Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Nova aplicação do Enem 2016 chega ao segundo dia de provas

Nova aplicação do Enem 2016 chega ao segundo dia de provas

Os mais de 270 mil candidatos serão submetidos a questões de Linguagens e Matemática.

Publicado por Rafael Batista
04/12/2016 00h01

Neste domingo, dia 4 de dezembro, será realizado o segundo dia de provas da nova aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Os testes são para os mais de 270 mil estudantes que foram convocados para as escolas que estavam ocupadas por manifestantes durante a data oficial de aplicação do exame, nos dias 5 e 6 de novembro de 2016.

Ontem os candidatos foram submetidos a provas objetivas, com 90 questões, distribuídas entre Ciências Humana (História, Geografia e Filosofia) e Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia). Bem como no primeiro dia, hoje os portões dos locais de provas serão fechados às 13h e a prova será aplicada a partir das 13h30. Vale lembrar que o horário válido é o de Brasília.

As provas deste domingo versaram sobre Linguagens, Códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Além disso, será necessário a confecção de uma Redação, conforme o tema proposto. O horário de provas se encerra às 19h.

O que levar?

Para realizar a prova com tranquilidade é recomendado que o estudante chegue com antecedência, pois os portões estarão abertos às 12h. Hoje também é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto para identificar-se na sala de provas.

Veja o que levar e não levar para o Enem 2016

Tanto o cartão respostas, quando a folha de redação devem ser preenchidos com uma caneta preta, por isso é necessário levar tal objeto que seja fabricado em material transparente. Os participantes não poderão levar lápis, borracha, livros, anotações, entre outros. Não será permitido usar óculos escuros, bonés, gorros e similares. É possível levar celular, mas ele deve ficar desligado e armazenado no porta-objetos que será distribuído pelo fiscal de sala.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao receber o caderno de questões e o cartão de respostas, o candidato deverá ler todas as instruções antes de preenchê-lo. Será necessário assinar o cartão, marcar a cor do caderno de provas recebido e transcrever a frase contida no caderno.

Escolas ocupadas

Além dos 273.521 estudantes que estão realizando as provas neste final de semana, por causa das escolas ocupadas, outros 4.103 foram convocados por terem sidos afetados por outros problemas, como a interrupção no fornecimento de energia elétrica. Os locais de prova, dessa vez, estão distribuídos em 165 municípios e 481 prédios.

Durante a primeira aplicação do Enem 2016, 404 escolas, que sediariam as provas, de 20 estados mais o Distrito Federal estavam ocupadas por manifestantes. O movimento protesta contra a nova reforma do ensino médio e à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que congela os investimentos na educação por 20 anos. 

Resultado

A previsão é que o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) solte os gabaritos de ambos os dias na semana que vem, mais especificamente na quarta-feira (7).

De acordo com o Ministério da Educação, a nova aplicação não prejudicará a divulgação do resultado do Enem 2016, previsto para do dia 19 de janeiro, bem como os programas que dele dependem como o Fies, SiSU e ProUni. Os gastos com a nova aplicação chegam a R$ 10,5 milhões.

Para mais detalhes, acesse o site do Enem 2016.

Veja também

UFMS aplica provas do Vestibular EaD 2022
As provas serão realizadas a partir das 14h. O acesso ao ambiente de prova somente será liberado após a captura e envio de foto do candidato segurando documento de identificação original próximo ao rosto.

Locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2022/2 da UFU já podem ser acessados
Os vestibulandos passarão pelas provas da 1ª fase no dia 21 de agosto, das 13h às 18h30.

Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular 2022/2 via Enem da UVA (CE)
Um total de 950 vagas são ofertadas pela UVA. As oportunidades são para os campi de Aracaú, Camocim, São Benedito e Sobral. 

Prazo para se inscrever no Fies 2022/2 encerra nesta sexta-feira (12)
Os candidatos podem escolher até três opções de curso, turno e local de oferta. 

Resultado do Vestibular EaD 2022/2 da UFPel está disponível
Processo seletivo ofertou mais de 1,2 mil vagas em cursos de graduação a distância.

Resultado do ProUni 2022/2 é liberado
Agora, os candidatos selecionados precisam comprovar as informações e apresentar a documentação para as instituições até o dia 17 de agosto.

UFVJM (MG) recebe inscrições para Sasi 2022 até hoje (10)
Entre os cursos estão Medicina (em Diamantina e Mucuri), Zootecnia, Agronomia, Fisioterapia, Turismo e Engenharia Agrícola e Ambiental. 

Provas e gabaritos do PSI 2022 da UFAM estão disponíveis
Os vestibulandos fizeram a avaliação às 08h15 nos dois dias. No primeiro dia a prova se encerrou às 13h15, já no segundo o exame foi até às 12h15.

2ª chamada do Vestibular 2022/2 da Unemat está disponível
Matrículas podem ser feitas pela internet nos dias 9 e 10 desta semana.

Inscrições para o Fies 2022/2 estão abertas
São disponibilizados 44.370 financiamentos na edição do segundo semestre. Inscrições vão até esta sexta-feira (12).

Unemat disponibiliza resultado do Vestibular Especial 2022/2 via Enem
Foram oferecidas neste vestibular o total de 651 vagas no formato presencial.

Unitins abre inscrições para Vestibular 2022/2 de cursos tecnológicos
São ofertadas 1 mil vagas em doze cidades tocantinenses.