Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. MP do novo Ensino Médio deve provocar mudanças no Enem a partir de 2019

MP do novo Ensino Médio deve provocar mudanças no Enem a partir de 2019

A medida prevê que as escolas terão um prazo para promover as adaptações necessárias.

Publicado por Rafael Batista
17/02/2017 11h42

O Presidente da República, Michel Temer, sancionou na última quinta-feira, dia 16 de fevereiro, a Medida Provisória (MP) 746, de 22 de setembro de 2016. O texto, que foi aprovado pelo Senado no dia 8, provoca grandes mudanças no ensino médio.

Segundo o Ministro da Educação, Mendonça Filho, o novo ensino médio será implantado em todo o Brasil até o ano de 2019. Ainda de acordo com o ministro, a intenção é tornar a educação mais atrativa, melhorando a qualidade da educação.

Com a MP 746 as escolas passam a definir como vão ocupar parte da carga horária dos três anos do ensino médio. No entanto, 60% grade continua composta por um conteúdo mínimo obrigatório, que será pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A nova base ainda está em discussão.

Os outros 40% do currículo será definido de acordo com o projeto da escola, que deverá oferecer pelo menos um de cinco itinerários formativos: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Formação Técnica e Profissional.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Adaptações

Até que o novo ensino médio seja implantado, as escolas terão um tempo de adaptação, o que depende ainda da definição do conteúdo da BNCC. A expectativa é matricular 500 mil jovens em tempo integral até o ano de 2018.

Com estas mudanças, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também deve sofrer adaptações. No entanto, a MP só deve impactar o Enem a partir de 2019, a maioria das escolas brasileiras terá se adequado à reforma do ensino médio.

Além disso, as mudanças no exame dependem ainda do resultado da consulta pública, que teve seu prazo prorrogado até esta sexta-feira, 17 de fevereiro. O Ministério da Educação (MEC) chegou a divulgar a informação de que o Edital do Enem 2017 estaria disponível neste mês de fevereiro, mas a publicação pode ser adiada por causa da consulta pública.

Veja também

Chega ao fim o prazo de inscrições do Vestibular 2022/2 de Medicina e demais cursos da Unicap (PE)
A Unicap oferta 1.719 vagas neste vestibular. As provas para os vestibulandos dos cursos presenciais da Unicap serão realizadas em 09 de julho, exceto Medicina, que será aplicada no domingo, 10 de julho.

UFT solta resultado do Vestibular EaD 2022/2
Para a classificação do candidato, foram atribuídos pesos às disciplinas, de acordo com o curso para o qual o candidato se inscreveu.

Idomed recebe inscrições de Vestibular via Enem para bolsas em Medicina
Candidatos poderão concorrer a 19 bolsas integrais para Medicina em diferentes regiões brasileiras por meio de notas do Enem.

Bahiana publica aprovados no Vestibular 2022/2 de Medicina
Candidatos convocados deverão se matricular pela internet entre os dias 4 e 6 de julho.

IFSuldeMinas divulga resultado do Vestibular 2022/2
A seleção dos candidatos foi feita por meio do uso da nota obtida no Enem, em qualquer edição do exame de 2014 a 2021, e também pela prova regular.

Inscrições abertas para o Cursinho FEAUSP 2022
Iniciativa capacita participantes para vestibulares como a Fuvest. Interessados podem se inscrever até 20 de julho.

IFMG divulga resultado do seu Vestibular 2022/2
O Vestibular de Inverno 2022 do IFMG ofereceu 110 vagas para cursos de graduação.

FGV recebe inscrições do Vestibular Unificado 2023
Pedidos de isenção de taxa podem ser feitas até o dia 17 de outubro, de estudantes que estão cursando ou já concluíram o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais da rede particular.

Resultado do Vestibular de Inverno 2022 da PUC Rio é liberado
Agora, os selecionados deverão realizar as matrículas deverão até o dia 30 de junho.

Inscrições do SiSU 2022/2 já estão abertas
O prazo encerra na próxima sexta-feira, 1º de julho. O MEC já informou a quantidade de vagas e de cursos que são oferecidos nesta edição. São 65.932 vagas confirmadas.

Prazo para se inscrever no PSI 2022 da UFAM chega ao fim nesta terça-feira (28)
Os candidatos ao PSI 2022 da UFAM vão passar pelas provas nos dias 07 e 08 de agosto.

IFSP recebe inscrições para Vestibular 2022/2 com as notas do Enem
Estudantes que fizeram o Enem entre 2017 e 2021 podem concorrer a 880 vagas em cursos superiores.