Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. O que revisar para a prova de Linguagens do Enem 2021

O que revisar para a prova de Linguagens do Enem 2021

Prova de Linguagens e Códigos, que abrange Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira será aplicada neste domingo, 21 de novembro.

Publicado por Érica Caetano
18/11/2021 08h00
No primeiro dia de provas candidatos passam pelas provas de Linguagens e Códigos
No primeiro dia de provas candidatos passam pelas provas de Linguagens e Códigos

As provas do Enem 2021 já começam neste domingo, 21 de novembro. Muitos participantes não vêem a hora de fazer logo as provas e outros acabam ficando inseguros, sem saber muito o que revisar nessa reta final.

O Mundo Educação vai te auxiliar guiando no que você pode fazer para revisar a respeito da prova de Linguagens, já que no primeiro dia, além de elaborarem uma redação dissertativa-argumentativa cujo tema costuma ser uma questão-problema de cunho social, os inscritos também deverão responder 45 questões de Linguagens e Códigos, que abrange Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira.

Confira: 10 erros que você não pode cometer na redação do Enem 2021

Português

1) Leitura e interpretação de texto

A prova de Língua Portuguesa no Enem exige bastante a habilidade de leitura do candidato, pois a interpretação é a peça chave da avaliação. O Enem quer saber a sua capacidade de interpretação. Então, isso será cobrado em todos os momentos.

O leitor competente é aquele que consegue ver além das palavras, que consegue visualizar o que está implícito, digamos aquilo que está escondido, que percebe a significação da pontuação, das pausas, dos silêncios. 

Além de uma leitura atenta, é fundamental treinar a concentração, já que a prova apresenta um grande número de textos e de questões. Manter-se informado é uma ótima forma de revisar, estando a par das notícias do Brasil e do mundo. 

Visitar museus (quando possível), ler diferentes tipos de textos e interagir com outras culturas auxilia o candidato no momento da leitura e da interpretação dos textos da prova do Enem 2021.

2) Gêneros textuais

Também é importante que o candidato saiba reconhecer as marcas de um gênero textual e identificar a intenção por trás do texto. Treine, ao fazer determinadas leituras, analisando, por exemplo, o que faz o texto lido ser uma notícia ou uma carta ou crônica.

É válido analisar como aquele gênero pode convencer o leitor, que no caso da revisão é você, a aderir determinada ideia ou ponto de vista. Artigo, Crônica, Conto, Reportagem, Notícia, E-mail, Carta, Relatório, Resumo, Resenha, Biografia, Diário, Fábula, Ofício, Poema e Piada estão entre alguns exemplos de gêneros textuais.

3) Semiótica

A semiótica é a ciência dos signos ou da significação, sendo dividida em: sintaxe, semântica e pragmática. Ela serve para entender os signos e, com base nisso, aprimorar a comunicação.

Para revisar semiótica é interessante que o participante tenha bom entendimento no que diz respeito a análise do comportamento humano e da organização da sociedade, já que as linguagens são instrumentos de expressão de pensamentos e emoções.

A semiótica busca entender como o ser humano consegue interpretar as coisas, principalmente o ambiente que o envolve. Desta forma, estudar como o indivíduo atribui significado a tudo o que está ao seu redor facilitará a compreensão deste item nas provas do Enem 2021.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4) Funções de linguagem 

Saber os elementos da comunicação é um das formas de se dar bem na prova de Linguagens e Códigos do Enem 2021. Sendo assim, conhecer as funções da linguagem é importante para a compreensão global do texto.

E esse conhecimento será utilizado não só na prova de Linguagens e Códigos, mas em todas as disciplinas abordadas no Exame. São seis as funções da linguagem, classificadas em: Função Conativa, Função Emotiva, Função Metalinguística, Função Fática, Função Poética e Função Referencial.

Além de conhecê-las e identificá-las, o estudante durante a revisão precisa aprimorar a compreensão global de um texto com elas.

5) Intertextualidade

A intertextualidade é um elemento muito importante para o processo de construção de sentidos do texto, podendo acontecer de forma explícita ou implícita. A intertextualidade nada mais é do que a influência de um texto sobre outro.

Uma boa maneira de estar revisando intertextualidade é escrevendo, confeccionando textos, já que todos eles, em maior ou menor grau, são um intertexto. Isso acontece por ser normal durante o processo da escrita ter relações dialógicas entre o que estamos escrevendo e outros textos previamente lidos por nós.

Vale reforçar que a intertextualidade pode acontecer de maneira proposital ou não, pois cada texto faz parte de uma corrente de produções verbais e, conscientemente ou não, retomamos, ou contestamos, os chamados textos-fonte.

Literatura

1) Gêneros literários

Para a prova de Literatura do Enem 2021, revise os gêneros literários e suas características específicas bem como as suas semelhanças com textos no mesmo estilo. Isso facilitará o seu entendimento, estudo e compreensão de cada um deles. 

Lembrando que o texto literário pode ser classificado como épico ou narrativo, lírico ou dramático. Além disso, essas categorias podem ser subcategorizadas, isto é, um gênero pode ser subdividido.

2) Intertextualidade entre obras literárias

Falamos sobre a revisão de intertextualidade na prova de Português do Enem. A mesma revisão deverá acontecer com as obras literárias.

Uma boa forma de revisar é treinando os conhecimentos, fazendo exercícios em que o candidato do Enem 2021 avalie sobre a ocorrência ou não de intertextualidade em obras literárias e outras linguagens artísticas.

Nesta revisão o estudante precisa avaliar na intertextualidade das obras literárias sobre a conexão / relação / ligação que acontece entre textos por meio de uma referência.

 

Língua estrangeira

1) Interpretação Inglês e Espanhol

No que diz respeito a revisão para a prova do Enem 2021 de Língua Estrangeira, seja Inglês ou Espanhol, o foco é na interpretação. Para isso, refazer provas anteriores e treinar exercícios são boas ferrramentas.

É muito importante ler e reler os enunciados das questões dos exercícios ou de provas anteriores, já que a leitura é uma atividade que fará toda a diferença para a correta interpretação de texto.

 

 

 

Veja também

Isenção do Enem 2024: saiba quando sai resultado dos pedidos de gratuidade
Estudantes poderão entrar com recurso por meio da Página do Participante do Enem 2024
Provas da UECE 2024/2 serão aplicadas neste domingo (28)
Saiba o seu local de prova e mais informações sobre o Vestibular 2024/2 da UECE
Inscrições para o Encceja 2024 começam nesta segunda (29)!
Confira mais informações sobre o Encceja e as demais datas do certame
Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje
Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023
Enem 2024: pedidos de isenção encerram hoje (26)
Resultado preliminar dos pedidos deve sair no dia 13 de maio. Já o final no dia 24 do mesmo mês.
Olimpíada de História encerra inscrição amanhã (26)
Tenha mais informações sobre a inscrição, premiação e funcionamento da Olimpíada de História da Unicamp
Paraná: UEPG solta datas dos Vestibulares 2025
Universidade conta com vestibular tradicional e vestibular seriado
Isenção do Enem 2024: Inep encerra amanhã (26) prazo para solicitar benefício
Também termina amanhã período para justificar ausência no Enem 2023 e, com isso, tentar gratuidade
Dia do Profissional da Contabilidade: entenda a diferença entre contabilista e contador
Data comemorativa foi criada em 1926 pelo então senador pelo RN João de Lyra Tavares
Local de prova do CNU, o Enem dos Concursos, é publicado
Mais de 2,1 milhões de candidatos farão provas no próximo domingo, 5 de maio, em 220 cidades do Brasil
Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira