O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou na tarde de hoje, 17 de janeiro, os desempenhos máximo e mínimo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Os valores correspondem ao menor e ao maior desempenho, dentre todos os participantes do exame, em cada uma das quatro áreas do conhecimento avaliadas pela seleção.
Segundo o documento, a maior nota foi registrada na prova de Matemática e suas tecnologias, o equivalente a 971,50. Nesta área, o menor desempenho foi de 322,40. Em Ciências da Natureza a nota máxima foi de 901,3 e a menor foi de 311,5. Já em Ciências Humanas e Linguagens e Códigos os maiores desempenhos foram de 888,7 e 813,3 e os menores registrados foram de 299,5 e 261,3, respectivamente.
As notas mínimas e máximas variam conforme a área de conhecimento avaliada porque depende do nível de dificuldade das questões de cada prova. Desde 2009, a proficiência dos participantes é calculada por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Um mapa de itens do exame foi criado pelo Inep para facilitar o entendimento dos estudantes e sociedade quanto à metodologia de cálculo das proficiências do Exame. Confira.