Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Segunda fase do Vestibular 2019 da Unicamp termina com mais de 14% de ausentes

Segunda fase do Vestibular 2019 da Unicamp termina com mais de 14% de ausentes

Previsão, conforme cronograma, é que lista de aprovados seja liberada no dia 11 de fevereiro

Publicado por Silvia Tancredi
16/01/2019 17h53

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) encerrou nesta terça-feira, 15 de janeiro, as provas da segunda fase do Vestibular 2019. Mais de 18 mil candidatos eram esperados, mas mais de 14% faltaram.

O vestibular oferece 2.589 vagas em 69 cursos de graduação, em Campinas, Limeira e Piracicaba. O curso de Medicina é o mais procurado, com mais de 13 inscritos por chance. 

1º dia

No primeiro dia da segunda fase do vestibular 2019 da Unicamp, os candidatos produziram uma redação e responderam questões discursivas de Língua Portuguesa e Literatura. 

Segundo o diretor pedagógico do colégio e curso Oficina do Estudante, de Campinas (SP), prova de Português privilegia a habilidade de leitura e interpretação de texto, que tem domínio do uso da língua para explorar efeitos de sentido e é capaz de identificar múltiplas leituras e correlacionar textos verbais e não verbais.

"É uma prova sofisticada, que espera selecionar alunos que dominam o uso da língua como ferramenta para expressar ideias complexas e contrastantes, além do posicionamento crítico sobre temas em circulação na sociedade", opina ele.

2º dia

No segundo dia, os inscritos no vestibular da Unicamp responderam questões de Matemática, Geografia e História. Para o diretor, a prova pode ser resumida em duas palavras: equilíbrio e seletividade. "A prova acaba privilegiando o aluno que tem um conhecimento amplo, e se preparou com cuidado", acredita.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tasinafo dá especial atenção à prova de matemática. "Foi de nível médio a difícil. O aluno deve ter saído da prova bastante cansado por ter sido muito exigido no segundo dia", avalia. 

3º dia

No terceiro dia, foi a vez de questões de Física, Ciências Biológicas e Química. De acordo com o coordenador pedagógico da Oficina do Estudante, Marcelo Pavani, a prova pode ser resumida em duas palavras: pesada e elegante.

"Enunciados que demandavam um grande trabalho de leitura e interpretação, que tornou a prova bastante pesada. A criatividade e densidade conceitual em cada uma das questões fez com que a prova, como um todo, se tornasse bastante cansativa para os candidatos, que já vinham de dois dias anteriores de prova", comenta. 

Habilidades Específicas

Os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança terão que fazer também testes de habilidades específicas, de 21 a 25 de janeiro.

O resultado da Unicamp será publicado no dia 11 de fevereiro. 

Para mais informações, acesse o Edital do Vestibular 2019 ou o site da Comvest, organizadora do vestibular.

Veja também

MEC libera edital e datas do ProUni do 2º semestre de 2024
Inscrição para Programa Universidade para Todos começa dia 23 de julho
Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)
Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho
Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep
Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep
Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame
Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho
Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)
Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul
Inscrições do Enem 2024 estão abertas
Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro