Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Vestibulares
  3. Vestibular da UFPR

Vestibular da UFPR

UFPR realiza seu vestibular uma vez ao ano, com oferta de vagas nos dois semestres. Enem também pode ser usado, por meio do SiSU.

Publicado por Giullya Franco

Agenda

Data
Descrição
Evento
03/11/2020
à
13/11/2020
UFPR - Universidade Federal do Paraná
Pedidos de isenção de taxa de inscrição do Vestibular 2020/2021
Isenção
03/11/2020
à
18/12/2020
UFPR - Universidade Federal do Paraná
Inscrições do Vestibular 2020/2021
Inscrição
18/11/2020
UFPR - Universidade Federal do Paraná
Resultado dos pedidos de isenção de taxa de inscrição (CadÚnico) Vestibular 2020/2021
Resultado
Veja mais Datas

Provas

3778 downloads realizados
5292 downloads realizados
5317 downloads realizados

Vestibular

O vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é realizado uma vez por ano e as vagas oferecidas são divididas para o ingresso no primeiro e segundo semestre. As seletivas da universidade costumam ter mais de 30 mil inscritos.

A instituição é a universidade mais antiga do Brasil, fundada em 1912. Em 1950 ela se tornou pública e, atualmente, além da sede em Curitiba ela possui campus espalhados pelo interior do Paraná. A UFPR está entre as maiores universidades do país e oferece mais de 100 opções de cursos entre graduações presenciais e a distância (EaD).

Inscrição

Para se inscrever no vestibular da UFPR os interessados devem ficar atentos ao período de inscrição, que é realizado de agosto a setembro, na maioria das vezes.

A inscrição é feita on-line no site do NC UFPR (Núcleo de Concursos). A universidade cobra uma taxa de cerca de R$ 150 na inscrição.

Isenção da taxa

Os interessados na seletiva que não têm condições de pagar a taxa podem fazer a solicitação para conseguir a isenção. O benefício é concedido aos inscritos no CadÚnico, ou aqueles que comprovem possuir renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que também fizeram o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola de rede privada.

A solicitação de isenção, geralmente, deve ser feita antes do fim do prazo de inscrições. O resultado é liberado antes do período encerrar e os candidatos que não conseguem o benefício devem pagar a taxa para participar do vestibular.

Provas

O vestibular da UFPR é aplicado em duas fases, sendo a primeira com um dia de prova e a segunda com dois dias. Os cursos de Matemática e Estatística e os que exigem Habilidades Específicas têm fases adicionais. Veja o formato do vestibular:

Primeira Fase

A prova é aplicada em outubro, em um domingo, e os candidatos tem 5h30 para concluir a avaliação, que é realizada das 14h às 19h30.

Dia Único: 90 questões objetivas de Conhecimentos Gerais sobre Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Estrangeira (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Polonês, Japonês ou Italiano), Português, Literatura Brasileira Filosofia e Sociologia.

Locais das Provas: O processo seletivo da UFPR é aplicado em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.

Segunda Fase

Aplicada no final de novembro em um domingo e uma segunda-feira. No primeiro dia, os candidatos têm 4h30 para responder a prova, aplicada das 14h às 18h30. No segundo, as provas também começam às 14h, mas a duração varia de 2h30, para os candidatos cujos cursos têm apenas uma prova específica, a 5h, para os candidatos aos cursos com duas provas específicas.

Dia 1: Prova de Compreensão e Produção de Textos, constituída por três questões discursivas e comum a todos os candidatos.

Dia 2: Provas específicas de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia e Filosofia compostas por sete questões discursivas.

Na seletiva da UFPR há a exigência da leitura de obras literárias. Elas são divulgadas pela universidade com antecedência.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Baixe as provas da UFPR

Matemática e Estatística

Os candidatos que buscam uma vaga no curso de Matemática e Estatística devem realizar uma terceira fase de avaliação. Quando classificados na segunda fase, esses candidatos participam de uma nova avaliação aplicada em calendário específico informado 15 dias antes do início do semestre letivo.

Habilidades Específicas

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Produto, Design Gráfico e Música exigem que o candidato também seja aprovado nos testes de Habilidades Específicas. Eles costumam ser aplicados no segundo dia de provas da segunda fase.

  • Música

Para o curso de Música, além das provas do primeiro dia da segunda fase, que são comuns a todos os classificados, serão aplicadas duas provas específicas no segundo dia da segunda fase: uma Prova Teórica Objetiva e uma Prova Prática.

A Prova Teórica Objetiva tem início às 9h e vai até às 10h30. Já para a realização da Prova Prática de Música, os candidatos são divididos em dois grupos considerando a ordem de inscrição no vestibular e os grupos são divididos da seguinte forma:

  • Grupo 1: Fazem as provas às 13h
  • Grupo 2: Fazem as provas às 16h30

Vagas e Cotas

A UFPR oferece cerca de 5 mil vagas anualmente e elas são dividias pela metade para cada semestre. As vagas são para cursos presenciais e a distância.

Entre as vagas, 50% são reservadas para candidatos de escolas públicas, conforme determina a Lei de Cotas, com distribuição para os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. Veja as categorias de concorrência:

  • Renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (RI);
  • Pessoa com deficiência, com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (RI+PCD);
  • Autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (RI+PPI);
  • Pessoa com deficiência, autodeclarada preta, parda ou indígena, com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (RI+PPI+PCD);
  • Renda familiar superior a 1,5 salário mínimo (RS);
  • Pessoa com deficiência, com renda familiar superior a 1,5 salário mínimo (RS+PCD);
  • Autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar superior a 1,5 salário mínimo (RS+PPI);
  • Pessoa com deficiência, autodeclarada preta, parda ou indígena, com renda familiar superior a 1,5 salário mínimo (RS+PPI+PCD).

Entre o total de vagas oferecidas anualmente pela UFPR, 80% são para o vestibular e 20% para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), voltado para quem faz o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Seletiva para policiais e bombeiros

A Polícia Militar do Estado do Paraná utiliza o vestibular da UFPR para selecionar candidatos aos cargos de Cadete Policial Militar e de Cadete Bombeiro Militar. A seletiva tem edital próprio e as vagas são dividias para ampla concorrência e afrodescendentes.

Os candidatos fazem as provas da primeira e segunda fase, mas os critérios, cronograma e a realização das Provas de Habilidades Específicas (PHE) para os cargos e para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) é regulada pelo Centro de Recrutamento e Seleção (CRS) da Polícia Militar do Estado do Paraná.

Veja também

Unifor inscreve para o Vestibular 2021/1 para Medicina e demais cursos
O curso de Medicina terá seleção somente por prova presencial e receberá inscrições até 13 de novembro. E os demais cursos têm três possibilidades de avaliação.

Prevupe (PE) oferta aulas gratuitas on-line para as provas do Enem 2020
Por conta do distanciamento imposto pelo coronavírus, as aulas também serão ofertadas no formato digital.

IFPE altera Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
Ainda não foi divulgado nenhum cronograma mas todos os detalhes do próximo processo de ingresso serão anunciados até o final deste ano.

IME divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Candidatos fizeram as provas dia 11 de outubro em 18 cidades brasileiras. Próxima etapa começa em 26 de outubro.

UFVJM, em Minas Gerais, adia cronograma do SASI 2020
Instituição decidiu realizar provas posteriormente em razão da pandemia do coronavírus

Minas Gerais: UFJF abre inscrições para Vestibular EaD 2020
Processo seletivo oferece 440 vagas nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Computação

UVPR prorroga inscrições do Vestibular EaD 2020
Os interessados em participar devem se inscrever exclusivamente pela internet até dia 5 de novembro

Edital do Vestibular 2020/2021 da UFPR é publicado
Provas somente serão aplicadas no ano que vem, nos meses de fevereiro e abril

PUC-SP está com inscrições abertas para Vestibular de Verão 2021
Processo seletivo ocorrerá no dia 6 de dezembro. Provas serão aplicadas pela internet.

Unifesp recebe inscrições do Vestibular Misto 2021
O Vestibular Misto é exclusivo para aqueles que tenham feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, uma vez que as provas serão utilizadas pela Unifesp como parte da seleção.

UECE encerra inscrições do Vestibular 2020/2
O segundo período de inscrições do Vestibular 2020/2 veio após a definição diante do quadro da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Aqueles candidatos que já se inscreveram no Vestibular e não puderem pagar a taxa de inscrição, poderão gerar novo boleto e efetuar o pagamento.

Inscrições do Vestibular 2021 da Unimep (SP) são recebidas
Estão sendo oferecidas oportunidades em 43 cursos presenciais e 32 de ensino a distância (EaD). As vagas são para as cidades de Lins, Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste.