Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Universidade de Coimbra recebe inscrições de brasileiros que tenham feito o Enem

Universidade de Coimbra recebe inscrições de brasileiros que tenham feito o Enem

Através da página da UC é possível o acesso a lista de cursos ofertados e a disponibilidade de vagas

Publicado por Érica Caetano
16/01/2015 09h31 , atualizado em 16/01/2015 10h35

A Universidade de Coimbra (UC) em Portugal, está com inscrições abertas para brasileiros que queiram utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressarem na instituição. 

Podem se inscrever estudantes que tenham realizado o Exame nos anos de 2012 a 2014 e que tenham como nota final o mínimo de 600 pontos. As inscrições para este primeiro prazo de inscrições encerram na próxima segunda-feira, dia 19. No entanto, há ainda outros dois prazos para os interessados participarem do certame. As inscrições bem como as demais datas de inscrições estão disponíveis, exclusivamente pela internet, no site da Universidade.

Inscreva-se agora!

Acesse o resultado do Enem 2014!

Através da página da UC é possível que o candidato acesso a lista de cursos ofertados bem como a disponibilidade de vagas em cada um deles, documentos necessários, além dos cálculos usados para as notas, que variam de acordo com a graduação escolhida. O site também contém outras informações sobre o processo seletivo.

Como as inscrições para a 1ª edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) iniciam na próxima segunda (19), os estudantes que realizaram as provas do Enem 2014 poderão se candidatar a elas. O resultado do Sistema sairá no dia 26 deste mês e, com isso, a UC divulgou que será feito um ajuste nas datas de seu certame, para que os estudantes brasileiros tenham os dois resultados e sendo aprovados em ambos, possam decidir entre ficar no Brasil ou fazer a faculdade em Portugal.

Enem em Portugal

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que promove o Enem, e a Universidade de Coimbra assinaram acordo que permitirá a estudantes brasileiros usar o exame para estudar na universidade portuguesa no início do ano passado (2014). Leia aqui!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Universidade de Coimbra foi a primeira instituição estrangeira a usar o Enem como critério de seleção. A possibilidade de Coimbra selecionar alunos brasileiros por meio do Enem foi acertada depois da aprovação de uma legislação interna portuguesa, que reconheceu o exame como suficiente para avaliar o desempenho dos estudantes.

Saiba mais sobre estudar em Portugal com o Enem!

Com 23 mil estudantes matriculados, a Universidade oferece cursos em sete das oito faculdades: letras, direito, ciências e tecnologia; farmácia, economia, psicologia; ciências da educação, ciências do desporto e educação física. O único curso não disponível aos brasileiros ainda é o de Medicina. Do montante de universitários que a instituição possui, cerca de 2 mil deles são brasileiros

A instituição é particular e as taxas cobradas para estudar são de aproximadamente dez parcelas de 700 euros. Pelas estimativas da UC, o aluno deve precisar de mais 500 euros mensais para se manter. A Universidade prestará auxílio aos alunos para buscar moradia e a concessão de visto. Os estudantes podem buscar financiamento na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e outros programas, além de apoio da própria UC.

Com o acordo firmado, Coimbra passou a ter acesso aos resultados do Enem para que os alunos possam ser validados no sistema português. A Universidade de Coimbra é a instituição portuguesa de ensino superior mais antiga. No ano de 2013 foi incluída na lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

*com informações da Agência Brasil

 

Veja também

UEMA divulga resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do PAES 2023
O prazo para interposição de recursos já passou, esse é o resultado final da gratuidade.

Inscrições para o SiSU 2022/2 terminam nesta sexta (1)
Nesta edição são oferecidas mais de 65 mil vagas em cursos de 73 instituições de ensino superior públicas.

Unitins divulga resultado do seu Vestibular 2022
A previsão é que as aulas comecem no dia 03 de agosto. Foram ofertadas 240 vagas distribuídas entre os cursos do campus Palmas.

Candidatos ao Vestibulinho 2022/2 das Etecs (SP) já podem acessar locais de provas
Exame será aplicado neste domingo (3), das 13h30 às 17h30.

Mackenzie divulga aprovados no Vestibular 2022/2
Os convocados das unidades Higienópolis e Alphaville deverão se matricular de hoje até 07 de julho. Em Campinas até 19 de julho.

Pernambuco: FPS divulga resultado do Vestibular 2022/2
Instituição disponibilizou neste vestibular 62 vagas para Medicina e 168 para demais cursos de graduação.

UFT e UFNT publicam 2ª chamada do Vestibular 2022/2 via Enem
Etapa de matrículas online ocorre nos dias 5 e 6 de julho.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022/2 da UFU termina hoje (30)
Inscrições podem ser feitas pela internet até às 16h. Taxa é de R$117.

UPE encerra nesta quinta-feira as inscrições do Vestibular EaD 2023
Estão sendo ofertadas 1.410 vagas distribuídas em 16 polos presenciais. Provas acontecem em agosto.

UEMA informa locais de prova do Vestibular 2022/2 de cursos a distância
Candidatos farão provas no dia 3 de julho, para concorrer a mais de 3,5 mil vagas em cursos da modalidade EaD.

Resultado do Vestibular de Inverno 2022 da Acafe está disponível
Os participantes fizeram as provas em 12 de junho, das 13h às 18h20. 

Unisc solta resultado do seu Vestibular de Inverno 2022
Aprovados em Medicina devem se matricular presencialmente na próxima segunda (4), para demais candidatos prazo vai até sexta (1) pela internet.