Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. O que revisar para a prova de Linguagens do Enem 2021

O que revisar para a prova de Linguagens do Enem 2021

Prova de Linguagens e Códigos, que abrange Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira será aplicada neste domingo, 21 de novembro.

Publicado por Érica Caetano
18/11/2021 08h00
No primeiro dia de provas candidatos passam pelas provas de Linguagens e Códigos
No primeiro dia de provas candidatos passam pelas provas de Linguagens e Códigos

As provas do Enem 2021 já começam neste domingo, 21 de novembro. Muitos participantes não vêem a hora de fazer logo as provas e outros acabam ficando inseguros, sem saber muito o que revisar nessa reta final.

O Mundo Educação vai te auxiliar guiando no que você pode fazer para revisar a respeito da prova de Linguagens, já que no primeiro dia, além de elaborarem uma redação dissertativa-argumentativa cujo tema costuma ser uma questão-problema de cunho social, os inscritos também deverão responder 45 questões de Linguagens e Códigos, que abrange Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira.

Confira: 10 erros que você não pode cometer na redação do Enem 2021

Português

1) Leitura e interpretação de texto

A prova de Língua Portuguesa no Enem exige bastante a habilidade de leitura do candidato, pois a interpretação é a peça chave da avaliação. O Enem quer saber a sua capacidade de interpretação. Então, isso será cobrado em todos os momentos.

O leitor competente é aquele que consegue ver além das palavras, que consegue visualizar o que está implícito, digamos aquilo que está escondido, que percebe a significação da pontuação, das pausas, dos silêncios. 

Além de uma leitura atenta, é fundamental treinar a concentração, já que a prova apresenta um grande número de textos e de questões. Manter-se informado é uma ótima forma de revisar, estando a par das notícias do Brasil e do mundo. 

Visitar museus (quando possível), ler diferentes tipos de textos e interagir com outras culturas auxilia o candidato no momento da leitura e da interpretação dos textos da prova do Enem 2021.

2) Gêneros textuais

Também é importante que o candidato saiba reconhecer as marcas de um gênero textual e identificar a intenção por trás do texto. Treine, ao fazer determinadas leituras, analisando, por exemplo, o que faz o texto lido ser uma notícia ou uma carta ou crônica.

É válido analisar como aquele gênero pode convencer o leitor, que no caso da revisão é você, a aderir determinada ideia ou ponto de vista. Artigo, Crônica, Conto, Reportagem, Notícia, E-mail, Carta, Relatório, Resumo, Resenha, Biografia, Diário, Fábula, Ofício, Poema e Piada estão entre alguns exemplos de gêneros textuais.

3) Semiótica

A semiótica é a ciência dos signos ou da significação, sendo dividida em: sintaxe, semântica e pragmática. Ela serve para entender os signos e, com base nisso, aprimorar a comunicação.

Para revisar semiótica é interessante que o participante tenha bom entendimento no que diz respeito a análise do comportamento humano e da organização da sociedade, já que as linguagens são instrumentos de expressão de pensamentos e emoções.

A semiótica busca entender como o ser humano consegue interpretar as coisas, principalmente o ambiente que o envolve. Desta forma, estudar como o indivíduo atribui significado a tudo o que está ao seu redor facilitará a compreensão deste item nas provas do Enem 2021.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4) Funções de linguagem 

Saber os elementos da comunicação é um das formas de se dar bem na prova de Linguagens e Códigos do Enem 2021. Sendo assim, conhecer as funções da linguagem é importante para a compreensão global do texto.

E esse conhecimento será utilizado não só na prova de Linguagens e Códigos, mas em todas as disciplinas abordadas no Exame. São seis as funções da linguagem, classificadas em: Função Conativa, Função Emotiva, Função Metalinguística, Função Fática, Função Poética e Função Referencial.

Além de conhecê-las e identificá-las, o estudante durante a revisão precisa aprimorar a compreensão global de um texto com elas.

5) Intertextualidade

A intertextualidade é um elemento muito importante para o processo de construção de sentidos do texto, podendo acontecer de forma explícita ou implícita. A intertextualidade nada mais é do que a influência de um texto sobre outro.

Uma boa maneira de estar revisando intertextualidade é escrevendo, confeccionando textos, já que todos eles, em maior ou menor grau, são um intertexto. Isso acontece por ser normal durante o processo da escrita ter relações dialógicas entre o que estamos escrevendo e outros textos previamente lidos por nós.

Vale reforçar que a intertextualidade pode acontecer de maneira proposital ou não, pois cada texto faz parte de uma corrente de produções verbais e, conscientemente ou não, retomamos, ou contestamos, os chamados textos-fonte.

Literatura

1) Gêneros literários

Para a prova de Literatura do Enem 2021, revise os gêneros literários e suas características específicas bem como as suas semelhanças com textos no mesmo estilo. Isso facilitará o seu entendimento, estudo e compreensão de cada um deles. 

Lembrando que o texto literário pode ser classificado como épico ou narrativo, lírico ou dramático. Além disso, essas categorias podem ser subcategorizadas, isto é, um gênero pode ser subdividido.

2) Intertextualidade entre obras literárias

Falamos sobre a revisão de intertextualidade na prova de Português do Enem. A mesma revisão deverá acontecer com as obras literárias.

Uma boa forma de revisar é treinando os conhecimentos, fazendo exercícios em que o candidato do Enem 2021 avalie sobre a ocorrência ou não de intertextualidade em obras literárias e outras linguagens artísticas.

Nesta revisão o estudante precisa avaliar na intertextualidade das obras literárias sobre a conexão / relação / ligação que acontece entre textos por meio de uma referência.

 

Língua estrangeira

1) Interpretação Inglês e Espanhol

No que diz respeito a revisão para a prova do Enem 2021 de Língua Estrangeira, seja Inglês ou Espanhol, o foco é na interpretação. Para isso, refazer provas anteriores e treinar exercícios são boas ferrramentas.

É muito importante ler e reler os enunciados das questões dos exercícios ou de provas anteriores, já que a leitura é uma atividade que fará toda a diferença para a correta interpretação de texto.

 

 

 

Veja também

Provas do PSS 2021 da UEPG são aplicadas amanhã (05)
Nesta edição, são 16.003 candidatos inscritos, que farão as provas em 52 locais. 

Humanitas (SP) aplica provas do Vestibular 2022/1 de Medicina neste final de semana
Elas serão realizadas neste domingo, 05 de dezembro, das 14h às 19h, em São Paulo e São José dos Campos. 

Unipar realiza Vestibular 2022/1 de Medicina
Processo seletivo oferece 110 vagas. Curso é ministrado na cidade de Umuarama.

Vestibular de Verão 2022 da PUC-SP ocorre amanhã (5)
Interessados nas mais de 2,6 mil vagas devem fazer provas pela internet

É hoje o Vestibular 2022/1 de Medicina da Faculdade Anhembi Morumbi
Os candidatos passarão pela prova tradicional das 13h às 18h, nas cidades de São Paulo/SP, Piracicaba e São José dos Campos. 

UFpel (RS) realiza provas da 1ª e 2ª etapas do Pave 2020
Programa de Avaliação da Vida Escolar ocorrerá das 13h às 16h em Pelotas

Vestibular de Verão 2022 da PUCRS é realizado hoje (4)
Inscritos no curso de Medicina fazem provas presenciais. Candidatos dos demais cursos, provas pela internet.

Unimontes (MG) divulga local de prova do PAES 2020
Inscritos em todas as etapas farão as provas no dia 19 de dezembro e Belo Horizonte e outras 12 cidades do interior

Centro Universitário São Camilo solta resultado do Vestibular 2022/1 de Medicina
A segunda chamada será divulgada no dia 09 de dezembro, com  matrículas até o dia 12 do mesmo mês.

Provas do Vestibular 2022/1 de Medicina da Unisinos acontecem domingo
Será obrigatório o uso de máscara para ter acesso ao campus onde as provas serão aplicadas. Também será necessário manter distanciamento de, no mínimo, 2 metros.

Unifacs (BA): vestibular 2022/1 de Medicina ocorre neste sábado (4)
Candidatos concorrentes às 216 vagas farão provas à tarde, na capital Salvador

Provas da 2ª fase do Vestibular 2022/1 da UECE começam domingo (05)
Os selecionados na primeira etapa continuam passando pelas provas até segunda-feira, dia 06. O resultado dos aprovados na 1ª etapa saiu hoje (02).