O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, por meio de portaria no Diário Oficial da União, as novas regras para o processo de preenchimento das bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni). A partir desta primeira edição de 2014, o órgão disponibilizará um sistema on-line para os estudantes se inscreverem. Antes, os processos seletivos eram realizados pelas próprias instituições.
Candidatos que tenham efetuado inscrição, em todas as suas opções, em cursos com registro de não formação de turma ou sejam professores da rede pública de ensino, no quadro de pessoal permanente da instituição pública, poderão se inscrever a partir de 10 de março. Para os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com desempenho superior a 450 pontos na média das notas das provas e zero na redação, elas terão início no dia 12 seguinte.
O prazo será encerrado em 26 de março para estudantes não matriculados no curso da instituição em que deseja se inscrever a bolsa remanescente e no dia 27 de maio para candidatos que já efetivaram matrícula. Os inscritos terão dois dias úteis, após a manifestação de interessa na vaga, para comprovar as informações na instituição escolhida. O resultado da comprovação das informações devem ser registrados pelas instituições nos dias 31 de março e 30 de maio, no Sistema Informatizado do ProUni (SisproUni). Detalhes no Edital.
ProUni 2014/1
Neste semestre, 1.259.285 estudantes se inscreveram para a disputa das 191.625 bolsas de estudos oferecidas, o equivalente a 2.424.354 inscrições. As 131.636 bolsas integrais estão sendo concedidas para estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um e meio salário mínimo (R$ 1.017). Já as 59.989 parciais são garantidas para vestibulandos com renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários-mínimos (R$ 2.034). Administração foi o curso com a maior oferta de vagas, o equivalente a 21.252. Já em relação ao Estado, São Paulo ficou na liderança com 64.327 disponíveis.