O Ministro de Estado da Educação, Aloizio Mercadante, prestou orientações importantes aos candidatos que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 nos dias 26 e 27 de outubro, em coletiva de imprensa realizada ontem, dia 03. O áudio foi disponibilizado na tarde de hoje pela Assessoria de Comunicação do MEC. Confira:
Orientações Ministro da Educação sobre o Enem 2013
Mercadante deu início a sua fala ressaltando a importância dos candidatos verificarem atentamente e antecipadamente as informações disponibilizadas no Cartão de Confirmação de Inscrição. Segundo ele, muitos estudantes foram prejudicados no último Exame por confundirem o local de realização das provas com o nome da cidade, por exemplo. Só no ano passado, mais de 400 mil participantes deixaram para acessar o documento nos últimos três dias.
Neste ano, nas primeiras 24 horas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já registrou 1.117.512 acessos ao Cartão. A versão impressa do documento, que já está sendo distribuída pelos Correios, deve ser recebida até dia 18 pelos participantes. Qualquer erro deve ser notificado ao call center, pelo telefone 0800 61 61 61.
Na visão do ministro, o ideal é que o estudante visite o local de prova com antecedência para verificar o melhor caminho e o tempo de deslocamento necessário, colocando uma margem de segurança para o dia do Exame. “Se o candidato for prudente, não terá surpresas e dificuldades para iniciar a prova”, afirmou.
Provas
A atenção ao horário de início das provas também foi reforçada por Mercadante na ocasião. Como os testes serão iniciados às 13 horas, no horário de Brasília, os participantes deverão considerar o fuso horário de cada região. A necessidade em apresentar um documento oficial de identificação, guardar aparelhos celulares e equipamentos eletrônicos desligados dentro do porta objetos e ler atentamente as instruções e confirmar os dados registrados no Caderno de Questões, Cartão Resposta e Folha de Redação também foi evidenciada.
O ministro ressaltou, ainda, que o Ministério está monitorando condições climáticas e estradas e acompanhando a possível realização de eventos nas regiões onde as provas serão aplicadas para evitar qualquer tipo de imprevisto. Uma parceria com as Secretarias Municipais de Saúde também está sendo firmada para garantir um atendimento de emergências às gestantes, se necessário. O candidato só poderá sair do local de prova depois de transcorridas duas horas do início das provas e somente quatro horas após o seu início, se desejar levar consigo o Caderno de Questões.