Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Vestibulares
  3. Vestibular da UFPR

Vestibular da UFPR

UFPR realiza seu vestibular uma vez ao ano, com oferta de vagas nos dois semestres. Enem também pode ser usado, por meio do SiSU.

Publicado por Giullya Franco

Agenda

Data
Descrição
Evento
29/05/2024
à
22/08/2024
UFPR - Universidade Federal do Paraná
Inscrições para o Vestibular 2025
Inscrição
20/10/2024
UFPR - Universidade Federal do Paraná
Provas da 1ª fase do Vestibular 2025
Provas
01/12/2024
à
02/12/2024
UFPR - Universidade Federal do Paraná
Provas da 2ª fase do Vestibular 2025
Provas
Veja mais Datas

Provas

369 downloads realizados
3281 downloads realizados
8500 downloads realizados

Vestibular

O vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é realizado uma vez por ano e as vagas oferecidas são divididas para o ingresso no primeiro e segundo semestre. As seletivas da universidade costumam ter mais de 30 mil inscritos.

A instituição é a universidade mais antiga do Brasil, fundada em 1912. Em 1950 ela se tornou pública e, atualmente, além da sede em Curitiba ela possui campus espalhados pelo interior do Paraná. A UFPR está entre as maiores universidades do país e oferece mais de 100 opções de cursos entre graduações presenciais e a distância (EaD).

Inscrição

Para se inscrever no vestibular da UFPR os interessados devem ficar atentos ao período de inscrição, que é realizado de agosto a setembro, na maioria das vezes.

A inscrição é feita on-line no site do NC UFPR (Núcleo de Concursos). A universidade cobra uma taxa de cerca de R$ 150 na inscrição.

Isenção da taxa

Os interessados na seletiva que não têm condições de pagar a taxa podem fazer a solicitação para conseguir a isenção. O benefício é concedido aos inscritos no CadÚnico, ou aqueles que comprovem possuir renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que também fizeram o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola de rede privada.

A solicitação de isenção, geralmente, deve ser feita antes do fim do prazo de inscrições. O resultado é liberado antes do período encerrar e os candidatos que não conseguem o benefício devem pagar a taxa para participar do vestibular.

Provas

O vestibular da UFPR é aplicado em duas fases, sendo a primeira com um dia de prova e a segunda com dois dias. Os cursos de Matemática e Estatística e os que exigem Habilidades Específicas têm fases adicionais. Veja o formato do vestibular:

Primeira Fase

A prova é aplicada em outubro, em um domingo, e os candidatos tem 5h30 para concluir a avaliação, que é realizada das 14h às 19h30.

Dia Único: 90 questões objetivas de Conhecimentos Gerais sobre Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Estrangeira (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Polonês, Japonês ou Italiano), Português, Literatura Brasileira Filosofia e Sociologia.

Locais das Provas: O processo seletivo da UFPR é aplicado em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.

Segunda Fase

Aplicada no final de novembro em um domingo e uma segunda-feira. No primeiro dia, os candidatos têm 4h30 para responder a prova, aplicada das 14h às 18h30. No segundo, as provas também começam às 14h, mas a duração varia de 2h30, para os candidatos cujos cursos têm apenas uma prova específica, a 5h, para os candidatos aos cursos com duas provas específicas.

Dia 1: Prova de Compreensão e Produção de Textos, constituída por três questões discursivas e comum a todos os candidatos.

Dia 2: Provas específicas de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia e Filosofia compostas por sete questões discursivas.

Na seletiva da UFPR há a exigência da leitura de obras literárias. Elas são divulgadas pela universidade com antecedência.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Baixe as provas da UFPR

Matemática e Estatística

Os candidatos que buscam uma vaga no curso de Matemática e Estatística devem realizar uma terceira fase de avaliação. Quando classificados na segunda fase, esses candidatos participam de uma nova avaliação aplicada em calendário específico informado 15 dias antes do início do semestre letivo.

Habilidades Específicas

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Produto, Design Gráfico e Música exigem que o candidato também seja aprovado nos testes de Habilidades Específicas. Eles costumam ser aplicados no segundo dia de provas da segunda fase.

  • Música

Para o curso de Música, além das provas do primeiro dia da segunda fase, que são comuns a todos os classificados, serão aplicadas duas provas específicas no segundo dia da segunda fase: uma Prova Teórica Objetiva e uma Prova Prática.

A Prova Teórica Objetiva tem início às 9h e vai até às 10h30. Já para a realização da Prova Prática de Música, os candidatos são divididos em dois grupos considerando a ordem de inscrição no vestibular e os grupos são divididos da seguinte forma:

  • Grupo 1: Fazem as provas às 13h
  • Grupo 2: Fazem as provas às 16h30

Vagas e Cotas

A UFPR oferece cerca de 5 mil vagas anualmente e elas são dividias pela metade para cada semestre. As vagas são para cursos presenciais e a distância.

Entre as vagas, 50% são reservadas para candidatos de escolas públicas, conforme determina a Lei de Cotas, com distribuição para os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. Veja as categorias de concorrência:

  • Renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (RI);
  • Pessoa com deficiência, com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (RI+PCD);
  • Autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (RI+PPI);
  • Pessoa com deficiência, autodeclarada preta, parda ou indígena, com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (RI+PPI+PCD);
  • Renda familiar superior a 1,5 salário mínimo (RS);
  • Pessoa com deficiência, com renda familiar superior a 1,5 salário mínimo (RS+PCD);
  • Autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar superior a 1,5 salário mínimo (RS+PPI);
  • Pessoa com deficiência, autodeclarada preta, parda ou indígena, com renda familiar superior a 1,5 salário mínimo (RS+PPI+PCD).

Entre o total de vagas oferecidas anualmente pela UFPR, 80% são para o vestibular e 20% para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), voltado para quem faz o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Seletiva para policiais e bombeiros

A Polícia Militar do Estado do Paraná utiliza o vestibular da UFPR para selecionar candidatos aos cargos de Cadete Policial Militar e de Cadete Bombeiro Militar. A seletiva tem edital próprio e as vagas são dividias para ampla concorrência e afrodescendentes.

Os candidatos fazem as provas da primeira e segunda fase, mas os critérios, cronograma e a realização das Provas de Habilidades Específicas (PHE) para os cargos e para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) é regulada pelo Centro de Recrutamento e Seleção (CRS) da Polícia Militar do Estado do Paraná.

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023