Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. UERN dá início as inscrições do seu PSVI 2015 e Letras EaD

UERN dá início as inscrições do seu PSVI 2015 e Letras EaD

Taxa é de R$ 110, para ambos os certames. Inscrições podem ser feitas até 06 de novembro

Publicado por Érica Caetano
20/10/2014 10h38

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebe a partir de hoje, 20 de outubro, as inscrições para o seu Processo Seletivo Vocacionado Integrado (PSVI) e para o curso de Letras ministrado na modalidade a distância (EaD) 2015. O prazo segue até 06 de novembro, exclusivamente pela internet. O valor da taxa de inscrição é de R$ 110.

Inscreva-se no PSVI UERN 2015
Inscreva-se no Vestibular EaD UERN 2015

Doadores de sangue e estudantes que cursaram o Ensino Médio completo na rede pública de ensino ou como bolsista, igual ou superior a 50% de mensalidade, em escolas particulares puderam solicitar isenção de taxa de ambos os certames entre os dias 26 de setembro e 06 de outubro. O resultado saiu no último dia 15 e mesmo com o benefício é necessário se inscrever no processo seletivo.

As provas do PSVI e Letras EaD serão aplicadas nos dias 14 e 15 de dezembro, das 13h30 às 17h30, nas cidades de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó. Na ocasião, os participantes serão condicionados a questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua estrangeira, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Matemática mais Redação. O Cartão de Identificação do Candidato com os locais de prova, de ambos os certames, estará disponível a partir de 24 de novembro.

Inscritos no curso de Educação Física serão condicionados, ainda, à prévia avaliação médica para comprovação de condições físicas para a realização das atividades requeridas durante o curso. 

A divulgação do resultado final está prevista para 23 de janeiro de 2015. No total, 865 vagas serão preenchidas em cursos de graduação, o que representa 40% do total de vagas iniciadas (2.184) ofertadas para 2015. Os demais 60% das vagas serão oferecidos via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Continua mantida as cotas sociais de 5% para pessoas com necessidades especiais e 50% para alunos da rede pública.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já para o Vestibular EaD são ofertadas 180 vagas, sendo que destas, 50% são reservadas aos portadores de certificado de conclusão do Ensino Médio e 50% aos professores em exercício nas redes públicas de Ensino Básico. Também há reserva de vagas para o sistema de cotas sociais.

Adesão SiSU

Em maio deste ano, a Universidade publicou uma nota orientando os estudantes interessados em participar do PSV a se inscreverem no Enem 2014. O Enem já era utilizado pela UERN, contudo, de forma parcial, conforme a opção do vestibulando. Em julho foi anunciada a adesão integral ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), por meio do Enem, como critério único de seleção e que poderia ser mantida a sistemática do PSV, ao definir peso diferenciado nas provas.

No entanto, no início do mês de agosto, o Ministério Público do Rio Grande do Norte orientou a Universidade a manter o PSV ao invés de adotar o integralmente o Exame via SiSU para o certame de 2015. Ainda segundo o órgão, duas alternativas poderiam ser propostas para a Universidade. A primeira delas seria manter o PSV ou ainda adotar um sistema misto. Assim, o Exame seria utilizado exclusivamente somente no ano 2016.

No final do mesmo mês, a instituição decidiu voltar atrás e aderir apenas parcialmente ao Enem como forma de ingresso aos cursos de graduação para 2015. Foi aprovado então o processo seletivo misto, com 60% das vagas para o SiSU e 40% para o vestibular tradicional, o PSVI. Leia mais aqui. Outros detalhes podem ser obtidos por meio do Edital do PSVI, Manual do Candidato ou ainda Edital EaD.

Veja também

MEC divulga resultado do ProUni do 2º semestre de 2024
Estudantes convocados devem comprovar os dados de hoje até 14 de agosto na universidade de oferta da bolsa de estudo
MEC encerra inscrição do ProUni do 2º semestre de 2024
Programa Universidade para Todos oferece mais de 240 mil bolsas de estudo em todo o Brasil
Inscrição para o ProUni do segundo semestre de 2024 está aberta
Há concessão de bolsas parciais (50%) e integrais (100%)
MEC libera edital e datas do ProUni do 2º semestre de 2024
Inscrição para Programa Universidade para Todos começa dia 23 de julho
Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)
Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho
Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep
Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep