Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Universidade Gama Filho e Centro Universitário da Cidade são descredenciadas pelo MEC

Universidade Gama Filho e Centro Universitário da Cidade são descredenciadas pelo MEC

A medida foi tomada por alguns fatores como a baixa qualidade acadêmica e o comprometimento grave da situação econômico-financeira da mantenedora.

Publicado por Érica Caetano
14/01/2014 09h04 , atualizado em 14/01/2014 09h05

Universidade Gama Filho e Centro Universitário da Cidade são descredenciadas pelo MEC
A medida foi tomada por fatores como a baixa qualidade acadêmica, o comprometimento grave da situação econômico-financeira da mantenedora e falta de plano viável para superar estes problemas.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no início da noite desta segunda-feira, 13 de janeiro, que descredenciou a Universidade Gama Filho (UGF) e o Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), todos com sede no Rio de Janeiro. 

A medida foi tomada pelo colegiado superior da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), devido a fatores como a baixa qualidade acadêmica, o comprometimento grave da situação econômico-financeira da mantenedora e falta de plano viável para superar estes problemas, além da crescente precarização da oferta de educação superior.

Os alunos das duas instituições serão todos transferidos. Segundo o Ministério da Educação, em até cinco dias úteis, a Seres divulgará edital convocando as instituições de educação superior do Rio de Janeiro que tenham interesse e condições para receber os alunos regularmente matriculados de modo a garantir a continuidade da formação, o aproveitamento dos estudos, a permanência em programas federais de acesso ao ensino superior e condições satisfatórias de qualidade da oferta e economicamente compatíveis aos estudantes em situação de transferência acadêmica. A publicação do edital dará início ao processo de transferência assistida.

Os problemas envolvendo o nome destas instituições de ensino superior tiveram início em 2012, quando o MEC instaurou um processo de supervisão a partir de denúncias de irregularidades, deficiências acadêmicas e insuficiência financeira relacionadas ao início da gestão do grupo Galileo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No início de 2013, com o processo em curso e a assunção de novos controladores do Grupo Galileo, a crise nas instituições se agravou com a deflagração de greve de professores, de funcionários e de estudantes por falta de pagamento dos salários e precarização das condições de oferta em ambas instituições.

Diante do descumprimento por parte da mantenedora do Termo de Saneamento de Deficiências acordado, o MEC instaurou, em dezembro de 2013, processo administrativo para aplicação de penalidades, com prazo de 15 dias para a defesa. Apresentada a defesa, o ministério analisou a manifestação e os demais elementos constantes da supervisão e concluiu pelo descredenciamento de ambas as instituições com o objetivo de preservar o interesse dos estudantes e da sociedade por uma educação superior de qualidade.

O Grupo Galileo informou, por meio de noita ainda na noite de ontem, repúdio ao descredenciamento da Universidade Gama Filho e Centro Universitário da Cidade. A direção do grupo afirma que vai recorrer da decisão junto ao próprio MEC, além de acionar as instâncias judiciais cabíveis, já que o descredenciamento põe em risco o emprego de 1,6 mil professores e cerca de 1 mil funcionários administrativos, além de comprometer o futuro de milhares de estudantes.

No portal da Seres os interessados podem obter mais informações sobre a política de transferência assistida. Dúvidas podem também ser esclarecidas pelo telefone 0800-616161 do MEC.

*com informações da Agência Brasil

Veja também

UPE anuncia mudanças no SSA a partir de 2022
Novo formato do SSA será implantado de forma progressiva, de acordo com as normas a serem publicadas a cada ano, acompanhando a implementação do Novo Ensino Médio em Pernambuco.

Unicamp antecipa resultado da 1ª fase do Vestibular 2022
Resultado era esperado somente para 13 de dezembro, mas relação de classificados para a 2ª etapa saiu nesta segunda-feira (29).

Enem 2021: prazo para solicitar reaplicação é iniciado
A reaplicação do Enem 2021 acontece nos dias 09 e 16 de janeiro de 2022, mesmo período em que haverá prova para os privados de liberdade e para os isentos faltosos que puderam se inscrever em setembro.

UFMS divulga local de prova do Vestibular 2022 e Passe 2021
Processos seletivos serão aplicados nos dias 5 e 12 de dezembro, respectivamente

Faculdade Albert Einstein finaliza prazo de inscrições do Vestibular 2022/1
Estão sendo oferecidas 300 vagas no Vestibular 2022 para os dois semestres letivos do próximo ano. Esta é a primeira edição que tem a oferta do curso de Fisioterapia.

Inscrições do Vestibular de Outono 2022 da UEPG encerram nesta segunda (29)
O vestibular ocorrerá nas cidades paranaenses de Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Umuarama.

Enem 2021: provas do 2º dia ignoram pandemia e vacinação
Provas do segundo dia do Enem 2021 foram consideradas não atualizadas e contextualizadas com assuntos relacionados ao momento atual que o mundo está passando.

IFG encerra inscrições para Vestibular 2022/1
Processo seletivo oferece vagas em cursos ministrados em Goiânia e em seis cidades do interior de Goiás

Enem 2021: participantes passam pelas provas de Ciências da Natureza e Matemática neste domingo (28)
Os testes começam a ser realizados às 13h30, mas terminam mais cedo que o primeiro dia, às 18h30.

São Paulo: Vestibular 2022/1 on-line do Insper começa nesta segunda-feira (29)
Processo seletivo oferece 600 vagas em cursos como Administração, Direito e Engenharias

UnB abre inscrições para PAS 2021
Participantes farão provas em janeiro ou fevereiro de 2022, conforme etapa na qual se encontram