Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Ministro da Educação orienta estudantes para o Enem 2013

Ministro da Educação orienta estudantes para o Enem 2013

Acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição com antecedência foi um dos pontos ressaltados por Mercadante. Até o momento, mais de um milhão de candidatos acessaram o documento.

Publicado por Wanja Borges
04/10/2013 18h14 , atualizado em 04/10/2013 18h15

O Ministro de Estado da Educação, Aloizio Mercadante, prestou orientações importantes aos candidatos que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 nos dias 26 e 27 de outubro, em coletiva de imprensa realizada ontem, dia 03. O áudio foi disponibilizado na tarde de hoje pela Assessoria de Comunicação do MEC. Confira:

Orientações Ministro da Educação sobre o Enem 2013

Mercadante deu início a sua fala ressaltando a importância dos candidatos verificarem atentamente e antecipadamente as informações disponibilizadas no Cartão de Confirmação de Inscrição. Segundo ele, muitos estudantes foram prejudicados no último Exame por confundirem o local de realização das provas com o nome da cidade, por exemplo. Só no ano passado, mais de 400 mil participantes deixaram para acessar o documento nos últimos três dias.

Neste ano, nas primeiras 24 horas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já registrou 1.117.512 acessos ao Cartão. A versão impressa do documento, que já está sendo distribuída pelos Correios, deve ser recebida até dia 18 pelos participantes. Qualquer erro deve ser notificado ao call center, pelo telefone 0800 61 61 61.

Na visão do ministro, o ideal é que o estudante visite o local de prova com antecedência para verificar o melhor caminho e o tempo de deslocamento necessário, colocando uma margem de segurança para o dia do Exame. “Se o candidato for prudente, não terá surpresas e dificuldades para iniciar a prova”, afirmou.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Provas 
A atenção ao horário de início das provas também foi reforçada por Mercadante na ocasião. Como os testes serão iniciados às 13 horas, no horário de Brasília, os participantes deverão considerar o fuso horário de cada região. A necessidade em apresentar um documento oficial de identificação, guardar aparelhos celulares e equipamentos eletrônicos desligados dentro do porta objetos e ler atentamente as instruções e confirmar os dados registrados no Caderno de Questões, Cartão Resposta e Folha de Redação também foi evidenciada.  

O ministro ressaltou, ainda, que o Ministério está monitorando condições climáticas e estradas e acompanhando a possível realização de eventos nas regiões onde as provas serão aplicadas para evitar qualquer tipo de imprevisto. Uma parceria com as Secretarias Municipais de Saúde também está sendo firmada para garantir um atendimento de emergências às gestantes, se necessário. O candidato só poderá sair do local de prova depois de transcorridas duas horas do início das provas e somente quatro horas após o seu início, se desejar levar consigo o Caderno de Questões. 

 

Veja também

Cursinho gratuito 2022 da UFSCar Sorocaba (SP) recebe inscrições
Pré-Enem oferece 70 vagas, sendo 40 para turmas durante a semana e 30 para o sábado

IFAC está com inscrições abertas para o Vestibular 2022/1 via Enem
Os candidatos serão avaliados via notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Poderão ser utilizar as pontuações das edições de 2010 a 2021. 

Unesp libera resultado do Vestibular 2022
Selecionados para as mais de 7,6 mil vagas já podem fazer matrículas virtuais a partir de hoje

IFSudesteMG divulga resultado do Vestibular 2022/1 via Enem
Para participar do Vestibular foi preciso ter feito o Enem e não ter obtido nota zero em nenhum das provas do exame, incluindo a redação, para os cursos de graduação. 

IFRR solta local de prova do Vestibular 2022/1
Interessados nas 180 vagas em cursos superiores farão provas no dia 13 de fevereiro

UFRGS: cursos de saúde física e mental são os mais procurados do Vestibular 2022
Medicina lidera com mais de 50 candidatos por vaga. Em seguida, vêm Psicologia e Biomedicina.

UFJF divulga local de prova do Pism 2022
Universidade informou que 30 mil estudantes devem fazer provas nos dias 5 e 6 de fevereiro

Resultado do Vestibular 2022/1 da Famerp está disponível
Outras chamadas serão divulgadas para 31 de janeiro, 04, 10, 16 e 22 de fevereiro, além de 07 de março.

Locais de prova da 3ª etapa do PAS 2021 da UnB estão disponíveis
Os participantes da terceira etapa somente farão testes no Distrito Federal, nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. 

Cursinho Popular da Poli USP está com inscrições abertas para 2022
O cursinho da Poli gratuito, mas há taxa de matrícula que são no valor de duas parcelas de R$ 100. 

Cursinho de Educação Popular da UFTM está com inscrições abertas para turmas de 2022
Podem participar estudantes que já concluíram o Ensino Médio ou que estejam matriculados no 3º ano do Ensino Médio, ambos em escolas públicas estaduais ou de rede privada desde que comprove que foi beneficiado com bolsa integral. 

UFMS divulga resultado do Vestibular 2022 e PASSE 2021
Primeira seleção ofertou 3.347 vagas e segunda, 1.089 oportunidades em cursos em Campo Grande e no interior