) 2025.
Pagamento da taxa de inscrição da UERJ 2025/2 via Enem encerra hoje (17)
Hoje, também acaba o prazo para enviar o boletim de notas do Enem para o processo seletivo da UERJ 2025/2.
Inep adia prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2025
Participantes podem pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 85, até o dia 27 de junho.
Vestibular via notas do Enem: confira 5 seleções com inscrição aberta
Vestibulares 2025/2 da UFLA (MG), do IFG e da PUC-SP são exemplos
Locais de prova do Vestibular 2025/2 da Cederj são divulgados hoje (16)
Estão disponíveis 6.965 vagas no vestibular 2025/2 da Cederj.
UFJF publica notas das 1ª e 2ª etapas do Pism 2025
O Pism abre milhares de vagas para a UFJF anualmente com método de seleção seriada.
Prova Nacional Docente (PND) 2025: Inep divulga regras do Enem dos Professores
Notas da Prova Nacional Docente poderão ser utilizadas como etapa complementar de concursos públicos para professores
Dia do Doador de Sangue: entenda o que estudar sobre sangue e tipos sanguíneos
Dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Entenda a importância da data e o que estudar sobre sangue e tipos sanguíneos.