O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) divulgou no final da tarde de ontem, 10 de setembro, que aprovou as normas do Processo Seletivo de Vagas Iniciais (PSVI) 2015, para o sistema misto de ingresso. O edital foi aprovado por unanimidade e está previsto de ser divulgado na próxima segunda-feira, dia 15.
Foi estabelecido pelo CONSEPE os dias 14 e 15 de dezembro para a aplicação das provas do PSVI. A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Inessa Linhares, explicou que, com a adoção do sistema misto aprovado em reunião anterior do colegiado, serão destinadas 865 vagas para o PSVI, o que representa 40% do total de vagas iniciais (2.184) ofertadas para 2015.
Os demais 60% das vagas serão ofertadas via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Continua mantida as cotas sociais de 5% para pessoas com necessidades especiais e 50% para alunos da rede pública.
O diretor da COMPERVE, Egberto Mesquita, reforçou que o PSVI terá dois processos importantes, que são a assistência especial e a solicitação da isenção da taxa de inscrição, cujas normas também foram aprovadas nesta quarta-feira pelo CONSEPE e serão publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE). A taxa de inscrição para o PSVI será o mesmo do certame do ano passado, ou seja, R$ 110.
Enem/SiSU na UERN
Em maio deste ano, a Universidade publicou uma nota orientando os estudantes interessados em participar do PSV a se inscreverem no Enem 2014. Visitas aos campi avançados e eventos foram realizados para discutir a mudança no sistema de acesso aos cursos superiores com reitores de outras universidades e com a comunidade acadêmica. O Enem já era utilizado pela UERN, contudo, de forma parcial, conforme a opção do vestibulando.
Em julho foi anunciada a adesão integral da UERN ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), por meio do Enem, como critério único de seleção e que poderia ser mantida a sistemática do seu Processo Seletivo Vocacionado (PSV), ao definir peso diferenciado nas provas.
No entanto, no início do mês de agosto, o Ministério Público do Rio Grande do Norte orientou a Universidade a manter o PSV ao invés de adotar o integralmente o Exame via SiSU para o certame de 2015. Na época, o MP informou que o CONSEPE da Universidade deveria fazer uma reunião dentro de 15 dias para anular a decisão.
Ainda segundo o órgão, duas alternativas poderiam ser propostas para a Universidade. A primeira delas seria manter o PSV ou ainda adotar um sistema misto, que tenha como percentual de até 40% de vagas através do certame tradicional, e as demais vagas para o Enem. Assim, o Exame seria utilizado exclusivamente somente no ano 2016.
Para esta recomendação, o Ministério Público levou em conta o fato de muitos candidatos não terem efetuado as inscrições para o Enem 2014 quando então souberam da decisão da UERN, sendo assim, estariam sendo prejudicados.
No final do mesmo mês, a instituição decidiu voltar atrás e aderir apenas parcialmente ao Enem como forma de ingresso aos cursos de graduação para 2015. Foi aprovado então o processo seletivo misto, com 60% das vagas para o SiSU e 40% para o vestibular tradicional, o PSVI. Foram 15 votos a favor, 2 abstenções e nenhum voto contra.