Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inep disponibiliza espelho com as correções das redações do Enem 2013

Inep disponibiliza espelho com as correções das redações do Enem 2013

Acesso às provas é meramente pedagógico, o que impossibilita a interposição de recursos.

Publicado por Wanja Borges
02/04/2014 10h40

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira, 02 de abril, os espelhos com as correções das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Esta é a segunda vez que o órgão apresenta a vista pedagógica das redações com a proposta de contribuir para o aperfeiçoamento do processo de correção e disponibilização dos resultados. Não será concedido prazo para recursos.

Espelho Redação Enem 2013

Os textos foram avaliados de acordo com cinco competências: domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa; compreensão da proposta de redação e aplicação dos conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolvimento do tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaboração da proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

A avaliação foi feita de forma independente por dois professores, que atribuíram uma nota de 0 a 200 para cada uma das competências, totalizando 1.000 pontos. Em casos de discrepância, os textos passaram, ainda, por um terceiro avaliador. Permanecendo a diferença superior de 100 pontos entre as notas totais ou de mais de 80 pontos nas competências, o texto seria corrigido por uma banca com três professores. Foi atribuída nota zero para as provas com fuga total ao tema; não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; até sete linhas; desenhos ou parte do texto desconectada ao tema; desrespeito aos direitos humanos; e folha de redação em branco. O título foi considerado como elemento opcional e linha escrita. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem 2013
O Exame deste ano foi aplicado nos dias 26 e 27 de outubro e o resultado foi disponibilizado no dia 03 de janeiro. No primeiro dia, os participantes foram condicionados a 90 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo, eles responderam outras 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, mais a Redação, cujo tema foi “Os efeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil”.

Dos 7.173.574 estudantes inscritos, entre 13 e 27 de maio, mais de dois milhões de candidatos não compareceram às provas, o que resultou em um índice de abstenção de 29% em todo o Exame. No total, 36 estudantes foram eliminados por postarem fotos nas redes sociais da sala de realização da prova, sendo 24 no primeiro dia e 12 no segundo. Outros 1.522 candidatos foram eliminados por tentativa de fraude. O cronograma da edição de 2014 já está sendo elaborado e deverá ser divulgado entre março e abril. Mais informações podem ser obtidas no Guia do Participante.

Veja também

Cursinhos da USP 2022 estão com inscrições abertas
Pré-vestibulares MedEnsina e FEAUSP oferecem, juntos, quase 400 vagas para estudantes sem condições financeiras

UniRV (GO) divulga resultado do Vestibular 2022/1 de Medicina
Selecionados para as 75 vagas já devem fazer matrículas presenciais a partir de amanhã (7)

Unespar está com inscrições abertas para o Vestibular Especial 2022
Nesta edição, estão sendo ofertadas vagas somente para os cursos que não foram preenchidos pelo processo seletivo de ingresso anterior da Unespar.

Locais de prova do Vestibular 2022/1 do Cederj já podem ser acessados
No cartão de confirmação de inscrição está disponível, além do local de prova, os números dos prédios e das salas. As prova do vestibular 2022/1 do Cederj estão marcadas para o dia 12 de dezembro.

Inscrições do Vestibular 2022 da UnB estão abertas
A taxa é de R$ 182 e o prazo se encerra às 18h do dia 20 de dezembro.

Unesp divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2022
Estudantes convocados farão provas da segunda fase no dia 19 de dezembro

UEPG divulga provas e gabaritos do PSS 2021
Provas foram aplicadas neste domingo, 05 de dezembro. As provas foram aplicadas em 20 cidades do estado do Paraná. 

UFRR recebe inscrições para Vestibular 2022
Seleção oferta 777  vagas para modalidades de Prova Integral e 3 etapa do Processo Seletivo Seriado

Inscritos no Vestibular 2022 da UFMS fazem provas hoje (5)
Processo seletivo ocorrerá em Campo Grande e dez cidades do interior. Vestibulandos concorrem a mais de 3,3 mil vagas.

Provas da 1ª e 2ª etapa do SSA 2022 da UPE começam a ser aplicadas
As provas das duas primeiras fases do SSA 2022 da UPE acontecem nos mesmos dias, com alteração somente do turno. Elas continuam no dia 12 de dezembro.

Medicina e Odonto: UCPel realiza provas do Vestibular de Verão 2022 no domingo
As provas acontecem de forma on-line, neste domingo (05), com prova objetiva mais redação, síncronas, em duas etapas.

Provas do PSS 2021 da UEPG são aplicadas amanhã (05)
Nesta edição, são 16.003 candidatos inscritos, que farão as provas em 52 locais.