Neste domingo, dia 4 de dezembro, será realizado o segundo dia de provas da nova aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Os testes são para os mais de 270 mil estudantes que foram convocados para as escolas que estavam ocupadas por manifestantes durante a data oficial de aplicação do exame, nos dias 5 e 6 de novembro de 2016.
Ontem os candidatos foram submetidos a provas objetivas, com 90 questões, distribuídas entre Ciências Humana (História, Geografia e Filosofia) e Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia). Bem como no primeiro dia, hoje os portões dos locais de provas serão fechados às 13h e a prova será aplicada a partir das 13h30. Vale lembrar que o horário válido é o de Brasília.
As provas deste domingo versaram sobre Linguagens, Códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Além disso, será necessário a confecção de uma Redação, conforme o tema proposto. O horário de provas se encerra às 19h.
O que levar?
Para realizar a prova com tranquilidade é recomendado que o estudante chegue com antecedência, pois os portões estarão abertos às 12h. Hoje também é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto para identificar-se na sala de provas.
Veja o que levar e não levar para o Enem 2016
Tanto o cartão respostas, quando a folha de redação devem ser preenchidos com uma caneta preta, por isso é necessário levar tal objeto que seja fabricado em material transparente. Os participantes não poderão levar lápis, borracha, livros, anotações, entre outros. Não será permitido usar óculos escuros, bonés, gorros e similares. É possível levar celular, mas ele deve ficar desligado e armazenado no porta-objetos que será distribuído pelo fiscal de sala.
Ao receber o caderno de questões e o cartão de respostas, o candidato deverá ler todas as instruções antes de preenchê-lo. Será necessário assinar o cartão, marcar a cor do caderno de provas recebido e transcrever a frase contida no caderno.
Escolas ocupadas
Além dos 273.521 estudantes que estão realizando as provas neste final de semana, por causa das escolas ocupadas, outros 4.103 foram convocados por terem sidos afetados por outros problemas, como a interrupção no fornecimento de energia elétrica. Os locais de prova, dessa vez, estão distribuídos em 165 municípios e 481 prédios.
Durante a primeira aplicação do Enem 2016, 404 escolas, que sediariam as provas, de 20 estados mais o Distrito Federal estavam ocupadas por manifestantes. O movimento protesta contra a nova reforma do ensino médio e à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que congela os investimentos na educação por 20 anos.
Resultado
A previsão é que o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) solte os gabaritos de ambos os dias na semana que vem, mais especificamente na quarta-feira (7).
De acordo com o Ministério da Educação, a nova aplicação não prejudicará a divulgação do resultado do Enem 2016, previsto para do dia 19 de janeiro, bem como os programas que dele dependem como o Fies, SiSU e ProUni. Os gastos com a nova aplicação chegam a R$ 10,5 milhões.
Para mais detalhes, acesse o site do Enem 2016.