Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Provas do Enem 2014 podem ser realizadas nos dias 08 e 09 de novembro

Provas do Enem 2014 podem ser realizadas nos dias 08 e 09 de novembro

MEC já está consultando as instituições de ensino para a aplicação das provas nestas datas.

Publicado por Érica Caetano
15/04/2014 10h42 , atualizado em 15/04/2014 10h43

O Ministério da Educação (MEC) já está entrando em contato com as instituições de ensino, por meio de ofício, a fim de averiguar a possibilidade da realização das provas da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 08 e 09 de novembro. 

Diferente dos outros anos, quando as provas acontecem no mês de outubro, a alteração se dá devido às eleições de 2014. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), mas a assessoria reforçou que o contato com as instituições ainda se trata apenas de uma consulta e que o Enem ainda não está oficialmente confirmado nessas datas. Segundo o Instituto, a definição deve ocorrer até o final do mês de abril.

O Enem

O Enem 2013 foi aplicado nos dias 26 e 27 de outubro e o resultado foi disponibilizado no dia 03 de janeiro. No primeiro dia, os participantes foram condicionados a 90 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo, eles responderam outras 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, mais a Redação, cujo tema foi “Os efeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil”.

Dos 7.173.574 estudantes inscritos, entre 13 e 27 de maio, mais de dois milhões de candidatos não compareceram às provas, o que resultou em um índice de abstenção de 29% em todo o Exame. No total, 36 estudantes foram eliminados por postarem fotos nas redes sociais da sala de realização da prova, sendo 24 no primeiro dia e 12 no segundo. Outros 1.522 candidatos foram eliminados por tentativa de fraude. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Exame foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. O desempenho obtido pelo candidato no Exame é utilizado como critério de seleção para bolsas parciais ou integrais (Programa Universidade para Todos – Prouni); obtenção de financiamento de graduação (Fundo de Financiamento Estudantil – Fies); complemento ou substituição de vestibulares (Sistema de Seleção Unificada – Sisu); certificação de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou ainda, em seleção de cotistas.

Duas edições ao ano

No início deste ano, o novo ministro da Educação, José Henrique Paim, confirmou que não haverá duas edições do Enem este ano. A aplicação de duas provas por ano é cogitada desde 2009, quando a intenção foi anunciada pelo então ministro da Educação, Fernando Haddad. Uma portaria foi publicada no Diário Oficial da União em 2011 determinado dois exames para 2012. No entanto, a portaria foi revogada porque a empresa que faz a gestão de risco do Enem concluiu que isso sobrecarregaria as estruturas logísticas do exame.

Em janeiro de 2012, a presidenta Dilma Rousseff chegou a confirmar duas provas do Enem para 2013, uma em abril e outra em novembro, mas em março do ano passado o MEC desistiu novamente da ideia. Dessa vez a alegação foi que o Enem custa caro (cerca de R$ 270 milhões) e uma edição por ano já é suficiente para avaliar o ensino médio e atender os estudantes que almejam vagas em universidades públicas.

Veja também

IFRR solta local de prova do Vestibular 2022/1
Interessados nas 180 vagas em cursos superiores farão provas no dia 13 de fevereiro

UFRGS: cursos de saúde física e mental são os mais procurados do Vestibular 2022
Medicina lidera com mais de 50 candidatos por vaga. Em seguida, vêm Psicologia e Biomedicina.

UFJF divulga local de prova do Pism 2022
Universidade informou que 30 mil estudantes devem fazer provas nos dias 5 e 6 de fevereiro

Resultado do Vestibular 2022/1 da Famerp está disponível
Outras chamadas serão divulgadas para 31 de janeiro, 04, 10, 16 e 22 de fevereiro, além de 07 de março.

Locais de prova da 3ª etapa do PAS 2021 da UnB estão disponíveis
Os participantes da terceira etapa somente farão testes no Distrito Federal, nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. 

Cursinho Popular da Poli USP está com inscrições abertas para 2022
O cursinho da Poli gratuito, mas há taxa de matrícula que são no valor de duas parcelas de R$ 100. 

Cursinho de Educação Popular da UFTM está com inscrições abertas para turmas de 2022
Podem participar estudantes que já concluíram o Ensino Médio ou que estejam matriculados no 3º ano do Ensino Médio, ambos em escolas públicas estaduais ou de rede privada desde que comprove que foi beneficiado com bolsa integral. 

UFMS divulga resultado do Vestibular 2022 e PASSE 2021
Primeira seleção ofertou 3.347 vagas e segunda, 1.089 oportunidades em cursos em Campo Grande e no interior

Locais de prova do Vestibular 2022/1 da UFRR estão disponíveis
Mais de 5,6 mil candidatos farão provas no dia 6 de fevereiro, em Boa Vista.

Ceará: UVA altera data da prova do Vestibular 2022/1
Cronograma foi mudado em razão do aumento de casos da variante Ômicron do coronavírus

1ª reclassificação do Vestibular 2022/1 do Cederj está disponível
Ainda segundo o calendário, a segunda reclassificação sairá no dia 28 de janeiro e a terceira, no dia 02 de fevereiro.

Realização do PSC 2021 da UFAM está suspenso por 30 dias
Suspensão se deve por conta do surto epidemiológico confirmado, com o aumento explosivo de transmissibilidade da variante ômicron da Covid-19, tanto na capital quanto no interior do estado do Amazonas.