O Ministério da Educação (MEC) divulgou na noite de ontem, 25 de junho, que prorrogou o prazo das inscrições da segunda edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2013/2. Elas findariam às 23h59 de ontem, dia 25. Agora, com o novo prazo, os estudantes interessados em participar do Programa têm até esta quinta-feira, 27 de junho, para efetuarem a inscrição.
Até às 18h de ontem, já haviam sido registrados 336.748 inscritos e 648.807 inscrições. Os candidatos podem optar por até duas opções de curso, por isso a diferença nos números. Estão sendo oferecidas nesta edição do ProUni 90.045 bolsas, onde desse total, 55.693 são integrais e 34.352 parciais (50% do valor da mensalidade da instituição privada).
Para participar o estudante precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 obtendo no mínimo 450 pontos na média das cinco provas sem ter zerado a redação. Além disso, é necessário também ter estudado durante todo o Ensino Médio na rede pública de ensino ou na rede privada por meio de bolsa de estudos integral.
Pessoas deficientes e professores da rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrantes do quadro de pessoal permanente da escola, que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia também podem se inscrever no programa.
Estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um e meio salário mínimo (R$ 1.017) terão bolsas integrais concedidas. Já aqueles candidatos com renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 2.034) terão o benefício de bolsas parciais de 50%. Professores de escolas públicas são os únicos que não precisam comprovar renda.
Resultado
A primeira chamada do ProUni 2013/2 também teve a data alterada e agora está prevista para domingo, dia 30, com prazo de 1º a 08 de julho para o candidato selecionado se apresentar à instituição de ensino e comprovar as informações preenchidas na inscrição. A segunda convocação acontece em 16 de julho, com confirmação dos dados de 16 a 22 seguintes.
Os estudantes que não forem selecionados na primeira e segunda chamada podem se inscrever na lista de espera do programa entre os dias 26 e 29 de julho. A lista estará disponível no Sistema Informatizado do ProUni (Sisprouni) para consultas pelas instituições em 1º de agosto.
No dia seguinte, dia 02, será realizada a primeira chamada. O selecionado terá até o dia 07 do mesmo mês para comprovar os dados, apresentar os documentos e efetuar o registro acadêmico. A outra convocação ocorrerá no dia 12 de agosto. O prazo para conferência de documentos e efetivação da matrícula vai até o dia 15 seguinte. As instituições poderão realizar outras convocações posteriormente, caso existam bolsas remanescentes.