UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. UERN dá início as inscrições do seu PSVI 2015 e Letras EaD

UERN dá início as inscrições do seu PSVI 2015 e Letras EaD

Taxa é de R$ 110, para ambos os certames. Inscrições podem ser feitas até 06 de novembro

Publicado por Érica Caetano
20/10/2014 10h38

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebe a partir de hoje, 20 de outubro, as inscrições para o seu Processo Seletivo Vocacionado Integrado (PSVI) e para o curso de Letras ministrado na modalidade a distância (EaD) 2015. O prazo segue até 06 de novembro, exclusivamente pela internet. O valor da taxa de inscrição é de R$ 110.

Inscreva-se no PSVI UERN 2015
Inscreva-se no Vestibular EaD UERN 2015

Doadores de sangue e estudantes que cursaram o Ensino Médio completo na rede pública de ensino ou como bolsista, igual ou superior a 50% de mensalidade, em escolas particulares puderam solicitar isenção de taxa de ambos os certames entre os dias 26 de setembro e 06 de outubro. O resultado saiu no último dia 15 e mesmo com o benefício é necessário se inscrever no processo seletivo.

As provas do PSVI e Letras EaD serão aplicadas nos dias 14 e 15 de dezembro, das 13h30 às 17h30, nas cidades de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó. Na ocasião, os participantes serão condicionados a questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua estrangeira, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Matemática mais Redação. O Cartão de Identificação do Candidato com os locais de prova, de ambos os certames, estará disponível a partir de 24 de novembro.

Inscritos no curso de Educação Física serão condicionados, ainda, à prévia avaliação médica para comprovação de condições físicas para a realização das atividades requeridas durante o curso. 

A divulgação do resultado final está prevista para 23 de janeiro de 2015. No total, 865 vagas serão preenchidas em cursos de graduação, o que representa 40% do total de vagas iniciadas (2.184) ofertadas para 2015. Os demais 60% das vagas serão oferecidos via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Continua mantida as cotas sociais de 5% para pessoas com necessidades especiais e 50% para alunos da rede pública.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já para o Vestibular EaD são ofertadas 180 vagas, sendo que destas, 50% são reservadas aos portadores de certificado de conclusão do Ensino Médio e 50% aos professores em exercício nas redes públicas de Ensino Básico. Também há reserva de vagas para o sistema de cotas sociais.

Adesão SiSU

Em maio deste ano, a Universidade publicou uma nota orientando os estudantes interessados em participar do PSV a se inscreverem no Enem 2014. O Enem já era utilizado pela UERN, contudo, de forma parcial, conforme a opção do vestibulando. Em julho foi anunciada a adesão integral ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), por meio do Enem, como critério único de seleção e que poderia ser mantida a sistemática do PSV, ao definir peso diferenciado nas provas.

No entanto, no início do mês de agosto, o Ministério Público do Rio Grande do Norte orientou a Universidade a manter o PSV ao invés de adotar o integralmente o Exame via SiSU para o certame de 2015. Ainda segundo o órgão, duas alternativas poderiam ser propostas para a Universidade. A primeira delas seria manter o PSV ou ainda adotar um sistema misto. Assim, o Exame seria utilizado exclusivamente somente no ano 2016.

No final do mesmo mês, a instituição decidiu voltar atrás e aderir apenas parcialmente ao Enem como forma de ingresso aos cursos de graduação para 2015. Foi aprovado então o processo seletivo misto, com 60% das vagas para o SiSU e 40% para o vestibular tradicional, o PSVI. Leia mais aqui. Outros detalhes podem ser obtidos por meio do Edital do PSVI, Manual do Candidato ou ainda Edital EaD.

Veja também

Confira 7 filmes para estudar e treinar inglês durante as férias, segundo especialistas
O período das férias escolares pode ser aproveitado para assistir a conteúdos de lazer e ao mesmo tempo aprender um novo idioma
Encceja 2025: Inep divulga 5 exemplos de redação do exame com nota considerada boa
Redações do Encceja já cobraram temas voltados a trabalho, aos idosos, à tecnologia e outros
Férias escolares: educadoras indicam 5 atividades para fazer com crianças
Colônia de férias, passeios, jogos de tabuleiro e até esportes são opções de atividades
UFSM divulga resultado de Vagas Complementares 2025.2
O Vestibular oferece 418 vagas em cursos de graduação para ingresso no segundo semestre letivo de 2025.
UFRGS abre isenção da taxa de incrição para o Vestibular 2026; veja quem pode fazer prova de graça
Isenção da taxa é um benefício social que permite os estudantes fazerem o vestibular de forma gratuita ou com desconto
UFG volta a ter Vestibular próprio. Confira Edital e vagas do Vestibular 2026
Inscrição para Vestibular 2026 da UFG começa no dia 4 de agosto
Fatec (SP) divulga resultado do Vestibular 2025.2: confira aprovados na seleção
Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec - SP) ofereceu mais de 12 mil vagas
Resultado Etec (SP) 2025.2: lista de aprovados do vestibulinho está disponível
Mais de 36 mil vagas foram oferecidas na segunda edição do Vestibulinho 2025 da Etec, em São Paulo
Redação Encceja 2025: confira as orientações da Cartilha do Participante
A Cartilha do Participante apresenta instruções e competências da redação do exame.
UFLA 2025: resultado das etapas 1 e 2 do PAS é divulgado
As provas foram aplicadas para estudantes de 1º e 2º ano do ensino médio.
Fies 2025.2: inscrição aberta para mais de 74 mil vagas; veja quem pode se inscrever
Candidatos podem utilizar nota do Enem desde 2010 para concorrer a financiamentos do Fies
MEC abre inscrição para mais de 74 mil vagas no Fies 2025.2
Programa permite que estudantes financiem mensalidades de cursos em universidades privadas de todo o Brasil