O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira, 02 de abril, os espelhos com as correções das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Esta é a segunda vez que o órgão apresenta a vista pedagógica das redações com a proposta de contribuir para o aperfeiçoamento do processo de correção e disponibilização dos resultados. Não será concedido prazo para recursos.
Os textos foram avaliados de acordo com cinco competências: domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa; compreensão da proposta de redação e aplicação dos conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolvimento do tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaboração da proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
A avaliação foi feita de forma independente por dois professores, que atribuíram uma nota de 0 a 200 para cada uma das competências, totalizando 1.000 pontos. Em casos de discrepância, os textos passaram, ainda, por um terceiro avaliador. Permanecendo a diferença superior de 100 pontos entre as notas totais ou de mais de 80 pontos nas competências, o texto seria corrigido por uma banca com três professores. Foi atribuída nota zero para as provas com fuga total ao tema; não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; até sete linhas; desenhos ou parte do texto desconectada ao tema; desrespeito aos direitos humanos; e folha de redação em branco. O título foi considerado como elemento opcional e linha escrita.
Enem 2013
O Exame deste ano foi aplicado nos dias 26 e 27 de outubro e o resultado foi disponibilizado no dia 03 de janeiro. No primeiro dia, os participantes foram condicionados a 90 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo, eles responderam outras 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, mais a Redação, cujo tema foi “Os efeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil”.
Dos 7.173.574 estudantes inscritos, entre 13 e 27 de maio, mais de dois milhões de candidatos não compareceram às provas, o que resultou em um índice de abstenção de 29% em todo o Exame. No total, 36 estudantes foram eliminados por postarem fotos nas redes sociais da sala de realização da prova, sendo 24 no primeiro dia e 12 no segundo. Outros 1.522 candidatos foram eliminados por tentativa de fraude. O cronograma da edição de 2014 já está sendo elaborado e deverá ser divulgado entre março e abril. Mais informações podem ser obtidas no Guia do Participante.