UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Ministro da Educação orienta estudantes para o Enem 2013

Ministro da Educação orienta estudantes para o Enem 2013

Acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição com antecedência foi um dos pontos ressaltados por Mercadante. Até o momento, mais de um milhão de candidatos acessaram o documento.

Publicado por Wanja Borges
04/10/2013 18h14 , atualizado em 04/10/2013 18h15

O Ministro de Estado da Educação, Aloizio Mercadante, prestou orientações importantes aos candidatos que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 nos dias 26 e 27 de outubro, em coletiva de imprensa realizada ontem, dia 03. O áudio foi disponibilizado na tarde de hoje pela Assessoria de Comunicação do MEC. Confira:

Orientações Ministro da Educação sobre o Enem 2013

Mercadante deu início a sua fala ressaltando a importância dos candidatos verificarem atentamente e antecipadamente as informações disponibilizadas no Cartão de Confirmação de Inscrição. Segundo ele, muitos estudantes foram prejudicados no último Exame por confundirem o local de realização das provas com o nome da cidade, por exemplo. Só no ano passado, mais de 400 mil participantes deixaram para acessar o documento nos últimos três dias.

Neste ano, nas primeiras 24 horas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já registrou 1.117.512 acessos ao Cartão. A versão impressa do documento, que já está sendo distribuída pelos Correios, deve ser recebida até dia 18 pelos participantes. Qualquer erro deve ser notificado ao call center, pelo telefone 0800 61 61 61.

Na visão do ministro, o ideal é que o estudante visite o local de prova com antecedência para verificar o melhor caminho e o tempo de deslocamento necessário, colocando uma margem de segurança para o dia do Exame. “Se o candidato for prudente, não terá surpresas e dificuldades para iniciar a prova”, afirmou.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Provas 
A atenção ao horário de início das provas também foi reforçada por Mercadante na ocasião. Como os testes serão iniciados às 13 horas, no horário de Brasília, os participantes deverão considerar o fuso horário de cada região. A necessidade em apresentar um documento oficial de identificação, guardar aparelhos celulares e equipamentos eletrônicos desligados dentro do porta objetos e ler atentamente as instruções e confirmar os dados registrados no Caderno de Questões, Cartão Resposta e Folha de Redação também foi evidenciada.  

O ministro ressaltou, ainda, que o Ministério está monitorando condições climáticas e estradas e acompanhando a possível realização de eventos nas regiões onde as provas serão aplicadas para evitar qualquer tipo de imprevisto. Uma parceria com as Secretarias Municipais de Saúde também está sendo firmada para garantir um atendimento de emergências às gestantes, se necessário. O candidato só poderá sair do local de prova depois de transcorridas duas horas do início das provas e somente quatro horas após o seu início, se desejar levar consigo o Caderno de Questões. 

 

Veja também

Dia dos Pais: entenda a importância da função paterna no desenvolvimento das crianças
Especialistas comentam sobre os benefícios da função paterna para o desenvolvimento das crianças e como isso acontece em diferentes configurações de família
Unesp disponibiliza mais de 7,6 mil vagas nos vestibulares 2026
Unesp realiza vestibular tradicional e via notas do Enem, além de vagas do Meio do Ano e Provão Paulista para 2026
Unifesp recebe isenção da taxa do Vestibular Misto 2026 para Medicina
No Vestibular Misto 2026, candidatos fazem prova complementar e utilizam notas do Enem para concorrer a vagas de Medicina
Paraná: UEM solta resultado do Vestibular de Inverno 2025
Mais de 9 mil candidatos participaram das provas do Vestibular de Inverno 2025 da Universidade Estadual de Maringá (UEM)
80 anos de Hiroshima e Nagasaki: professores apontam os principais impactos dos ataques nucleares
Os ataques a Hiroshima e Nagasaki marcam o fim da Segunda Guerra Mundial e geram inseguranças sobre a capacidade humana.
UTFPR: resultado de Vestibular 2025.2 via Enem está disponível
Além das notas do Enem, também foram aceitos histórico escolar e desempenho de edições anteriores do vestibular, para seleção.
Período de isenção de taxa do Pism 2026 da UFJF encerra hoje, 8
As inscrições para o processo seletivo seguem abertas até o dia 5 de setembro.
Dia do Estudante: alunos do Instituto Militar de Engenharia (IME) compartilham trajetórias
Neste Dia do Estudante, conheça estudantes de engenharias do IME que compartilham sobre como foi a preparação para o vestibular e o dia a dia da graduação
Fuvest 2026: confira Guia de Carreiras com vagas do vestibular da USP
Inscrições para o Vestibular 2026 da Fuvest começam em 18 de agosto
Manual da Unicamp disponível: confira orientações para Vestibular 2026
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) disponibilizou para consulta Manual de Ingresso para Vestibular 2026. Inscrições abertas até 1º de setembro.
UFAM: resultado da isenção de taxa do PSI 2026 está disponível
São oferecidas 636 vagas em cursos de graduação em campus localizados no interior do Amazonas, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2026.
Encceja 2025: reaplicação de provas pode ser solicitada até sexta (8)
Mais de 700 mil se inscreveram para provas do Encceja 2025