O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira, 13 de janeiro. Além das notas, também foi liberada a informação de que, dos 997.131 inscritos que solicitaram a certificação do ensino médio, 631.071 fizeram os exames e, desse número, apenas 67.254 (10,6%) poderão obter o documento.
Têm direito ao certificado os candidatos que completaram 18 anos até o primeiro dia de provas do Enem (8 de novembro de 2014) e que obtiveram desempenho acima de 450 nas provas objetivas e 500 na redação. No ato da inscrição, o candidato avisou que as notas do exame seriam utilizadas com essa finalidade e qual instituição de ensino deveria emitir o certificado. Quem não manifestou interesse no momento da inscrição não poderá solicitar a certificação mesmo tendo atingido o desempenho mínimo.
Os mais de 67 mil candidatos podem procurar as instituições certificadoras a partir da próxima semana para perguntar sobre os documentos exigidos e o prazo para entrega. Cada instituição tem um cronograma específico. São 26 secretarias de educação e 374 institutos federais. A lista está disponível no Anexo I do Edital do Enem.
A emissão do certificado é feita pelas Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais, devidamente cadastrados para tal fim. Após a formalização do pedido com a entrega da documentação o certificado, ou declaração, fica pronto no prazo de 45 a 60 dias úteis.
Saiba mais detalhes sobre a certificação de ensino médio pelas notas do Enem