O Ministério da Educação (MEC) reforçou nesta sexta-feira, 1º de outubro, mudanças em relação ao preenchimento das vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ambos os programas usam as notas do Enem para selecionar os candidatos.
Anteriormente, se sobrassem vagas nos dois programas, era aberto um novo prazo de inscrições para que as oportunidades fossem preenchidas. Nesse caso, os candidatos era selecionados por ordem de inscrição.
Agora, conforme já vem sendo adotado no ProUni e no Fies, caso as vagas não sejam preenchidas no processo seletivo regular, a ocupação das oportunidades será de acordo com o desempenho obtido no Enem.
Para o MEC, esse novo critério de preenchimento de vagas remanescentes é mais transparente e justo para os estudantes por usar as notas do Enem já informadas no momento da inscrição.
Fim das vagas remanescentes
O MEC explica que, em razão da nova política de ocupação das vagas remanescentes, neste semestre não vai abrir processo seletivo para as oportunidades que sobraram das seleções regulares.
ProUni e Fies
O ProUni oferece bolsas de estudo em universidades particulares para estudantes da rede pública e de baixa renda. Já o Fies, financiamentos, também em instituições de ensino privadas.