Vestibular
O vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é realizado uma vez por ano e as vagas oferecidas são divididas para o ingresso no primeiro e segundo semestre. As seletivas da universidade costumam ter mais de 30 mil inscritos.
A instituição é a universidade mais antiga do Brasil, fundada em 1912. Em 1950 ela se tornou pública e, atualmente, além da sede em Curitiba ela possui campus espalhados pelo interior do Paraná. A UFPR está entre as maiores universidades do país e oferece mais de 100 opções de cursos entre graduações presenciais e a distância (EaD).
Inscrição
Para se inscrever no vestibular da UFPR os interessados devem ficar atentos ao período de inscrição, que é realizado de agosto a setembro, na maioria das vezes.
A inscrição é feita on-line no site do NC UFPR (Núcleo de Concursos). A universidade cobra uma taxa de cerca de R$ 150 na inscrição.
Isenção da taxa
Os interessados na seletiva que não têm condições de pagar a taxa podem fazer a solicitação para conseguir a isenção. O benefício é concedido aos inscritos no CadÚnico, ou aqueles que comprovem possuir renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que também fizeram o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola de rede privada.
A solicitação de isenção, geralmente, deve ser feita antes do fim do prazo de inscrições. O resultado é liberado antes do período encerrar e os candidatos que não conseguem o benefício devem pagar a taxa para participar do vestibular.
Provas
O vestibular da UFPR é aplicado em duas fases, sendo a primeira com um dia de prova e a segunda com dois dias. Os cursos de Matemática e Estatística e os que exigem Habilidades Específicas têm fases adicionais. Veja o formato do vestibular:
Primeira Fase
A prova é aplicada em outubro, em um domingo, e os candidatos tem 5h30 para concluir a avaliação, que é realizada das 14h às 19h30.
Dia Único: 90 questões objetivas de Conhecimentos Gerais sobre Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Estrangeira (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Polonês, Japonês ou Italiano), Português, Literatura Brasileira Filosofia e Sociologia.
Locais das Provas: O processo seletivo da UFPR é aplicado em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.
Segunda Fase
Aplicada no final de novembro em um domingo e uma segunda-feira. No primeiro dia, os candidatos têm 4h30 para responder a prova, aplicada das 14h às 18h30. No segundo, as provas também começam às 14h, mas a duração varia de 2h30, para os candidatos cujos cursos têm apenas uma prova específica, a 5h, para os candidatos aos cursos com duas provas específicas.
Dia 1: Prova de Compreensão e Produção de Textos, constituída por três questões discursivas e comum a todos os candidatos.
Dia 2: Provas específicas de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia e Filosofia compostas por sete questões discursivas.
Na seletiva da UFPR há a exigência da leitura de obras literárias. Elas são divulgadas pela universidade com antecedência.
Matemática e Estatística
Os candidatos que buscam uma vaga no curso de Matemática e Estatística devem realizar uma terceira fase de avaliação. Quando classificados na segunda fase, esses candidatos participam de uma nova avaliação aplicada em calendário específico informado 15 dias antes do início do semestre letivo.
Habilidades Específicas
Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Produto, Design Gráfico e Música exigem que o candidato também seja aprovado nos testes de Habilidades Específicas. Eles costumam ser aplicados no segundo dia de provas da segunda fase.
- Música
Para o curso de Música, além das provas do primeiro dia da segunda fase, que são comuns a todos os classificados, serão aplicadas duas provas específicas no segundo dia da segunda fase: uma Prova Teórica Objetiva e uma Prova Prática.
A Prova Teórica Objetiva tem início às 9h e vai até às 10h30. Já para a realização da Prova Prática de Música, os candidatos são divididos em dois grupos considerando a ordem de inscrição no vestibular e os grupos são divididos da seguinte forma:
- Grupo 1: Fazem as provas às 13h
- Grupo 2: Fazem as provas às 16h30
Vagas e Cotas
A UFPR oferece cerca de 5 mil vagas anualmente e elas são dividias pela metade para cada semestre. As vagas são para cursos presenciais e a distância.
Entre as vagas, 50% são reservadas para candidatos de escolas públicas, conforme determina a Lei de Cotas, com distribuição para os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. Veja as categorias de concorrência:
- Renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (RI);
- Pessoa com deficiência, com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (RI+PCD);
- Autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (RI+PPI);
- Pessoa com deficiência, autodeclarada preta, parda ou indígena, com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (RI+PPI+PCD);
- Renda familiar superior a 1,5 salário mínimo (RS);
- Pessoa com deficiência, com renda familiar superior a 1,5 salário mínimo (RS+PCD);
- Autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar superior a 1,5 salário mínimo (RS+PPI);
- Pessoa com deficiência, autodeclarada preta, parda ou indígena, com renda familiar superior a 1,5 salário mínimo (RS+PPI+PCD).
Entre o total de vagas oferecidas anualmente pela UFPR, 80% são para o vestibular e 20% para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), voltado para quem faz o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Seletiva para policiais e bombeiros
A Polícia Militar do Estado do Paraná utiliza o vestibular da UFPR para selecionar candidatos aos cargos de Cadete Policial Militar e de Cadete Bombeiro Militar. A seletiva tem edital próprio e as vagas são dividias para ampla concorrência e afrodescendentes.
Os candidatos fazem as provas da primeira e segunda fase, mas os critérios, cronograma e a realização das Provas de Habilidades Específicas (PHE) para os cargos e para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) é regulada pelo Centro de Recrutamento e Seleção (CRS) da Polícia Militar do Estado do Paraná.