Encerra hoje, 06 de novembro, o período de inscrições do Processo Seletivo Vocacionado Integrado (PSVI) e da seleção para o curso de Letras, ministrado na modalidade a distância (EaD), 2015 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). As inscrições começaram a ser recebidas no dia 20 de outubro somente pela internet. A taxa custa R$ 110.
Inscreva-se no PSVI UERN 2015
Inscreva-se no Vestibular EaD UERN 2015
Doadores de sangue e estudantes que cursaram o Ensino Médio completo na rede pública de ensino ou com bolsas iguais ou superiores a 50% de mensalidade em escolas particulares puderam solicitar isenção de taxa de ambos os certames entre os dias 26 de setembro e 06 de outubro. O resultado saiu no dia 15 de outubro e, mesmo com o benefício, é necessário se inscrever no processo seletivo.
As provas do PSVI e Letras EaD serão aplicadas nos dias 14 e 15 de dezembro, das 13h30 às 17h30, nas cidades de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó. Na ocasião, os participantes serão condicionados a questões objetivas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua estrangeira, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Matemática e a uma Redação. O Cartão de Identificação do Candidato com os locais de prova, de ambos os certames, estará disponível a partir de 24 de novembro.
Inscritos no curso de Educação Física serão condicionados, ainda, à prévia avaliação médica para comprovação de condições físicas para a realização das atividades requeridas durante o curso.
A divulgação do resultado final está prevista para 23 de janeiro de 2015. No total, 865 postos serão preenchidos em cursos de graduação, o que representa 40% do total de vagas iniciadas (2.184) ofertadas para 2015. O restante será oferecido via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O número de cotas sociais de 5% para pessoas com necessidades especiais e de 50% para alunos da rede pública continua a ser oferecido.
Para o Vestibular EaD, são ofertadas 180 vagas, sendo que a metade é reservada aos portadores de certificado de conclusão do Ensino Médio e a outra metade aos professores em exercício nas redes públicas de Ensino Básico. Também há reserva de vagas para o sistema de cotas sociais.
Adesão SiSU
Em maio deste ano, a Universidade publicou uma nota orientando os estudantes interessados em participar do PSV a se inscreverem no Enem 2014. O Enem já era utilizado pela UERN, contudo, de forma parcial, conforme a opção do vestibulando. Em julho, foi anunciada a adesão integral ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), por meio do Enem, como critério único de seleção e que poderia ser mantida a sistemática do PSV, ao definir peso diferenciado nas provas.
No entanto, no início do mês de agosto, o Ministério Público do Rio Grande do Norte orientou a Universidade a manter o PSV e não adotar o integralmente o Exame via SiSU para o certame de 2015. Ainda segundo o órgão, duas alternativas poderiam ser propostas para a Universidade. A primeira delas seria manter o PSV ou ainda adotar um sistema misto. Assim, o Exame seria utilizado exclusivamente somente no ano 2016.
No final do mesmo mês, a instituição decidiu voltar atrás e aderir apenas parcialmente ao Enem como forma de ingresso aos cursos de graduação para 2015. Foi aprovado então o processo seletivo misto, com 60% das vagas para o SiSU e 40% para o vestibular tradicional, o PSVI. Saiba mais. Outros detalhes podem ser obtidos por meio do Edital do PSVI, Manual do Candidato ou ainda Edital EaD.