Interessados em estudar o curso de Medicina em universidades públicas da Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul terão mais oportunidades a partir de agora. O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira, 9 de dezembro, a autorização de 382 novas vagas em instituições de ensino desses estados.
De acordo com esta portaria, o curso foi autorizado nestas quatro universidades: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Veja a distribuição das vagas:
-UFBA (campus de Vitória da Conquista): 80 vagas
-UFERSA (campus de Mossoró): 80 vagas
-UFPI (Campus de Picos): 60 vagas
-Unipampa (campus de Uruguaiana): 60 vagas
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) já ofereciam o curso, mas, segundo esta portaria que anuncia a ampliação das vagas, as instituições passam a disponibilizar mais 102. Confira abaixo:
-UFSM (campus de Santa Maria): de 100 para 120 vagas
-UFCSPA (campus de Porto Alegre): de 88 para 100 vagas
-FURG (Campus de Rio Grande): de 70 para 100 vagas
-UFOB (campus de Barreiras): de 40 para 80 vagas
Segundo o MEC, a expansão dos cursos de Medicina faz parte do Programa Mais Médicos e a meta é de chegar a 1,34 vaga de graduação para cada 10 mil habitantes até 2017.