Trêrs universidades públicas do estado do Paraná já disponibilizaram a oferta de vagas para a 1ª edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). São elas a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
Juntas, vão oferecer mais de 4 mil vagas por meio do Sistema. Confira abaixo mais detalhes:
UFPR
Total de vagas: 2.076 em 121 cursos de graduação
Vagas ampla concorrência: 1.019 | Vagas cotas: 1.057
Unespar
Total de vagas: 1.520 em 70 cursos de graduação
Vagas ampla concorrência: 759 | Vagas ações afirmativas: 761
Unicentro
Total de vagas: 725 em 52 cursos de graduação
Vagas ampla concorrência: 583 | Vagas ações afirmativas: 142
Vale lembrar que as ações afirmativas da Unespar e Unicentro são destinadas a Pretos, Pardos e Indígenas. Existem universidades que também reservam vagas a quilombolas e Pessoas com Deficiência (PcD).
Já as cotas da UFPR seguem a Lei de Cotas, ou seja, as vagas são destinadas a estudantes da rede pública com percentual para candidatos de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
Pesos e notas mínimas
Cada universidade que adere ao SiSU tem autonomia para definir os pesos que cada prova do Enem deve ter. Do mesmo modo, para se inscrever em cada curso de graduação, o estudante precisa ter uma nota mínima estabelecida em cada teste.
Os pesos de cada prova do Enem variam conforme os cursos oferecidos pela Unespar e Unicentro. Já na UFPR todas as provas têm peso 1.
A UFPR, a Unespar e Unicentro não exigem nota mínima, mas é obrigatório que o candidato tenham tirado nota acima de zero na redação do Enem 2021.
Acesse aqui o termo de adesão da UFPR, termo de adesão da Unespar e o termo de adesão da Unicentro.
SiSU
O SiSU é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas em instituições de ensino públicas. O cronograma da primeira edição de 2022 ainda não foi divulgado.
Somente podem se inscrever no SiSU os candidatos que fizeram o Enem, já que eles serão selecionados pelas notas do exame educacional. As notas do Enem 2021 estão previstas de serem disponibilizadas em fevereiro de 2022.