Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. MEC volta atrás e nota de corte do SiSU 2021/1 será gerada como acontecia nas edições antes de 2020

MEC volta atrás e nota de corte do SiSU 2021/1 será gerada como acontecia nas edições antes de 2020

Entidades estudantis também entraram com ação na 4ª Vara Cível Federal de São Paulo para suspender a dupla classificação da edição de 2021 do SiSU.

Publicado por Érica Caetano
12/04/2021 07h40 , atualizado em 12/04/2021 08h47

O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste domingo, 11 de abril, que as notas de corte dos cursos ofertados na primeira edição de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) assim como a classificação parcial dos candidatos inscritos voltarão a ser geradas e apresentadas no mesmo formato adotado em edições passadas, anteriores às duas edições de 2020.
 
A nota do candidato parcialmente classificado no curso de sua primeira opção de inscrição estava sendo computada para efeito do cálculo da nota de corte do curso de sua segunda opção. E isso não ocorrerá mais.

O sistema de inscrição do SiSU estará ajustado com essa alteração em dois momentos: de meia-noite até uma hora de amanhã, 13 de abril, o sistema fará o processamento e a apresentação do primeiro ranqueamento das inscrições nesse formato; o segundo momento ocorrerá de meia-noite até uma hora de quarta-feira, dia 14. 

Assim, os candidatos terão terça e quarta-feira durante todo o dia para fazerem suas opções com base na mesma sistemática que era utilizada nas edições do SiSU realizadas até o segundo semestre de 2019.

Ação judicial de entidades estudantis

Ainda na sexta-feira, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundarista (Ubes), junto à Defensoria Pública da União (DPU), entraram com ação na 4ª Vara Cível Federal de São Paulo para suspender a dupla classificação da edição de 2021 do SiSU.

De acordo com as instituições, a forma atual utilizada pelo Sistema não estava ajudando os estudantes, pelo contrário, poderia induzi-los ao erro. Outro pedido das entidades se referia ao prazo de inscrição, para que o mesmo fosse estendido.

As entidades consideraram ao fazer o pedido que a dinâmica utilizada inviabilizava a tomada de decisão a partir das notas de corte, já que a dupla classificação de um mesmo candidato fazia com que sua nota fosse concomitantemente considerada na definição da nota de corte em dois cursos, em que pese o fato de que necessariamente tivesse de optar por apenas um deles.

Também consideraram na petição que os parâmetros utilizados até então eram irreais, pois pressupõem a possibilidade de uma mesma pessoa estar na lista de concorrência de dois cursos. 

Conforme o edital do SiSU, o candidato pode escolher até duas opções de curso e caso não consiga vaga na 1ª opção, pode garantir na segunda. Se não obtiver classificação em nenhuma, pode entrar para a lista de espera.

Contudo, estudantes contestaram o SiSU por contabilizar a classificação dos inscritos na 1ª e 2ª opção ao mesmo tempo em cada vaga.

Inscrições prorrogadas

As inscrições do SiSU estavam previstas de serem encerradas na última sexta-feira, dia 09. Mas pouco antes do encerramento do prazo, o MEC decidiu prorrogá-lo até o dia 14 de abril.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Inscreva-se SiSU 2021/1

O sistema seleciona os candidatos por meio de análise das notas do Enem 2020. Os pesos e as notas mínimas de cada uma das cinco provas do exame educacional variam conforme o curso e universidade.

No momento da inscrição, o estudante precisa informar o curso, faculdade, unidade, turno e modalidade de concorrêcia: se ampla concorrência, cotas ou programa de políticas de ações afirmativas. 

Todos os dias de inscrição, à meia noite, o Ministério da Educação (MEC) liberou acesso às notas de corte. Para fazer a consulta, é necessário clicar no ícone de pesquisa o nome do curso ou da instituição de ensino.

A nota de corte é a menor nota que o estudante precisa ter para disputar uma das vagas. Essa nota é determinada com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Saiba mais sobre as notas do corte do SiSU
 
O MEC explicou que o formato de geração das notas de corte que estava vigente desde 2020, havia sido alterado para demonstrar a integralidade das notas de todos os candidatos, independentemente da situação de classificação na primeira opção de curso.
 
E que como o Sistema considera, para efeito do resultado, a ordem de classificação, o candidato classificado para a sua primeira opção de curso não é selecionado para a sua segunda opção de curso, mesmo tendo obtido pontuação suficiente também na sua última opção e quenenhum dos formatos adotados para divulgação da nota de corte promoveria ocupação indevida de vagas no SiSU.

Vagas

O SiSU 2021/1 oferece 206.609 vagas, distribuídas em mais de 5,5 mil cursos de graduação de 109 instituições públicas de educação superior, como universidades federais e estaduais e institutos e centros federais.

A prorrogação das inscrições modificou o cronograma de resultado e matrícula. Agora, o resultado do SiSU 2021/1 será divulgado no dia 16 de abril, com matrículas entre os dias 19 e 23 de abril. Já o prazo para manifestar interesse na lista de espera será de 16 a 23 de abril.

A lista de espera é repassada para as instituições que definem as próximas chamadas e os respectivos calendários. Quem se inscrever na lista de espera deve acompanhar a seleção pelas próprias páginas das universidades que oferecem a vaga.

Leia mais detalhes sobre a lista de espera do SiSU

Para mais detalhes, acesse o Edital SiSU 2021/1.

Veja também

Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira
ITA abre isenções do Vestibular 2025
Concurso de admissão terá duas fases, com provas em outubro e novembro
Pré-Enem da UEMS 2024 gratuito recebe inscrição para novas turmas
As 200 vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Nova Andradina
UFVJM, em Minas Gerais, abre isenção da taxa de inscrição do SASI 2024
Candidatos do vestibular seriado podem tentar isenção total ou parcial
Dia Mundial do Livro: conheça autores homenageados na data comemorativa
Homenageados morreram neste mesmo dia em 1616. Escritores nasceram na Inglaterra, Espanha e Peru.
Enem 2024: isenção encerra nesta sexta (26)
Saiba como solicitar e quem pode pedir a isenção no Enem 2024
Vestibular de inverno 2024 da UDESC abre as inscrições
São mais de mil vagas distribuídas entre 37 cursos da Universidade
Dia Mundial do Livro 2024: especialistas em educação revelam que sociedade leitora é formada na infância
Consequência de incentivar a leitura na infância é formar uma sociedade de adultos que consomem diferentes tipos de texto
Cederj recebe pedidos de isenção do Vestibular 2024/2
Também está aberto prazo de pré-inscrição pelo sistema de cotas e ações afirmativas
UEMA abre pedidos de isenção de taxa do PAES 2025
Podem participar estudantes que cursaram os últimos cinco anos na rede pública e candidatos com renda familiar de até dois salários mínimos
Dia da Terra: você sabe o quão importante é a Amazônia para o planeta?
Veja a nossa conversa com um ecologista que trabalha na Amazônia sobre a importância deste bioma para a vida na terra